Home > Dicas

10 dicas para ser mais produtivo no uso do iPhone

Atalhos simples podem tornar o dia a dia mais ágil e organizado

Jonny Evans, Computerworld/EUA

09/11/2018 às 10h00

Foto: Shutterstock

O melhor de tudo nos produtos da Apple é que você pode começar a usá-los efetivamente tão logo os tire da caixa, mas quanto mais souber como controlá-los, mais úteis eles se tornarão. Na lista a seguir, separamos algumas dicas que podem ajudar a potencializar o uso do seu telefone no dia a dia.

A surpreendente dica da calculadora
Quando você insere um número incorreto na calculadora, não precisa começar tudo de novo, apenas deslize para a esquerda ou para a direita na tela de entrada da calculadora.

Acesse o e-mail
Você pode usar as caixas de correio do e-mail (e adicionar/subtrair delas no menu Mail> Mailboxes> Editar, onde pode adicionar algumas seleções úteis que você normalmente não vê).

Você também pode alternar rapidamente entre as caixas de correio digitando palavras como "sinalizada", "não lida", "enviada", "lixo" no campo "Pesquisar". As caixas de correio relevantes serão exibidas como uma opção abaixo da barra de pesquisa. (Dica adicional: esta é uma boa maneira de navegar pelo e-mail rapidamente quando está no modo Acessibilidade).

Use o VIP
Abra as caixas de correio do Mail, toque em Editar e depois em Adicionar VIP. Você verá sua nova caixa postal VIP. Olhe de perto e você verá um botão "I"  (para informações) circulado, que você deve tocar. Quando fizer isso, estará na sua lista VIP. Toque em Adicionar VIP e pode adicionar os contatos dos quais você realmente não quer perder mensagens (chefe, filhos, colegas importantes, médico, etc).

Role para baixo até o final da lista VIP e você pode atribuir Alertas VIP - Eu gosto de configurar meu iPhone para mostrar visualizações de itens recebidos de contatos VIP, mas somente quando meu dispositivo está desbloqueado, para impedir que outras pessoas monitorem minhas comunicações mais importantes.

Tratamento de chamadas
A ligação chega e você não pode atender? Toque em Mensagem na tela de chamadas recebidas e pode escolher uma mensagem de texto para informar ao interlocutor que você não pode atender agora.

Viva voz
Quer falar com um dos seus contatos no viva voz? Basta pedir à Siri para ligar para esse contato e terminar a solicitação com as palavras “no viva voz”.

Alternar apps
Há muitas maneiras de alternar entre aplicativos no iPhone, mas eu gosto dessa: se o seu dispositivo for compatível com o Force Touch, basta pressionar e segurar na extremidade esquerda da tela para abrir o App Switcher. Você pode passar o dedo entre os aplicativos.

Para isso, deslize por meio deles rapidamente. O que é legal sobre isso é que os apps que você usou recentemente são os primeiros que verá. (Usuários do iPhone X devem deslizar para cima a partir da borda inferior da tela para obter a funcionalidade).

Carregue bateria mais rápido
Mude o seu iPhone para o Modo Avião ao recarregar. Dessa forma, ele carregará mais rápido.

Ponto
Toque duas vezes na barra de espaço para adicionar o ponto final.

Pesquisa de palavras do Safari
Procurando por uma palavra específica em um site no Safari? Basta digitar essa palavra na barra de pesquisa e rolar para baixo até a seção “Nesta página” para localizar cada instância dessa funcionalidade na página.

Diga o que você precisa
A Siri recebe críticas demais, mas ela pode ser realmente útil. Você pode até conseguir saber quem está ligando quando uma chamada chegar e estiver usando fones de ouvido. Ative esse recurso no iPhone em Ajustes> Telefone> Anunciar Ligações, escolha Somente Fones de Ouvido. Isso é um atalho legal se você estiver usando AirPods no momento.

Você também pode pedir à Siri para lembrá-lo sobre páginas ou e-mails que precisa ler. Ou peça para marcar uma reunião com um contato conhecido e nomeado em um determinado momento e ela criará um item de calendário e um convite por e-mail.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail