Home > Dicas

10 coisas que você deve saber antes de comprar o iPhone 4S no exterior

Funciona no Brasil? Tem garantia? Ele entra na cota de US$ 500 para viagem? Quanto ele vai custar por aqui? Tire suas dúvidas

Daniel dos Santos, Macworld Brasil

05/10/2011 às 16h26

Foto:

Com o anúncio do iPhone 4S, que chegou às lojas no dia 14/10 nos Estados Unidos, muita gente que costuma viajar ao exterior ou tem amigos que vão para lá já começou a pensar em trazer um na mala. Mas vale a pena comprar um iPhone 4S fora do Brasil? Vai funcionar por aqui? Confira estas e outras repostas.

Quando ele vai ser lançado?
Em sete países (Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra e Japão ) ele chegou às lojas no dia 14/10 (com pré-venda a partir do dia 7/10). Até o final de outubro, ele chegaria a mais 22 países.

E quando chega ao Brasil?
Por aqui, ele foi lançado no dia 16 de dezembro.

Quanto o iPhone 4S custa nos EUA?
Os preços do novo aparelho estão na mesma faixa do que foi cobrado no lançamento do modelo anterior: a partir de 199 dólares, mas isso é para contratos de dois anos com a operadora. O produto desbloqueado tem preços a partir de 650 dólares.

E o preço no Brasil?
No Brasil, ele deve ocupar a mesma faixa de preço cobrado atualmente pelo iPhone 4. Mas vale lembrar que, por aqui, esse número varia muito, de acordo com o pacote e os bônus que o cliente tem com a operadora. O modelo de 16 GB do iPhone 4S deve custar, no País, cerca de 1.900 reais, desbloqueado. (Atualizado: como previsto por Macworld Brasil em outubro, o aparelho custa 1.899 reais na TIM, sem contrato com a operadora). Leia também: Venda direta: iPhone 4S custa até 3.400 reais no site da Apple

 

iphone4s390b
iPhone 4S: preços no Brasil começam em R$ 1.900

O iPhone 4S comprado no exterior funciona aqui?
A versão desbloqueada (sem contrato de fidelidade) do aparelho funciona sem problemas em redes GSM, padrão no Brasil. 

E o tão falado recurso Siri, vai funcionar por aqui?
Ele está disponível, mas não em português, pelo menos por enquanto. E a base de informações locais também não está disponível (não dá para pedir para ele encontrar um restaurante japonês em São Paulo, por exemplo). Ou seja, um dos principais recursos do aparelho é oferecido no Brasil com limitações.

E a garantia, vale para o Brasil?
Segundo a Apple Brasil, a garantia do aparelho não é mundial. Ou seja, quem comprou lá não terá direito aqui.

Em qual país ele é mais barato?
Os Estados Unidos costumam ter o iPhone mais acessível. Mas lembre-se: o preço com plano de fidelidade cobrado nos EUA e o preço sem contrato são bem diferentes (cerca de 400 dólares, no caso iPhone 4, por exemplo). Clique aqui e veja os preços cobrados em dez paises/regiões.

Afinal, vale a pena comprar o iPhone 4S no exterior?
Quanto ao valor cobrado, sai mais barato, mas isso depende de onde você comprar e até do preço do dólar. E há a questão da garantia não ser mundial. Se ele custar 650 dólares desbloqueado nos EUA, por exemplo, com a moeda cotada a 1,85 real, sairá por mais de 1.200 reais, bem abaixo do que é cobrado no Brasil. Já na França, ele custa cerca de 630 euros, o que dá mais de 1.500 reais... Dependendo do que você tiver de bônus e do plano com a operadora, pode valer a pena comprar no Brasil.

E quanto ao limite para compras no exterior?

A Instrução Normativa 1059, que fala sobre as regras de bagagem vinda do exterior, permite trazer celulares (como o iPhone), câmeras fotográficas e players como o iPod livre de impostos, desde que o usuário consiga provar que adquiriu este produto para uso pessoal.

E o iPhone 4, que agora custa 99 dólares? Vale a pena?
Muita calma nessa hora. O iPhone 4 de 99 dólares é para quem fizer contrato com a operadora de dois anos nos Estados Unidos. Desbloqueado, ele custa nada menos que 550 dólares, mais de 1.000 reais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail