Windows 10 | Como consertar o erro de travamento no menu Iniciar

Coloque o menu de volta nos trilhos com nossas dicas

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/windows-10-como-consertar-o-erro-de-travamento-no-menu-iniciar/
Clique para copiar

O menu Iniciar é a principal porta de entrada para navegar no Windows 10. Portanto, quando ele não funciona da maneira como deveria, acaba se tornando um problema. Se o menu Iniciar do seu PC ou notebook estiver travando ou não estiver respondendo, veja abaixo algumas formas de como corrigi-lo.

Importante: você deve fazer backup de todos os arquivos que não pode perder antes de tentar algumas das correções listadas abaixo.

Opção 1: desligue e ligue seu PC novamente

Há uma razão pela qual Roy em The IT Crowd é famoso por ele: “você tentou desligá-lo e ligá-lo novamente?” Em um grande número de casos, é tudo o que você precisa fazer para corrigir problemas no seu laptop ou PC.

É também de longe o método mais fácil. Tente reiniciar o seu PC, talvez algumas vezes, e veja se isso resolve o problema. Obviamente, você não deseja fazer isso regularmente, mas se funcionar, você estará pronto para ligar a máquina em alguns minutos.

Opção 2: atualize o Windows 10

Geralmente, erros como esse são resolvidos quando a próxima atualização do Windows é lançada. A Microsoft está constantemente aprimorando a plataforma, portanto manter o sistema atualizado é uma ótima ideia. É provável que sua versão do Windows 10 seja configurada para instalar automaticamente versões mais recentes, mas se esse não for o caso, você poderá fazer as atualizações manualmente, mesmo sem o menu Iniciar.

A maneira mais simples de abrir Configurações é manter pressionada a tecla Windows no teclado (a que está à direita do Ctrl) e pressionar i. Se, por algum motivo, isso não funcionar (e você não puder usar o menu Iniciar), mantenha pressionada a tecla Windows e pressione R para iniciar o comando Executar. Também descobrimos que, se as Configurações não abrirem no menu Iniciar principal, você pode clicar primeiro na caixa de pesquisa e, em seguida, clicar no ícone de engrenagem e isso pode fazer as Configurações aparecerem.

Na caixa exibida, digite o seguinte texto, incluindo os dois pontos: configurações ms:, e clique em OK.

Quando o aplicativo Configurações estiver aberto, você deve clicar em Atualização e segurança. No painel principal, no lado direito, você verá a opção Verificar atualizações ou o botão Download nas versões posteriores, como mostrado abaixo. Clique nele e instale as atualizações que o Windows oferece. Você provavelmente precisará reiniciar sua máquina quando isso terminar, mas espero que isso resolva o problema do menu Iniciar. Se não for esse o caso, existem algumas outras soluções que você pode tentar.

Opção 3: crie novos perfis de usuário

Crie duas novas contas com privilégios de administrador. Eles devem ter direitos de administrador devido às tarefas que você precisa executar. Se você ainda não tem direitos de administrador e/ou não pode criar novas contas, desista agora e reinstale o Windows e todos os seus aplicativos.

Faça logoff e logon em uma das novas contas de administrador que você acabou de criar. Teste para garantir que o menu Iniciar esteja funcionando normalmente. Caso contrário, algo está errado e você poderá tentar fazer tudo novamente depois de tentar as outras correções abaixo. O ponto é que você precisa obter uma nova conta trabalhando com um menu inicial funcional antes que o restante deste procedimento o ajude, por isso, se você não conseguir chegar a esse ponto depois, é hora de reinstalar o Windows.

Boas notícias: se você chegou até aqui, poderá resolver o problema. Agora abra o File Explorer e verifique se as opções da pasta permitem ver arquivos do sistema, arquivos ocultos e extensões de arquivo.

Faça logoff desta conta e, em seguida, faça logon na segunda nova conta de administrador que você criou e, novamente, defina as opções da pasta para que você possa ver “tudo”. Navegue até a sua pasta :\users\\Local\TileDataLayer\Database. Você deverá ver cerca de 8 arquivos. Selecione todos eles e copie todos eles para :\users\\Local\TileDataLayer\Database, substituindo todos os arquivos existentes.

