Home > Notícias

10 motivos para baixar o novo iOS 4

Listamos as principais razões, entre os 100 novos recursos do sistema operacional para iPhone e iPod; atualização já está disponível e é gratuita

PC World/EUA

21/06/2010 às 15h51

Foto:

O sistema operacional iOS 4, que foi lançado hoje (21/6), para os usuários de iPhone e iPod Touch, traz um pacote de novos recursos que justificam o upgrade. Como o iPhone 4 ainda deve demorar para chegar ao Brasil, o iOS 4, antes conhecido como iPhone OS 4, deve dar uma carga extra ao seu iPhone atual, com novos truques, até que o novo telefone chegue por aqui. A atualização é gratuita.

Antes de começarmos com os benefícios do novo sistema, um triste lembrete aos usuários do iPhone e iPod Touch originais: não será possível realizar o upgrade para o iOS 4, já que a Apple diz que o hardware nesses aparelhos não é suportado. Os donos do iPhone 3G conseguirão realizar a atualização, mas alguns dos recursos abaixo não estarão disponíveis, como  a aguardada multitarefa.

Saiba mais:

Vídeo - testamos o iOS 4

Com iOS 4, usuários da Tim podem usar o iPhone como modem

Apple libera atualização para iOS 4

Além disso, se você possui um iPad (que roda o iOS 3.2), o novo sistema só chega em setembro. E muitos recursos apenas para iPad agora estão disponíveis no iOS 4. Aqui seguem alguns dos novos e úteis recursos do novo sistema.

ios4390

iOS 4: basta arrastar um ícone sobre o outro para criar uma pasta

Pastas mais espertas
Por mais simples que possa parecer, esse recurso ainda não estava presente no iPhone. O recurso das pastas no iOS 4 vai ajudá-lo a deixar mais organizada sua tela inicial, permitindo que você compile até 12 aplicativos em um único local.

Para acessar as pastas, entre no modo de customização (toque em um ícone até que todos os comecem a se mexer), deslize qualquer ícone sobre o outro e uma nova pasta é criada. Você pode renomear o diretório como quiser, mas o iOS 4 também vai sugerir um nome de pasta se os aplicativos agrupados pertencerem a uma mesma categoria (como games, utilitários, viagem, etc). 

Papéis de parede em todos os lugares
O iOS 4 permite que você crie um papel de parede (wallpaper) não apenas para a tela de bloqueio (lock screen) – como disponível antes, mas também para a tela inicial. Como no iPad, você terá a opção de selecionar uma imagem diferente para a tela inicial e de bloqueio, ou poderá usar a mesma imagem em ambas. No entanto, não há como ajustar um wallpaper para cada uma de suas telas iniciais.

Melhorias para e-mail
A primeira que você vai perceber no app Mail no iOS 4 é a caixa de entrada unificada. Os usuários vão multiplicar suas contas de e-mail com esse recurso, há muito tempo esperado.

Também há suporte para mensagens enfileiradas, para que você possa facilmente ficar atualizado nas conversas (cada discussão possui uma entrada única que você pode tocar e expandir). Um grande benefício para os usuários corporativos também será o suporte para múltiplas contas Exchange, já que só era permitida uma por aparelho até então.

Verificação ortográfica
Ao lado da prevista digitação no iPhone, as correções de texto estavam faltando, mas esse problema está resolvido com o iOS 4. Palavras mal escritas serão sublinhadas com uma linha vermelha recortada, e, quando tocadas, serão exibidas correções de sugestão. Esse recurso funciona em todo sistema, incluindo os apps Mail e Notes.

Busca por SMS e contador de caracteres
Você pode buscar por mensagens SMS no iOS 4, assim como é possível fazer com e-mails no app Mail. Apenas dê um toque no topo da tela principal de mensagens e uma barra de busca será revelada. Também é exibido um contador de caracteres, para que você possa ficar de olho no tamanho do seu SMS.

Criação e edição de playlist no iPod
O iOS 4 também traz alguns novos avanços ao app iPod. Você poderá ver uma nova barra de controle de música na parte mais baixa da tela, enquanto estiver ouvindo música no background. Também existe a habilidade de criar e editar playlists em seu iPhone com o iOS 4, que é sincronizado com o iTunes quando conectado com o seu computador.

Trava de orientação
A tela do iPhone não vai mais rodar irritantemente quando você estiver deitado na cama lendo. O novo sistema traz um recurso de trava de orientação de software, que pode ser acessado ao se tocar duas vezes no botão Home e então dar um toque para a esquerda (da mesma maneira que você acessa os controles do iPod).

iBooks
Com o aplicativo, você poderá sincronizar sua já existente biblioteca iBooks (livros comprados pelo iPad) e também adicionar arquivos PDF a ela. O iBooks ficará sincronizado com a parte onde você parou de ler no seu iPad (e vice-versa). É preciso realizar manualmente o download do programa na App Store.

Suporte para teclados Bluetooth
O iOS 4 agora permite que você utilize qualquer teclado Bluetooth compatível e para digitar textos grandes.

Multitarefa
Essa é a novidade mais esperada do iOS 4. Em primeiro lugar, os desenvolvedores terão de atualizar seus apps para serem compatíveis com a multitarefa (multitasking) do sistema. Teoricamente, você poderá usar o Pandora no background enquanto joga um game ou receber uma ligação do Skype enquanto lê um e-mail.

Para acessar seus aplicativos abertos, dê um toque duplo no botão Home e os ícones dos apps rodando ao fundo serão exibidos na parte mais baixa da tela. Toque no app que quer abrir e você está dentro.

Com a multitarefa, o Wi-Fi não vai mais desconectar quando seu iPhone estiver travado, para que você possa receber ligações e notificações de apps que funcionam apenas com wireless (como Skype).

Mais cinco melhorias dignas de nota:

- Zoom digital 5X para a câmera

- Toque na tela para focalizar um vídeo

- Sugestão no Safari e busca universal

- Calendário de aniversários

- Locais e eventos no app Photos

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail