WhatsApp é a principal fonte de informação do brasileiro

Segundo pesquisa, metade dos entrevistados sente dificuldade em identificar fake news nas redes sociais

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/whatsapp-e-a-principal-fonte-de-informacao-do-brasileiro/
Clique para copiar

Um estudo feito pela Câmara dos Deputados em conjunto com o Senado Federal apontou que o WhatsApp é a principal fonte de informação do brasileiro, seguido da televisão e do YouTube.

De acordo com a pesquisa, que entrevistou cerca de 2,4 mil pessoas, 79% se comunicam, principalmente pelo WhatsApp, enquanto apenas 14% alegaram utilizá-lo às vezes. A televisão, única mídia tradicional que figura entre os primeiros da lista, conta com 50% dos entrevistados e o YouTube vem logo em seguida com 49%.

O Facebook (44%), os sites de notícias (38%) e o Instagram (30%) aparecem como a quarta, a quinta e a sexta fontes de informação mais utilizadas pelos brasileiros, respectivamente. Já o rádio (22%), o jornal impresso (8%) e o Twitter (7%), são os menos procurados para essa finalidade.

Ao passo que oito a cada 10 entrevistados já identificaram fake news nas redes sociais, a metade disse que sente dificuldade em executar essa tarefa, mas 82% afirmou verificar antes para não compartilhar notícias falsas. O percentual é crescente na mesma proporção que aumenta o grau de escolaridade das pessoas.

Outra porcentagem que variou conforme o grau de escolaridade dos entrevistados é o nível de confiança nas informações veiculadas na televisão e nos jornais impressos. Para os brasileiros de menor escolaridade as informações dadas nas redes sociais são tão confiáveis quanto as que a televisão e os jornais apresentam.

tags

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site