Os motivos pelos quais você deve criar duas novas contas para fazer isso são: (1) quando você faz logon em uma nova conta, o Windows cria um novo menu iniciar para essa conta (que, esperamos, estará funcionando) e (2) quando você está logado em uma conta, todos esses arquivos são “bloqueados” pelo Windows (para a conta de logon) e você não poderá copiá-los.

Faça logoff, faça logon novamente na conta original que tinha o menu Iniciar danificado e ele deve estar funcionando agora. Observe que todas as personalizações que você fez anteriormente no menu desaparecerão e será necessário refazê-las, mas pelo menos agora você pode.

Para criar uma nova conta do Windows, pressione Win + R e digite no painel de controle. Agora selecione Contas de usuário > Alterar tipo de conta > Adicionar novo usuário nas configurações do PC. Você verá algumas opções que permitem adicionar usuários à sua família ou apenas para uso geral. Configure um destes e veja se isso resolve o problema. No entanto, não exclua sua conta de usuário original, pois você precisará assim que o bug for corrigido.

Opção 4: use utilitários de linha de comando

Se o pensamento de mexer com o código não o desanimar, existem alguns utilitários que você pode usar para solucionar o problema do menu Iniciar. Antes de começar, é altamente recomendável fazer backup de arquivos que você não pode perder.

Digitalizar sistema de arquivos

A Verificação de arquivo do sistema é um utilitário interno que, como o nome sugere, passa pelo seu sistema para verificar se alguma coisa está corrompida. A primeira coisa que você precisa fazer é abrir a janela do Gerenciador de tarefas, o que é possível pressionando Ctrl + Shift + Esc.

Na parte superior da nova janela, você deverá ver a opção Arquivo > Executar nova tarefa. Clique aqui e, em seguida, na caixa Criar nova tarefa, digite CMD, mas não pressione Enter ainda. Na área em que você digitou o CMD, você verá uma caixa intitulada Criar esta tarefa com privilégios administrativos que você precisa ter marcado. Agora clique em OK.

Uma nova janela aparecerá agora com um cursor piscando ao lado de c:\windows\system32>. Digite o seguinte comando: sfc/scannow e pressione Enter.

O Windows agora executará uma verificação no seu sistema de arquivos e informará se ele descobre alguma discrepância. Se você vir a mensagem A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos, mas não conseguiu consertar alguns deles (ou todos), será necessário executar outro programa para verificar se esses problemas podem ser resolvidos.

No prompt da linha de comando, digite o seguinte: DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth e certifique-se de incluir os espaços após cada palavra.

Isso pode demorar um pouco para ser executado; portanto, deixe o PC à sua disposição e faça uma xícara de chá. Quando o DISM estiver concluído, você deverá receber uma mensagem informando que tudo está bem. É uma boa ideia executar o utilitário sfc/scannow novamente para verificar se não há outros erros ocultos no sistema. Se depois de tudo isso você ainda estiver enfrentando o problema, será necessário tentar medidas mais drásticas.

Reinstale os aplicativos do Windows

Assim como na seção SFC acima, você precisará iniciar a interface da linha de comando no modo Admin. Para fazer isso, pressione CTRL + SHIFT + ESC, selecione Arquivo > Executar nova tarefa e digite CMD. Verifique se a caixa Criar esta tarefa com privilégios administrativos está marcada e clique em OK.

Você verá a janela preta do terminal aparecer com um cursor piscando próximo ao c: \windows\system32> prompt. Digite a palavra powershell, pressione enter e copie e cole o seguinte comando (sim, você pode colar na linha de comando no Windows 10!): Get-AppXPackage -AllUsers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register “$($_.InstallLocation)\AppXManifest.xml”}

Pressione Enter, o processo será executado. Não se deixe levar pelas mensagens de erro vermelhas que podem aparecer.

Isso é normal, se um pouco assustador, mas quando o processo terminar, você verá o prompt aparecer na parte inferior do painel. Feche a janela e esperamos que seu menu Iniciar esteja totalmente operacional mais uma vez.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site