Home > Notícias

10 coisas que gostaríamos de ver no OS X 10.10

O OS X tem nos servido bem nos últimos 13 anos, mas sempre há espaço para melhorias. Estas são algumas mudanças que gostaríamos de ver na próxima versão.

Dan Moren, Macworld EUA

30/05/2014 às 16h03

Wishlist_1010_Abre-520px.jpg
Foto:

O OS X 10.10 provavelmente será apresentado durante a WWDC (Worldwide Developers Conference, evento da Apple para desenvolvedores realizado anualmente em San Francisco) na semana que vem. E à medida em que completamos 30 anos de Mac OS (e 13 do OS X) o sistema operacional para desktops da Apple se tornou um software maduro: uma tartaruga que caminha “devagar e sempre” em contraste à agitada lebre que é o iOS.

Isso não quer dizer que não exista espaço para melhorias. Com a entrada do sistema em sua quarta década, e mantendo o tema “decimal” na versão deste ano, apontamos 10 áreas onde o OS X pode melhorar para manter os Macs rodando bem, nos quarenta e além.

Leia também
O que esperar da WWDC 2014

Ei, Siri!

Há muito o Mac OS tem recursos limitados para reconhecer e executar comandos dados em voz alta, mas com a Siri em todos os nossos dispositivos como o iOS hoje em dia, queremos ser capazes de fazer uma pergunta ao computador e ouvir a reposta em voz alta.

Wishlist_1010_Siri-580px
Gostaríamos muito de ter a ajuda da Siri também em nossos Macs

Imagine se seu Mac fosse capaz de atender ao pedido para tocar um novo álbum que você baixou sem que você tivesse de interromper o que está fazendo, ou dizer a previsão do tempo se você perguntar se vai precisar de um guarda-chuva.

Encomenda expressa

O AirDrop é uma tecnologia recheada de promessas. Trocar arquivos através do “ar”, sem ter de saber o nome ou número de telefone do destinatário, ou mesmo se certificar de que ele está usando o mesmo programa para transferência de arquivos que você é justamente o tipo de tecnologia “mágica” e transparente na qual a Apple é mestre. Infelizmente, embora tenhamos recursos chamados AirDrop tanto no iOS quando no OS X, eles são incapazes de se comunicar um com o outro.

Wishlist_1010_AirDrop-580px
AirDrop é um recurso muito legal no OS X e no iOS. Mas porque eles não se falam?

Em vez de simplesmente arrastar uma foto do Mac para um iPhone, somos forçados a usar gambiarras como apps de terceiros, serviços de armazenamento na nuvem ou o bom e velho e-mail para nós mesmos. É uma omissão boba, e algo que esperamos que a Apple corrija no OS X 10.10 e no iOS 8. E já que estamos falando no AirDrop, opções para acelerar o uso como a capacidade de lembrar dispositivos confiáveis (como os nossos próprios) ou deixar o serviço sempre ligado seriam uma boa forma de aumentar sua utilidade.

Correio nada elegante

Para muitos de nós a versão do Mail no Mavericks foi um desastre completo. Foram necessárias várias atualizações para que os usuários do GMail pudessem ter de volta o mesmo nível de funcionalidade e confiabilidade que tinham no Mountain Lion, e mesmo hoje alguns usuários do serviço da Google e do Microsoft Exchange continuam a ter problemas. Considerando quantos de nós dependem de acesso a e-mail todos os dias, o 10.10 tem o dever de tornar o Mail tão confiável quanto precisa ser.

Wishlist_1010_Mail-580px

O sistema de filtros do Mail é bom, mas poderia melhorar
com a capacidade de combinar melhor as regras

Isso não quer dizer que não queremos melhorias. Algumas delas poderiam ser simples, como a capacidade de especificar um endereço de e-mail padrão para os contatos que tem múltiplos deles, a adição de categorias para nos permitir separar melhor as mensagens indesejadas e regras mais poderosas para filtragem. 

Mas olhando por um outro ângulo, talvez a Apple deva reconsiderar como usamos o e-mail hoje em dia. No iOS estamos vendo apps interessantes nesta categoria como o Mailbox, Dispatch e Accompli, e é hora do Mac OS ver se consegue aprender uma ou duas coisas com seu irmão portátil.

A volta do Quicktime Pro

Houve um tempo em que o QuickTime Pro era um dos segredos mais bem guardados do Mac OS X. Por US$ 30 era possível fazer um upgrade do media player integrado ao sistema que não só permitia reproduzir vídeos, mas que também tinha um conjunto surpreendentemente poderoso de ferramentas de edição, permitindo cortar e juntar clipes, trabalhar com múltiplas trilhas de vídeo, adicionar legendas e mais. 

Wishlist_1010_QuickTime-580px
O QuickTime Pro não era a coisa mais bonita do mundo, mas os
recursos de edição eram muito superiores aos da versão atual

O atual QuickTime Player X pode se destacar na hora de consumir conteúdo, mas como ferramenta de edição deixa muito a desejar. Certamente deve haver um meio-termo entre os recursos básicos que ele oferece e a complexidade por vezes desnecessária do iMovie. 

Ao menos gostaríamos de ver melhorias em alguns dos recursos que já existem. A capacidade de capturar uma única janela na tela, por exemplo, seria uma benção para aqueles entre nós que fazem screencasts.

Muitas cabeças

A Apple melhorou o suporte a múltiplos monitores no Mavericks, mas dado o terrível estado deste recurso no Lion e Mountain Lion, isso não quer dizer muita coisa. Ainda hoje ele não é confiável, e não é raro apps abrirem em uma tela errada, ou uma janela não se lembrar de sua posição ao alternar de um para múltiplos monitores.

Considerando que muitos usuários avançados estão comprando o novo Mac Pro por sua capacidade de trabalhar com múltiplos monitores em 4K, imaginamos que um suporte robusto a múltiplos monitores irá se tornar uma prioridade em breve.

Mensagem para você

No Mavericks tanto o serviço iMessage da Apple quanto o aplicativo Mensagens são uma bagunça. Há problemas de confiabilidade no iMessage, com mensagens chegando fora de ordem ou com um atraso de horas, talvez dias, e o Mensagens é por si só um tanto confuso. 

Wishlist_1010_Messages-580px
O Messages melhorou nas últimas versões, mas separar as iMessages
das mensagens instantâneas não foi a melhor idéia

A capacidade de responder a uma iMessage usando o botão Responder nas notificações do Mavericks reduziu nossa dependência no Mensagens, mas ainda assim nos frustramos quando temos de usar o aplicativo. A Apple tem que decidir se ele existe para suportar o iMessage ou sistemas de mensagens legados (ei, dica: é a primeira opção!).

Cadê meus amigos?

Várias apps do iOS fizeram a transição para o OS X - iBooks e Maps foram as mais recentes - e o Find My Friends é uma que nós gostaríamos de ver se juntando ao clube. Esta app nos que permite compartilhar nossa localização com amigos e a família se mostrou útil, e gostaríamos de poder acessá-la também no desktop. 

Wishlist_1010_FindMyFriends-400px
No iOS o Find My Friends é bastante útil. Então
porque não podemos acessar este recurso nos Macs?

Além de ver a localização de um amigo usando um Mac, gostaríamos de receber notificações sempre que uma “geofence” for violada, ou seja, quando uma pessoa entrar ou sair de uma determinada região. No mínimo uma interface web para o serviço no iCloud, o que já ajudaria a atender à nossa necessidade.

Uma pasta nas nuvens

A Apple fez uma boa tentativa com a idéia de que “não precisamos de um sistema de arquivos”, mas pra muitos de nós ela nunca colou. É irritante só poder abrir arquivos armazenados no iCloud com o app que os criou. E para piorar apps como o TextEdit e o Preview não tem equivalente no iOS, o que torna o iCloud muito limitado para o armazenamento de arqivos de texto e documentos em PDF.

Wishlist_1010_iCloud-580px
Sabe porque a área para textos de minha conta no
iCloud está vazia? Porque não há um bom motivo para usá-la

O Dropbox, apesar de suas falhas, tem a idéia certa: é uma grande pasta onde você pode jogar o que quiser, e este conteúdo aparece automaticamente em todos os seus aparelhos. Apple, ao menos nos dê uma pasta “iCloud” na raiz de nossas pastas pessoais e nós tomamos conta do resto.

Contas remotas

Já que estamos colocando o sistema de arquivos na nuvem, que tal dar um passo adiante? Imagine digitar seu Apple ID na tela de login de qualquer Mac e ter acesso à sua conta, configurada do jeito que você gosta, com todos os seus arquivos. Pode ser um sonho distante, mas é o tipo de recurso avançado que podemos esperar da turma da Apple.

Não se esqueçam da interface!

Wishlist_1010_GameCenter-580px
O "feltro verde" persiste no Game Center no Mavericks. É hora de
eliminar este e outros elementos ultrapassados na interface

Os conceitos básicos por trás do Mac OS nos serviram bem por três décadas, mas isso não significa que ele não precise de uma demão de tinta aqui ou um ajuste ali. Da mesma forma como a Apple mudou o visual do Mac OS Clássico com o Aqua no lançamento do Mac OS X, que depois passou for várias reformulações, o OS X 10.10 seria um bom ponto para refinar o design do sistema em algo mais adequado à estética moderna. Mas talvez a Apple deva ser um pouco conservadora: uma mudança radical como a que aconteceu no iOS 7 não irá arrancar aplausos aqui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail