10 coisas que você não sabia sobre o Prêmio Nobel

Provavelmente você já ouvir falar do prêmio Nobel, que é uma referência ao inventor e químico sueco de nome Alfred

Foto: Nobel Prize
https://pcworld.com.br/10-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-o-premio-nobel/
Clique para copiar

Você sabe quem foi Alfred Nobel? Provavelmente você já ouvir falar do prêmio Nobel, que é exatamente uma referência ao inventor e químico sueco de nome Alfred, responsável por desenvolver diversos tipos de explosivos, como a dinamite.

O Prêmio Nobel foi criado após a morte de Alfred, porém, foi ele mesmo que criou o evento. Em seu testamento havia um requisito: usar o dinheiro para premiar anualmente as pessoas que mais contribuírem com o desenvolvimento da humanidade. Felizmente, isso acontece até os dias de hoje.

1. Uma notícia errada criou a ideia do prêmio Nobel

Em 1864, um jornal francês publicou sobre a morte de Nobel com o seguinte título “O mercador da morte está morto”, em referência às suas criações com explosivos. Porém, era seu irmão quem havia falecido. Nesse momento, Alfred começou a pensar que não gostaria de ser lembrado como o título da notícia o referenciou.

Alfred Nobel morreu em 1896 e, em 1901, o Prêmio Nobel começou a ser realizado. Desde então, a premiação é anunciada em outubro e a cerimônia acontece em dezembro.

2. Uma das premiações é realizada na Noruega

O Prêmio Nobel da Paz é realizado na cidade de Oslo, na Noruega, apresentado pelo presidente do comitê norueguês do Nobel. As outras premiações acontecem na Suécia, na cidade de Estocolmo, e apresentado pelo rei da Suécia. As decisões foram tomadas por Alfred, que deixou instruções em seu testamento.

3. Não há prêmio Nobel de economia

Não há um prêmio específico do Nobel para ciências econômicas, porém, o Banco da Suécia oferece um prêmio para as ideias de cientistas econômicos. O banco criou o prêmio em homenagem à Nobel.

4. O Prêmio Nobel acompanha dinheiro

O Prêmio Nobel é a maior premiação científica já criada pela humanidade e, além de um diploma e uma medalha de ouro, há também um valor em dinheiro para cada ganhador. Em 2019, o valor de US$ 910 mil será concedido aos ganhadores do prêmio.

5. Organizações podem ganhar o Prêmio Nobel da Paz

Não são apenas indivíduos que podem ganhar o Nobel da Paz, há também a possibilidade de organizações serem indicadas para a premiação. Porém, no caso dos outros prêmios, apenas pessoas físicas podem participar.

6. Cada prêmio pode ser divido por três pessoas

Os times podem conter até três indivíduos e, caso esse número exceda, o comitê vai escolher quem não participará da premiação. Caso a equipe seja formada por duas pessoas, o dinheiro será dividido igualmente, porém, com uma equipe de três pessoas o comitê escolhe os valores para cada um.

7. As pessoas não sabem quando foram nomeadas

O Prêmio Nobel mantém as informações de nominações em segredo. Os ganhadores não sabem que eles são nomeados até acordarem um dia e descobriram que foram premiados.

8. Não existe Prêmio Nobel póstumo

Gandhi, James Joyce e outras pessoas que já morreram nunca ganharam um Prêmio Nobel, e continuarão sem ganhar. Não existe uma premiação póstuma, porém, se você ganhar e morrer no meio do caminho, o prêmio continuará sendo seu.

9. Originalmente o prêmio seria entregue aos trabalhos do ano anterior

Originalmente o prêmio seria entregue aos trabalhos do ano anterior, porém, isso significava que não havia muito tempo para realizar testes. Por exemplo, em 1926 o cientista Johannes Fibiger supostamente descobriu que vermes parasitas causavam câncer em ratos, porém, anos depois descobriram que o suposto fato não era real.

Agora, o Nobel espera os testes para se certificar de que as informações são reais.

10. Os ganhadores têm obrigações para com o prêmio

Os vencedores do Nobel devem fazer uma palestra pública dentro de seis meses depois de receberem a premiação. Também existem outras obrigações para serem realizadas durante a semana da premiação, em Estocolmo. No final da semana há uma festa com música, comida e dança, com regras específicas de vestimenta, todos os ganhadores devem participar.

Fonte: MentalFloss

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site