Home > Dicas

10 dicas e truques do Windows para você fazer as coisas mais rápido

Porque cada segundo gasto mexendo com menus é um segundo desperdiçado

Brad Chacos, da PCWorld (EUA)

15/06/2019 às 16h40

Foto: Adam Patrick Murray/IDG

O tempo pode não ser necessariamente dinheiro, mas ainda importa. Cada segundo que você passa navegando pelos menus de contexto ou pelo Windows é um segundo em que você poderia fazer algo que adora. E com a maior parte da vida moderna ligada à tecnologia, esses segundos desperdiçados podem aumentar rapidamente.

Agora é hora de recuperar os segundos, minutos e horas perdidos. Essas dicas e truques simples do Windows 10 não são fascinantes e nem mesmo são novos, para ser honesto. Contudo, quando implantados juntos, podem otimizar seriamente seu fluxo de trabalho.

Ajuste seus programas de inicialização

Vamos começar onde tudo começa: quando o seu computador é inicializado. Aparentemente, cada programa que você instala é configurado por padrão para inicializar junto com seu PC. Alguns softwares, como o aplicativo de gerenciamento do seu teclado ou seu antivírus, merecem esse status elevado. Outros não. E todos os programas que ganham vida quando o Windows atrasa sua capacidade de usar seu sistema, especialmente se você ainda não fez o upgrade para um SSD.

Felizmente, é fácil controlar os programas iniciados com o Windows. Basta pressionar Ctrl + Shift + Esc ou procurar por "Gerenciador de Tarefas" para abrir o Gerenciador de Tarefas do Windows 10, em seguida, clique na guia Inicializar na parte superior. Lá, você verá todos os programas clamando por um lugar no centro das atenções de startups, completo com uma classificação de impacto estimada de baixa para alta. Se você quiser desativar algum, basta clicar em sua listagem e selecionar Desativar. Obviamente, isso significa que você precisará abrir o programa manualmente para ativá-lo a partir de agora.

Personalize sua barra de tarefas

Agora vamos começar a organizar as coisas um pouco melhor. Iniciar um programa preso à sua barra de tarefas do Windows 10 é sempre mais rápido do que procurá-lo no menu Iniciar ou na sua área de trabalho. Então você vai querer preencher o seu com o software e os arquivos que você mais usa.

Para fixar um programa na barra de tarefas, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção Fixar na barra de tarefas no menu de contexto exibido. Você também pode fazer isso no ícone de um programa quando ele aparecer na barra de tarefas depois de abri-lo. Você pode fixar páginas da Web frequentemente visitadas em sua barra de tarefas, salvando-as como um atalho no menu de configurações do navegador, clicando com o botão direito do mouse no atalho na área de trabalho e selecionando Fixar na barra de tarefas.

As pastas só podem ser fixadas no menu Iniciar, infelizmente. Você pode fixar arquivos específicos em sua barra de tarefas, mas o processo é um pouco diferente, o que nos leva à próxima dica…

Adote as listas de atalhos

Agora que você fixou seus programas mais usados ​​na barra de tarefas, está pronto para aproveitar as sensações conhecidas como listas de atalhos. Quando você clica com o botão direito do mouse em um ícone do programa na barra de tarefas, a maioria revela uma lista pop-up de seus arquivos abertos mais recentes para esse programa ou atalhos para tarefas comuns. É uma ótima maneira de voltar direto para um projeto sem a necessidade de pesquisar pasta após subpasta no Gerenciador de Arquivos do Windows.

Melhor ainda: se você sabe que vai voltar a um arquivo ou atalho específico, pode fixá-lo no topo da lista de atalhos passando o mouse sobre a entrada e clicando no ícone de alfinete que aparece à direita. Todos os arquivos para os quais você fizer isso aparecerão em uma nova seção "Itens fixos" na parte superior da lista de atalhos. Basta clicar novamente no ícone de um item para removê-lo.

Iniciar atalhos na barra de tarefas com atalhos de teclado

Mas estamos procurando velocidade. A menos que esteja convocando uma lista de atalhos para voltar rapidamente a um arquivo específico, até mesmo clicar nesses ícones na barra de tarefas pode ser acelerado, não clicando neles. Você pode abrir um programa na barra de tarefas sem precisar levantar a mão para o mouse.

Você costumava abrir programas específicos fixados em sua barra de tarefas pressionando a tecla Windows simultaneamente com um número associado ao local em que o programa está localizado à direita do menu Iniciar - pressionando Win + 1 para abrir sua primeira opção fixada, Win + 2 para abrir a segunda opção e assim por diante. Isso parece ter desaparecido no Windows 10, embora ainda funcione em versões mais antigas do sistema operacional.

Se você quiser usar o teclado para abrir programas fixados na barra de tarefas do Windows 10, pressione Win + T. Você verá uma caixa ao redor do primeiro item fixado à direita do menu Iniciar. Pressione Enter para abri-lo ou continue pressionando T para percorrer todos os programas fixados da esquerda para a direita.

Atalhos de teclado

Continuando com esse tema, os atalhos de teclado são maravilhosos para executar tarefas muito mais rápido do que você levaria clicando nos menus com um mouse. Se você é um novato em atalhos de teclado, veja alguns dos mais úteis:

  • Crtl + C: Copiar
  • Ctrl + X: corte
  • Crtl + V: Colar
  • Crtl + Z: Desfaz a última ação (essas dicas do Crtl funcionam com a maioria dos softwares)
  • Alt + Tab: percorre os programas abertos
  • Win + Tab: veja todo o programa aberto em uma base por monitor, invocar linha do tempo do Windows
  • Tecla do Windows: Abrir pesquisa
  • Windows + E: abra o File Explorer
  • Windows + Print Screen: Faz uma captura de tela e salva na sua pasta Imagens
  • Windows + I: abra as configurações do Windows

Atalhos de teclado personalizados

Você não precisa parar com os atalhos de teclado nativos do Windows 10. Você também pode criar atalhos de teclado personalizados para abrir programas rapidamente.

Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no aplicativo e selecione Criar atalho. Você verá um novo ícone com o mesmo nome do programa, mas com "atalho" no final. Clique com o botão direito do mouse no atalho do programa e selecione Propriedades. No menu pop-up exibido, selecione a guia Atalho, clique no campo Chave de atalho e pressione a tecla alfanumérica que você deseja associar ao programa. Clique em OK para salvar a alteração. O Windows atribuirá a tecla Crtl + Alt + <chave de sua escolha> como o atalho de teclado para abrir esse programa.

Esse truque pode ser seriamente útil para organizar programas que você usa com frequência, mas não com o suficiente para fixar na sua barra de tarefas. Eu gosto de usá-lo para os inúmeros lançadores de jogos instalados no meu PC, associando a letra do atalho do teclado à primeira letra do nome do lançador do jogo.

Encerre tudo

Se você estiver abrindo programas e arquivos à toa, poderá se afogar em janelas abertas. Não tema: o Windows fornece várias maneiras de limpar o deck quase instantaneamente, retornando seu foco para a tarefa em questão.

Meu comando favorito? Clique e segure a barra de título na parte superior do programa em que você está trabalhando e, em seguida, faça uma agitação vigorosa. Todas as outras janelas serão minimizadas na barra de tarefas. Pressionar o Windows + Home realiza a mesma coisa. Como alternativa, se você quiser minimizar tudo e revelar sua área de trabalho, basta pressionar Windows + D no teclado ou clicar na faixa quase invisível totalmente à direita da barra de tarefas, além da bandeja do sistema e do centro de notificações.

Supercarregar o menu Enviar para

Manter-se organizado é fundamental para trabalhar de forma eficiente. Você pode usar a opção Enviar para o menu de contexto do botão direito para manter sua casa virtual limpa, embora isso exija a alteração do menu para atender às suas necessidades específicas. Fazer isso é rápido e vale a pena.

Comece criando atalhos para as pastas mais usadas. (Eu gosto de criar um atalho para minha pasta de trabalho da PCWorld, por exemplo). Uma vez feito isso, abra o File Explorer e digite shell: sendto na barra de localização no topo. O File Explorer irá revelar uma lista das opções que aparecem no menu Enviar para. Basta arrastar os atalhos criados anteriormente para esta pasta. Na próxima vez que você clicar com o botão direito do mouse em um item e invocar o menu Enviar para, essas pastas serão listadas como opções.

Acesso rápido ou Este PC?

Enquanto estiver no Explorador de Arquivos, talvez você queira alterar o local em que ele é aberto. O Windows 10 mudou as coisas tendo o padrão do Gerenciador de Arquivos como Acesso Rápido, uma exibição dos arquivos usados mais recentemente e das pastas usadas com mais freqüência. Soa mais fácil, certo? Nem tanto, se você já está aproveitando as listas de atalhos na sua barra de tarefas. Se você configurou seu sistema conforme descrito neste guia, é muito mais provável que você explore o File Explorer para procurar itens usados com pouca frequência, o oposto do que o Acesso rápido fornece.

Felizmente, você pode alterar a forma como o File Explorer se comporta e abri-lo para a interface "Este Computador", onde você pode começar a pesquisar as subpastas em seus discos rígidos. Para fazer isso, abra o Gerenciador de arquivos, clique na guia Exibir e, em seguida, clique em Opções. Uma única opção, Alterar pastas e opções de pesquisa, será exibida; selecione-o. No pop-up convocado, abra a guia Geral, clique na lista suspensa “Abrir o File Explorer para” na parte superior e selecione Acesso rápido ou Este computador.

Energizar

Por fim, depois de dominar esses truques simples, mas secretos, você poderá economizar ainda mais tempo explorando o mundo exótico das ferramentas avançadas do Windows. Ferramentas secretas de entusiasta como Timeline, Compartilhamento nas proximidades, Nuvem de área de transferência, Storage Sense e God Mode podem ajudar você a otimizar ainda mais seu fluxo de trabalho.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail