Univesp abre inscrições para 16 mil vagas em cursos gratuitos online de TI

Vagas valem para mais de 300 municípios. Inscrições devem ser feitas pelo site da instituição

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/univesp-abre-inscricoes-para-16-mil-vagas-em-cursos-gratuitos-online-de-ti/
Clique para copiar

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) está com inscrições abertas para mais de 16 mil vagas do vestibular anual 2020, destinadas a mais de 300 municípios, o maior processo seletivo em extensão territorial e número de vagas gratuitas do ensino superior paulista. As inscrições terminam no dia 14 de novembro, às 15h, e devem ser feitas pelo site vestibular.univesp.br. Já as provas serão feitas no dia 1º de dezembro, com o início das aulas previsto para fevereiro.

São oferecidos seis cursos, com duas áreas básicas de ingresso, via vestibular. As Licenciaturas em Letras, Matemática e Pedagogia e os voltados ao eixo de Computação: Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação.

Não há limite de idade, e o custo da inscrição é de R$ 45. Para participar, basta ter concluído o ensino médio ou estar cursando, com a conclusão até o período da matrícula. A lista completa dos locais da prova também estará disponível no site da instituição a partir de 28 de novembro, e o gabarito oficial da prova será divulgado em 2 de dezembro, no site do vestibular.

De acordo com o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, os alunos do eixo de Computação farão a opção entre os três cursos, após um ano e meio: Bacharelado em Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação, que teve a grade reformulada. “O aluno terá a possibilidade de se formar em três anos, como bacharel de Tecnologia da Informação, e se continuar por mais um ano, será um cientista de dados e se prosseguir por mais dois, se forma engenheiro”, disse.

Cursos

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma online na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores. Já os polos são espaços físicos, onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal do YouTube da Univesp.

Relacionadas

Cinco cursos gratuitos oferecidos pela USP com foco na área de TI

Aprenda noções básicas de Python, Big Data e outros assuntos relacionados à programação

Movimento Brasil Digital lança plataforma com mais de 50 cursos gratuitos

Módulos incluem conceitos de programação avançada, introdução em TI, língua inglesa e mais

Quer desenvolver games? Conheça 15 cursos gratuitos online que irão ajudar

Plataformas como Unity e criação de conteúdos 2D/3D são algumas opções

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site