Home > Dicas

10 dicas para usar recursos ocultos do iTunes

Veja como acessar rapidamente funções "escondidas" nos menus contextuais do player da Apple e usar melhor suas listas de música

Macworld/Reino Unido

02/05/2011 às 16h22

Foto:

Grande parte dos usuários do player da Apple não faz ideia de como podem ser poderosos os menus contextuais do iTunes. Como aqueles que usam Mac estão menos acostumados com menus contextuais em relação aos usuários de Windows, alguns nem mesmo sabem que eles existem. Separamos 10 dicas sobre procedimentos que podem ser feitos mais rapidamente a partir dessa interface.

Vale lembrar que, para ativar um menu contextual, o usuário deve colocar o cursor sobre uma faixa, por exemplo, e dar um Control+clique (ou clique com o botão direito) para revelar a interface.

1. Crie listas de reprodução no Genius
Ao selecionar uma música, é possível ativar o Genius a partir do menu contextual; para isso, basta clicar em Iniciar Genius no menu e o iTunes irá criar uma lista de reprodução do recurso com as músicas da biblioteca, baseado nesta faixa que foi selecionada.

2. Adicione ao iTunes DJ
Enquanto navega na biblioteca, você pode querer adicionar algumas músicas para o iTunes DJ para ouvir mais tarde ou organizar a playlist de uma festa, por exemplo. Isso pode ser feito ao arrastar as músicas para o ícone do iTunes DJ na barra lateral. Contudo o menu contextual também é uma alternativa; a opção “adicionar ao iTunes DJ insere os itens selecionados no fim da lista, enquanto que Reproduzir Seguinte no iTunes DJ coloca as canções escolhidas no topo da lista e começa imediatamente a tocar a primeira faixa.

3. Obtenha informações
Ao clicar em Obter Informações, o iTunes irá exibir uma janela com detalhes sobre a música correspondente (ou faixas, caso tenha selecionado mais de uma). Neste caso, para ser honesto, é realmente mais fácil pressionar Command+I para trazer a janela com os detalhes sobre o arquivo.

 

menusitunes01.jpg

O iTunes exibe diversas informações sobre a faixa, desde seu tamanho em disco, à taxa de bits e até a capa do CD

4. Avalie as músicas
No item Classificação do menu, há um sub-menu que revela as opções de notas entre uma e cinco estrelas; por padrão, o item Nenhuma fica selecionado. Para dar uma nota a essas músicas, basta clicar em uma dessas classificações.

5. Ping
Se você for um dos poucos usuários da rede social  Ping (principalmente porque é necessário uma conta na App Store americana para utilizar o serviço), há algumas opções como Gostar e Postar que são acessadas também a partir do menu contextual, além da possibilidade de Mostrar o Perfil do Artista, caso este esteja disponível.

Ao escolher Postar, o iTunes mostra uma janela na qual o usuário insere comentários, sem mostrar a tela do Ping ou interromper a música. Note que caso você não tenha uma conta na Ping ou se  eles estiver oculto nas Preferências do iTunes, esses itens do menu não serão mostrados. 

6. Mostre o arquivo de uma música no Finder
Quer ver o arquivo em si ou em que pasta fica qualquer música da sua biblioteca do iTunes? O item Mostrar no Finder faz surgir uma janela com o local exato da faixa.

7. Obtenha a arte do álbum
Caso o usuário não tenha imagens do disco de uma certa música, escolha Obter Capa do Álbum no menu para fazer com que o iTunes busque a imagem da capa do CD. Mas, se a Apple não vender esse conteúdo ou se as tags não forem compatíveis com as da iTunes Store, a capa pode não ser encontrada.

8. Reinicie o contador de reproduções
O iTunes grava a quantidade de vezes que cada faixa é tocada. Selecione uma ou mais faixas e, em seguida, clique em Redefinir Contagens no menu contextual para que o número de reproduções volte ao zero. 

 

menusitunes02.jpg

O usuário pode, a partir do menu, reiniciar a contador de reproduções de uma ou mais faixas da biblioteca

9. Adicione faixas a uma lista de reprodução
Selecione uma ou mais faixas e, no menu contextual, vá em Adicionar à Lista; isso leva o usuário a um sub-menu que mostra todas as listas de reprodução disponíveis. Escolha a lista desejada e o iTunes irá adicionar as faixas ao final da playlist.

10. Saiba em qual lista de reprodução está uma determinada música
Não tem certeza se colocou a música na playlist? Ao navegar no item Mostrar na Lista, há um menu que exibe em quais listas está inserida a música. No entanto, há limites para isso: caso o usuário tenha pastas na barra lateral do iTunes para abrigar suas listas de reprodução, serão mostradas as pastas e as playlists que encontram-se nas mesmas.

Caso tenha selecionado uma faixa de uma playlist – ou seja, e não da biblioteca de músicas – esse menu não irá exibir a lista de reprodução correspondente, mas sim a pasta na qual a lista está localizada.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail