Home > Dicas

10 coisas que ainda faltam no iPhone 3G

A nova App Store abriu um novo mundo de possibilidades para o iPhone, mas ainda faltam recursos que gostaríamos de ver no aparelho multimídia.

PC World/EUA

15/07/2008 às 15h23

iphone-3g-10falhas-150.jpg
Foto:

O novo iPhone 3G oferece acesso mais rápido à internet, GPS e diversas utilidades. Mas a maior surpresa é que certos recursos padrão, existentes em outros modelos de smartphones, não estão presentes no novo modelo.  Veja nossa lista:

Mensagens multimídia (MMS)

Apesar de ser padrão na maioria dos celulares com câmera, o MMS não faz parte do pacote do iPhone 3G. Nele, você pode apenas enviar por e-mail as fotos da câmera de 2 megapixels (ou outras fotos armazenadas no dispositivo).

Você também pode enviar links do YouTube diretamente do aplicativo com o mesmo nome presente no iPhone. Então, por que não tem MMS? Poderia ser porque ele está diretamente associado à ausência de câmera de vídeo (na teoria, o iPhone só fotografa). Outra idéia é que, por conta da limitação de compartilhamento de músicas (nem existe a possibilidade de compartilhar faixas sem proteção de direitos autorais), a Apple limitou o MMS, que poderia inserir canções protegidas.

Bluetooth estéreo e compatibilidade com A2DP

O fato de o novo iPhone não precisar usar mais um adaptador para fones de ouvido é uma ótima notícia. Mas e se você quiser cortar os fios por completo? Diferente dos modelos mais novos da concorrência - como os aparelhos com plataformas da BlackBerry, Windows Mobile ou Symbian - o novo iPhone não permite usar fones de ouvido estéreo Bluetooth para ouvir música, não pelo menos sem que você use um adaptador. É um tanto surpreendente, já que é um recurso simples e a Apple adora o design, não?

Selecionar, copiar e colar o colar o texto

A Apple corrigiu alguns problemas da primeira geração do iPhone com a atualização do firmware no começo de 2008, que incluiu a capacidade de enviar mensagens de texto para mais de uma pessoa, por exemplo. Só que a mudança não trouxe uma opção de editar textos ao selecionar trechos e copiar/colar em outro lugar do e-mail ou da nota. Agora, com o iPhone 2.0, isso ainda continua inexistente, apesar de ser um problema maior para quem escreve/digita mais no iPhone e precisa copiar e colar URLs ou corrigir links truncados em e-mails.

Teclado horizontal para e-mail e anotações

Outro problema para quem escreve - e uma omissão notável - é o fato do teclado na tela do iPhone girar horizontalmente apenas para alguns aplicativos e não para outros. É fato conhecido que o teclado não muda para o modo paisagem ao usar o Notes, o e-mail ou o aplicativo Maps. Esses, por sinal, são três dos programas em que mais se escreve no iPhone, e torna a "catação de milho" mais irritnte ainda.

Texto preditivo (ou a capacidade de desligá-lo)

O recurso de texto preditivo do iPhone, quando o aparelho "adivinha" o que você irá escrever, poupando a digitação de alguns caracteres, faz um trabalho até que decente. Entretanto, ele requer que você clique em um pequeno "x" para remover a seleção de palavra sugerida. É aqui que o recurso falha. O tempo que ele economiza ao corrigir pequenos erros leva à frustração de precisar remover marcações de palavras. E não tem jeito de remover isso ou criar um atalho de teclado para ao menos ajudar na tarefa.

Mensagens instantâneas

Pelo menos esse problema a App Store já resolve - ao menos se você usa o AOL Instant Messenger. Não existe um cliente de mensagens instantâneas que já venha com o iPhone. Falta mais algum meio de comunicação no iPhone, já que e-mail, SMS, telefonemas e mais inúmeros aplicativos online de mensagens (incluindo o Twitter) ou precisamos de mais algum método? Bem, talvez um fax.

Flash

Infelizmente, ninguém sabe quando vamos poder ver animações ou filmes em Flash pra valer no iPhone. Esse item, muito esperado na segunda geração do aparelho, ainda não existe na versão 3G. Embora os vídeos do YouTube sejam feitos em Flash na web, eles são convertidos para QuickTime para a página específica de iPhone do YouTube. Pelo menos agora, com o iPhone 3G, a Apple corrigiu um problema dos vídeos do YouTube integrados a sites - eles agora mostram um botão Play, que abre o respectivo programa no telefone.

Melhor câmera e filmadora

Videomakers e fãs do YouTube, me desculpem. A câmera do iPhone 3G só vai ao máximo de 2 megapixels, e não faz vídeos. Esse é um problema que só os aplicativos da App Store vão resolver.

Caixa de e-mails unificada

O modelo agora é compatível com a plataforma Microsoft Exchange, mas não oferece opção para sincronizar mensagens com Yahoo, Mac.com, Gmail, AOL e outras contas de e-mail em uma página única. O bloqueio de spams continua excelente.

Discagem por voz

O iPhone não permite discagem por voz ou gravar notas, mas alguns programas de terceiros irão resolver o problema - de novo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail