Home > Dicas

10 atalhos do Safari que você deve conhecer

Não importa se você está usando o Snow Leopard ou o Lion, estes truques irão lhe ajudar a economizar tempo durante a navegação na web

Kirk McElhearn, Macworld.com

21/07/2011 às 18h31

Foto:

Sou um fã do teclado, e conheço dúzias de atalhos para os aplicativos que uso com mais frequência. O Safari não é exceção, e tem vários comandos que são muito úteis durante a navegação na web. Aqui estão 10 que considero essenciais, e que funcionam no Safari 5.1, tanto no Snow Leopard quanto no Lion.

1. Digite uma URL rapidamente: Na hora de digitar o endereço (URL) de um site, tecle Command+L para selecionar todo texto na barra de endereços e simplesmente digite a nova URL. O Safari pode completá-la para você consultando o seu histórico de navegação ou favoritos: se ele apresentar uma lista com mais de uma opção, use as setas do teclado para escolher uma e tecle Return para abrir o site.

2. Busca ligeira: Em vez de levar o cursor do mouse até o campo de busca, simplesmente digite Command+Option+F. Lembre-se deste atalho, já que ele funciona em muitos outros programas da Apple como o Mail, iTunes e o Livro de Endereços.

3. Consulte o histórico: Se quero consultar meu histórico de navegação para procurar por um site que visitei recentemente mas cuja URL não me lembro, eu teclo Commando+Option+2. Isto abre a lista do histórico e já coloca o cursor no campo de busca: basta digitar uma palavra ou duas para ter os resultados. Dê um duplo-clique em um deles para abrí-lo, ou tecle Command+Option+2 novamente para voltar à página web onde você estava quando abriu o histórico.

4. Role páginas com a barra de espaço: Nada de usar o mouse ou gestos no trackpad. Basta apertar a barra de espaço para “rolar” a página para baixo, ou usar Shift+Espaço para rolar para cima. Simples e eficiente.

5. Abra abas em segundo plano: Você quer abrir um link em uma página que está lendo, mas não quer interromper a leitura? Abra-o em uma aba em segundo plano com Command+Shift+Clique. É muito útil quando estou fazendo pesquisas na web. Para abrir o link em uma aba e trazê-la para o primeiro plano, use Command+Clique. O Safari tem mais atalhos para lidar com abas, Clique no menu Safari -> Preferências -> Abas para saber mais.

safari_atalhos-450px.jpg

O próprio Safari lista os atalhos para navegação entre abas

6. Navegue entre as abas: Use Command+Shift+Seta à esquerda ou Command+Shift+Seta à direita para pular de uma aba para outra. 

7. Mande uma página (ou seu endereço) para um amigo: Tecle Command+L para pegar todo o conteúdo de uma página e colocá-lo em uma nova mensagem no Mail, com o título da página no campo “Assunto”. Se você quiser mandar apenas o link para a página, o comando é Command+Shift+L.

8. Guarde uma página para ler depois: Um novo recurso do Safari 5.1 é a lista de leitura, basicamente um conjunto de “marcadores temporários” com páginas que você quer ler mais tarde. Tecle Command+D para adicionar a página atual à lista.

9. Guarde um link para ler depois: O atalho anterior serve para a págin atualmente aberta. Se você quiser guardar um link que está nela para ler depois, basta clicar nele segurando Shift.

10. Consulte a lista de leitura: Você pode clicar no ícone dos óculos na barra de favoritos, mas esta é uma matéria sobre atalhos de teclado. Então tecle Command+Shift+L para ver uma lista com todas as páginas que você adicionou à lista.

Aprenda estes atalhos e a navegação na web será mais fácil e ágil, e você economizará tempo. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail