Home > Dicas

10 apps gratuitos que todo usuário de MacBook deveria ter

Ferramentas são úteis para diferentes tarefas, desde a assistir a vídeos a salvar arquivos quando o seu iCloud não der mais conta

Michael Simon, Macworld (EUA)

23/11/2018 às 17h00

Foto: Shutterstock

Embora ferramentas poderosas como o Photoshop ou o Final Cut Pro certamente tenham preços compatíveis com seus conjuntos de recursos robustos, muitos dos melhores aplicativos para Mac não custarão nada além do tempo gasto para baixá-los.

Pensando nisso, separamos uma lista com ferramentas que podem ser úteis no dia a dia. Mas aqui vale um lembrete. A Apple mudou suas configurações de segurança no macOS, então é necessário permitir que o sistema abra alguns desses aplicativos. Uma caixa de diálogo pode aparecer dizendo "esse é um aplicativo baixado da internet. Tem certeza de que deseja abri-lo?". Basta clicar em "Abrir" para prosseguir com a instalação.

VLC media player

Os formatos de vídeo estão em constante mudança e, se eles não são codificados em 64 bits ou MPEG, a versão mais recente do QuickTime pode não ser capaz de passá-los. É aí que entra o VLC. Código aberto e onipotente, o reprodutor de mídia reproduzirá, transmitirá ou converterá praticamente qualquer formato de vídeo, enquanto ostenta uma interface limpa e mínima que elimina os controles desnecessários e coloca o foco o conteúdo.

Unarchiver

Zips e Rars podem não ser tão predominantes quanto antigamente, mas se o usuário ainda tem necessidade de extrair arquivos dessas expansões, o Unarchiver é imediato e imperceptível.

iBooks Author

Publicações independentes nunca foram tão acessíveis. O que costumava exigir meses de treinamento e um pacote caro de software agora pode ser realizado com um único aplicativo gratuito. Com uma variedade de modelos e ferramentas e uma interface de tirar o fôlego, o iBooks Author pode levá-lo a partir de um esboço para o upload em pouco tempo. Seu fluxo de trabalho no estilo iWork ajuda a criar e-books ricos e interativos que dão vida a ideias com diagramas, vídeos e objetos 3D.

Alfred

Os veteranos do Mac têm elogiado Alfred há anos, mas alguns dos usuários mais novos da Apple podem não ter ouvido falar sobre esse aplicativo poderoso. Ele aumenta sua produtividade oferecendo um exclusivo sistema de atalhos e combinações de teclas, permitindo iniciar aplicativos, localizar arquivos, resolver cálculos e controlar o Mac com precisão. Tão personalizável quanto poderoso, pode-se dizer que deixa em evidência as deficiências do macOS que a Apple poderia corrigir.

Pocket

O instalador do Read-it-later Instapper pode ter transformado a forma como absorvemos informações, mas o aplicativo Pocket é como o seu próprio DVR pessoal para a web. Ele salva fotos, vídeos e artigos que o usuário encontra e armazena dentro de sua fila infinita até que tenha tempo para eles.

Dropbox

Um dia, o iCloud Drive será capaz de lidar com todas as necessidades de armazenamento, mas por enquanto, o Dropbox é uma ferramenta essencial. O aplicativo Mac transforma o serviço de um simples armário digital em uma solução de sincronização de armazenamento contínuo. Lance-o uma vez e a pasta Dropbox se integrará ao Finder. Ou seja, adicionar um arquivo é tão fácil quanto salvá-lo na sua pasta Documentos. E o prático componente de barra de menu mantém o controle de tudo que foi carregado e alterado.

Simplenote

O Simplenote promete encaixar-se perfeitamente em seu fluxo de trabalho, com um sistema de organização e sincronização que rivaliza com os tomadores de nota mais organizados. Esse aplicativo poderoso aumenta a velocidade e a eficiência, oferecendo uma interface limpa e leve que permite entrar e sair das anotações, organizar pensamentos e encontrar rapidamente coisas em uma montanha de trechos de texto.

Chrome

O debate sobre qual é o melhor navegador não será resolvido em breve, mas enquanto isso, todo usuário de Mac deve ter uma cópia do Chrome ao lado do Safari em seu Dock. Rápido, inteligente e infinitamente personalizável, o navegador do Google é uma excelente alternativa à Apple, com navegação direta, sincronização inteligente e pesquisas por voz no estilo do Google Assitant. E com uma loja dedicada repleta de extensões e temas, encontrar maneiras de aprimorá-la é muito mais fácil do que no Safari.

uTorrent

Os arquivos Torrent têm uma péssima reputação (ou não, dependendo do que você pensa sobre roubar músicas e filmes), mas nem todos os programas servem para captar conteúdo ilegal. Existe uma série de álbuns, livros e jogos perfeitamente legais prontos para serem baixados, mas para chegar até eles é preciso ter uma maneira de separar os arquivos. O uTorrent iniciará o download instantaneamente sem sobrecarregar seu sistema e ainda oferece uma série de recursos para controle remoto e automatização dos downloads de arquivos.

Itsycal

Ter a data e a hora na barra de menu é super útil, mas se você está buscando um pouco mais de controle sobre seus compromissos, Itsycal é o substituto ideal para o relógio na sua barra de menu. Ele adiciona à barra um calendário minúsculo, mas extremamente útil, completo com indicações pontuais dos agendamentos e uma lista compromissos futuros. Também é possível adicionar um evento sem precisar abrir o Calendário.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail