Home > Dicas

10 dicas para navegar melhor na web com seu iPhone

Aprenda a explorar os recursos do Safari para o smartphone da Apple e acesse sites mais rápido, compartilhe endereços e gerencie os favoritos de maneira inteligente

Macworld/EUA

11/05/2009 às 12h23

Foto:

Navegação na Web
Se você já usou o Safari no Mac ou no PC, vai achar a versão para iPhone do navegador web da Apple ao mesmo tempo familiar e estranha. Apesar de não fazer tudo que seus congêneres para desktop fazem —por exemplo, não suporta Flash — o Safari no iPhone permite que você veja praticamente qualquer site, preencha formulários e faça buscas na web. Mas, por causa da interface simplificada do iPhone, alguns recursos do Safari não são nem um pouco óbvios.

>Acompanhe a Macworld Brasil no Twitter

Fundamentos do Safari
Quando você toca no ícone do Safari na tela de Início, aparece uma versão miniatura do navegador web da Apple. No alto da janela do Safari há uma barra de navegação com um campo de endereço à esquerda e um campo de busca à direita. Do lado direito do campo de endereço você encontra uma seta circular para recarregar a página atual. Na parte de baixo da tela há uma barra de ferramentas com cinco ícones: setas para voltar e avançar, um sinal de mais (+) para adicionar a página atual à lista de favoritos, o ícone de um livro para ver os favoritos existentes e o histórico de navegação e um ícone de páginas empilhadas para abrir e navegar por múltiplas páginas.

iphone-safari300

Versão do Safari para iPhone traz algumas limitações

1) Olhe antes de saltar
Se você quiser ver onde um link o levará antes de segui-lo, mantenha o link pressionado com a ponta do dedo em vez de simplesmente tocar nele. Um balão de informação exibe a URL subjacente.

2) Visite sites mais rápido
Para visitar uma página web, toque dentro da barra de endereços no alto da janela. O teclado do iPhone se abrirá na parte inferior da tela. Quando você começa a digitar uma URL, o Safari mostra uma lista de sites correspondentes nos seus favoritos e no histórico. Toque em um destes itens na lista para abrir esta página. Ou digite a URL inteira e toque em Ir. Quando você está inserindo URLs, o teclado do Safari oferece botões úteis para inserir um ponto (.), uma barra (/) e o a extensão .com. Se você mantiver o botão .com pressionado, outras opções de extensão aparecerão, incluindo .org, .edu e domínios com códigos de países que correspondem aos idiomas adicionais que você acrescentou ao teclado (veja “Extensões Ocultas”).

Quando uma página está carregando, a seta circular se transforma em um X. Toque neste X para parar o processo de carregar. É uma maneira prática de interromper o Safari se você descobrir que escolheu sem querer o site errado ou se o site está levando um tempo excepcionalmente longo para carregar.
 
À medida que você rola uma página para baixo, a barra de navegação desaparece do alto da tela. Para entrar um novo endereço web rapidamente, toque na barra de status no alto da tela, trazendo de volta a barra de endereço. Você pode editar a URL que já está no campo de endereço tocando nela ou limpar rapidamente o campo de endereço tocando no botão X localizado na extremidade direita da barra de endereço.

Se você prefere buscar na web, toque no campo de busca à direita do campo de endereço. Digite o termo para consulta e pressione o botão Google. Por padrão, o iPhone utiliza o Google para buscas na web, mas você pode mudar para o Yahoo! Pressione o botão Ajustes na tela de Início, selecione Safari e depois Buscador e toque em Yahoo!.

3) Navegação em  páginas
Quando você está visualizando uma página web, o Safari funciona como qualquer navegador— mas você tem que fazer muita rolagem e dar muito zoom por causa da tela menor do iPhone.

Você pode rolar para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita arrastando o dedo pela página na direção desejada. Pressione e deslize o dedo rapidamente e a página rolará; toque na tela para parar o movimento ou deixe a tela parar sozinha. Para ampliar uma parte específica da tela, coloque dois dedos juntos nela  e depois afaste-os em uma espécie de “beliscão” invertido. Faça o movimento contrário para reduzir.

Você também pode ampliar uma parte determinada da página web com um duplo toque nesta área; repita o duplo toque para reduzir. Este truque funciona melhor em páginas com colunas e layouts no estilo tabela.

Na maioria dos casos, o Safari apresenta as páginas muito bem. O texto é surpreendentemente nítido até nos menores tamanhos. Na realidade, no iPhone conseguimos ter texto em tamanhos que ficariam pouco maiores que uma mancha nos nossos computadores laptop ou desktop.

O lado negativo é que, atualmente, o Safari no iPhone não suporta Flash nem Java. Haverá páginas com conteúdo que você não poderá ler. Você verá um erro. Embora o iPhone tenha um programa YouTube integrado que permite navegar por conteúdo do YouTube codificado no formato H.264, por exemplo, se você usar o Safari para ir ao site real do YouTube e tentar assistir um vídeo que só está disponível no formato Flash, verá um erro que diz que você tem uma “versão antiga do Flash Player da Macromedia” instalada.

Quando estiver lendo uma página web, toque em qualquer link para saltar imediatamente para esta página. Como faz em qualquer navegador, você pode usar os botões de avançar e voltar para navegar entre páginas. Toque em um link de e-mail para abrir uma nova mensagem no programa Mail do iPhone (se você tiver mais de uma conta de e-mail, o iPhone usará sua conta padrão para enviar a mensagem). Da mesma forma, toque em um link de um mapa para abrir o programa Mapas do iPhone com o destino já especificado.

Se você tocar em um link para um arquivo de áudio (AAC ou MP3 até 320 Kbps, Audible, Apple Lossless, WAV ou formato AIFF) ou arquivo de vídeo (H.264 ou MPEG-4), o Safari executará a mídia no navegador.

Caso precise inserir texto em um campo em uma página, toque nele. O Safari amplia o campo de texto e depois abre o teclado na tela. Neste modo de entrada de texto, os botões Anterior e Próximo permitem que você mova rapidamente entre campos de texto sem ter que reduzir. Algumas páginas possuem caixas interativas para selecionar datas e outras opções de formulário.

Se você se deparar com uma lista ou caixa de rolagem em uma página web — ao escrever um comentário em um blog, por exemplo — descobrirá que rolar com apenas um dedo não resolve (assim você rola a página inteira). Em vez disso, amplie a caixa e use dois dedos para rolar através dela.

++++

4) Compartilhe sites
Se você quiser enviar a um amigo a URL de uma página web que está vendo, toque no sinal de mais (+) na parte inferior da página e depois em Enviar o Link Desta Página por E-mail. Uma nova mensagem de e-mail contendo a URL abrirá no Mail. Basta escolher o(s) destinatário(s), acrescentar os comentários desejados e tocar em Enviar.

5) Abra vários sites
O Safari permite que você tenha até oito páginas web abertas simultaneamente. Para abrir uma nova página sem fechar a atual, toque no ícone de páginas no canto inferior direito da tela e depois em Nova Página. Uma nova janela do Safari abrirá e virá para frente. Quando há mais de uma página aberta ao mesmo tempo, o ícone de páginas exibe o número de páginas abertas. Para alternar entre as páginas abertas, toque no ícone de páginas. Você verá pré-visualizações em miniatura de cada página. Arraste o dedo para a esquerda ou a direita para percorrer as páginas abertas.

Um toque no X vermelho no canto superior esquerdo fecha uma página. Um toque em qualquer outro lugar na página  traz a página para frente. Infelizmente, ao contrário da versão completa do Safari, a versão para o iPhone não permite que você abra um link diretamente em uma nova janela.

6) Domine seus favoritos
O Safari no iPhone, como todos os navegadores da web, inclui o recurso Favoritos, que possibilita salvar as URLs dos web sites visitados com freqüência para acesso rápido depois.

Para marcar uma página web como favorito, toque no sinal de mais (+) à esquerda da barra de endereço. Surge a tela Adicionar Favorito. Nela você pode editar o nome da página — para refletir melhor o conteúdo ou simplificar um nome longo — e escolher onde o favorito residirá em suas pastas de favoritos. Para inserir o novo favorito em uma pasta existente, toque na seta à direita da palavra Favoritos e depois na pasta desejada na lista hierárquica fácil de navegar que aparece. Ao concluir, toque em Salvar.

Para abrir uma página que está na lista de favoritos, toque no ícone de favoritos (o livro aberto) na barra de ferramentas embaixo. Selecione um favorito para abri-lo ou toque em uma pasta para navegar pelos seus favoritos. Um botão de seta para trás no canto superior esquerdo conduz você um nível acima na hierarquia dos favoritos.

Você também pode percorrer seu histórico no Safari via tela Favoritos. Depois de tocar no ícone de favoritos, vá para o nível mais alto da lista de preferidos (talvez você tenha que pressionar o botão de seta para trás algumas vezes para chegar lá). No topo da lista você deverá ver a pasta Histórico. Basta tocar nela para obter uma lista de todas as páginas visitadas recentemente. Embora você não possa apagar sites individuais da lista de histórico, pode esvaziar a lista completamente tocando no botão Limpar.

Usar favoritos é muito mais simples do que digitar as mesmas URLs repetidas vezes. Por isso, você vai querer marcar sites como favoritos regularmente. Para manter algo semelhante a uma ordem — e evitar a criação de uma lista de sites excessivamente longa — é preciso arregaçar as mangas e organizar os favoritos.

Enquanto se desloca, você pode usar a tela Favoritos do iPhone para editar, apagar, reorganizar e renomear seus favoritos. Toque no botão Editar na parte de baixo da tela Favoritos para entrar no modo de edição. Aqui você pode apagar qualquer favorito ou pasta — exceto as pastas Histórico, Barra de Favoritos e Menu Favoritos — tocando no sinal de menos (–) pelo nome

Se você quiser editar uma URL (por exemplo, se marcou como favorito uma página específica em um site, mas, na verdade, queria marcar a página inicial), toque no título de um favorito na tela Editar. A tela resultante também lhe permite reposicionar o favorito em uma nova pasta.

Caso você apenas deseje mover um favorito para uma posição mais acima ou mais abaixo na pasta atual — por exemplo, colocar o site mais visitado no topo da lista — basta arrastar o ícone no menu para a direita do nome do favorito no novo local. (Infelizmente, você não pode arrastar um favorito para dentro de uma pasta desta maneira.) Você também pode criar uma nova pasta para futuros favoritos pressionando o botão Nova Pasta.

iphone_300
iPhone: gerenciar os favoritos do celular via desktop é bem mais fácil

7) Gerencie no desktop
Embora o iPhone lhe dê a maioria das ferramentas de que você precisa para gerenciar seus favoritos em trânsito, uma opção mais fácil é usar o navegador web no Mac ou PC para editá-los e organizá-los. O iTunes permite que você sincronize favoritos com a versão desktop do Safari ou do Internet Explorer no Windows ou Safari no Mac (os usuários do Windows podem obter o Safari em apple.com/safari). Para isso, plugue o iPhone no computador e abra a tela de ajustes do iPhone no iTunes.

Clique na aba Info e role para a seção do navegador web. Aqui você encontrará uma opção para sincronizar favoritos. Após a ativação, as mudanças que você fizer no navegador web serão refletidas nos favoritos no iPhone da próxima vez que você sincronizar (alterações feitas no iPhone também serão sincronizadas com o navegador do seu computador).

Isso significa que, ao ver um site interessante relacionado ao iPhone no seu computador, adicioná-lo aos Favoritos do seu navegador é a maneira mais fácil de colocar a URL no iPhone. Na realidade, recomendamos que você crie uma nova pasta de favoritos à qual só acrescentará os sites visitados com mais freqüência no iPhone. Considerando-se que pressionar o botão Favoritos no iPhone sempre exibe a pasta de sites preferidos que você viu da última vez, poderá acessar seus sites prediletos sem ir a uma pasta diferente.

8) Crie um web clip
Os web clips são ícones personalizados na sua página inicial que vão diretamente para uma página web marcada como favorito. Quando você toca em um ícone, ele ativa o Safari automaticamente e leva você para este site. Para criar um web clip, vá à página que você quer no navegador e toque no botão do sinal de mais (+) na barra de ferramentas embaixo. Pressione o botão Adicionar à Tela de Início e escolha um nome para o novo atalho. Toque em Adicionar e você retornará à tela de Início, onde seu novo web clip aparecerá no primeiro local disponível. Por padrão, o iPhone usa como ícone uma imagem em miniatura da página web transformada em clipe. Entretanto, os web sites podem gerar um ícone personalizado para o iPhone usar.

9) Feeds RSS
A versão do Safari para iPhone também inclui um leitor de RSS funcional, apesar de muito básico. Quando você entra a URL ou clica no link para um feed RSS, o Safari o reconhece automaticamente como um feed e o exibe como uma lista de cabeçalhos com um resumo de cada artigo em duas linhas. Você pode tocar em qualquer item para ver o cabeçalho inteiro e o resumo. Toque no resumo para ir diretamente ao artigo completo.

Você também pode marcar feeds RSS como favoritos, facilitando visualizar rapidamente os cabeçalhos dos seus sites prediletos. Os feeds RSS, normalmente, são menos atulhados e mais fáceis de ler do que as páginas web de notícias padrões. Entretanto, ao contrário da versão desktop do Safari, o recurso RSS no iPhone não verifica automaticamente os feeds RSS (é necessário tocar na seta circular para ver novas histórias postadas), nem avisa sobre artigos não lidos em um feed.

Se você quer funcionalidades RSS mais avançadas, considere baixar um dos aplicativos RSS de terceiros disponíveis. Atualmente, nosso preferido é NetNewsWire (gratuito, macworld.com/3749). Sempre que você tiver tempo livre, pode navegar rapidamente por novos artigos RSS e separar os interessantes para ler depois. Da próxima vez que você rodar o NetNewsWire no seu Mac, o status lido/não lido de cada artigo –junto com os clippings – será sincronizado com seu Mac, permitindo que você retome exatamente de onde parou.

10) Ajuste as configurações do Safari
Para acessar os recursos básicos de privacidade do Safari, pressione o botão Ajustes na tela de Início do iPhone e toque no Safari.

JavaScript
– Em geral, o JavaScript é utilizado para disponibilizar recursos úteis em páginas web, mas ele pode comprometer a segurança, forçar o aparecimento de janelas pop-up e subverter o comportamento normal de links e do botão para retroceder e avançar, entre outras coisas. Você pode optar por desativar o JavaScript aqui.

Plug-ins – Se você quiser impedir o Safari de exibir vídeo automaticamente em páginas web, ajuste para desativado.

Bloquear Pop-ups – Ative esta opção, e o Safari bloqueará janelas de pop-up irritantes — normalmente, anúncios. Esta configuração não bloqueia pop-ups iniciados pelo usuário, ou seja, aqueles que aparecem quando você clica em um link. Ele bloqueia apenas os antipáticos que surgem quando você fecha uma janela ou quando um site carrega pela primeira vez..

Aceitar cookies – Cookies são pequenos arquivos armazenados no computador — neste caso, no iPhone — que contêm informações determinadas por um site para uso futuro: por exemplo, a data e a hora de sua última visita, sua identidade (para que você não precise fazer login da próxima vez que visitá-lo) ou suas preferências em relação ao site. Esta configuração lhe permite decidir se o Safari deve rejeitar cookies totalmente, aceitar cookies de qualquer site ou servidor ou aceitar cookies apenas dos sites nos quais você navega intencionalmente.

Limpar histórico – Selecione esta opção para limpar a lista de sites que você visitou recentemente. Equivale a pressionar o botão Limpar na lista de histórico da tela Favoritos.

Limpar cookies – De uma maneira geral, os cookies não são nocivos. Mas, se você está preocupado com sua privacidade, pode usar este recurso para apagar todos eles de tempos em tempos. Infelizmente, ao contrário do Safari no Mac ou no PC Windows, a versão para o iPhone não permite eliminar cookies individuais: é tudo ou nada.

Limpar cache – Se o Safari trava com frequência ou carrega páginas particularmente devagar, esvaziar o cache do navegador pode ser a solução.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail