Você já pode baixar o iOS 13.1 e iPad OS no seu dispositivo Apple

Sistemas chegam para corrigir erros e dar mais estabilidade aos aparelhos

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/voce-ja-pode-baixar-o-ios-13-1-e-ipad-os-no-seu-dispositivo-apple/
Clique para copiar

A atualização do iOS 13.1 já era do conhecimento de todos e, uma semana após lançamento oficial do iOS 13, o dia chegou. Agora, além da limitação nos iPhones XR e XS, o iOS 13.1 trouxe correções e, de quebra, trouxe o iPadOS para os usuários do tablet.

iOS 13.1

Não espere por nada extraordinário nessa primeira atualização do novo sistema operacional da Apple, embora a empresa tenha conseguido adicionar atributos que não estavam prontos a tempo do lançamento do iOS 13. Entre eles, a volta das automações no aplicativo Atalhos, novos ícones para o HomeKit, para indicador de volume dos AirPods e para instalações do TestFlight, novos wallpapers dinâmicos, além da função de compartilhar com quem quiser seu tempo estimado de chegada a um local através do Apple Maps.

Para os que gostam de ler livros – ou que não gostam, mas precisam –, o iOS 13.1 adicionou o recurso de meta de leitura no Apple Books, para que o usuário seja notificado pelo aplicativo de acordo com as páginas restantes para atingir a meta que estipulou para si nas configurações.

Bugs comuns a novos sistemas operacionais e, até mesmo, erros que você nunca encontrou antes em seu iPhone, mas que agora insistem em incomodar, devem ser consertados na atualização. Um deles é o bug que permitia o acesso aos contatos de um iPhone diretamente da tela de bloqueio, sem que fosse necessário inserir senha ou qualquer outro método de segurança.

Apesar das melhorias para todos que possam atualizar o sistema, o iOS 13.1 é bem-vindo, principalmente, para os usuários dos novos iPhones 11, 11 Pro e 11 Pro Max que, munidos do chip U1, terão um AirDrop otimizado com a tecnologia de banda ultralarga para reconhecimento espacial. Ao apontar um iPhone para outro iPhone, o AirDrop prioriza esse aparelho específico para agilizar compartilhamentos. É uma espécie de “sexto sentido”, como disse a Apple.

iPadOS

Os iPads perderam a atualização do iOS 13.1, mas ganharam um presente feito sob medida: o iPadOS. O sistema é, basicamente, a mesma coisa que o iOS 13.1, mas foi todo construído para se encaixar perfeitamente no tablet e dar uma cara nova ao dispositivo, aproximando o aparelho dos PCs.

Compatível com iPads Pro no geral, iPad Air 2 e 3ª geração, iPad 5ª e 6ª gerações, e iPad mini 4 e 5ª geração, o iPadOS chega com uma tela inicial totalmente redimensionada para que os ícones ocupem menos espaço e a tela tenha maior densidade de informações, como a função de deslizar a página para a direita a fim de acessar os widgets quando o iPad estiver na horizontal.

Os recursos Slide Over e Split View ficaram mais funcionais, com o primeiro ganhando multitarefa própria e o segundo possibilitando abrir duas janelas do mesmo aplicativo. Junta-se ao Split View o app Exposé e tem-se uma interface digna de desktop.

O Apple Pencil não muda fisicamente, mas diminui sua latência e ganha novas ferramentas no iPadOS. Com o periférico, é possível é possível tirar print de uma tela inteira e fazer marcações nela sem maiores esforços. Além disso, o recurso de extensão do macOS agora pode se conectar ao iPad para, com o Apple Pencil, transformá-lo em uma mesa digitalizadora.

O iPadOS traz ainda suportes a fontes de letras externas, as quais podem ser baixadas ou compradas na Apple Store. A Apple, inclusive, firmou parceria com a Adobe para oferecer um catálogo bem amplo aos seus usuários.

Mas a atualização mais requisitada e aguardada foi a possibilidade de conexão entre o iPad e drives externos – e adivinha: Apple atendeu aos pedidos. O iPadOS permite que você plugue periféricos, como HDs e pendrives, diretamente no iPad para transferir arquivos, tanto de entrada quanto de saída. A funcionalidade foi pensada principalmente para o iPad Pro, que possui entrada USB-C. Contudo, se você tem qualquer outro tablet da Apple que recebeu a atualização, já pode desfrutar do recurso.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site