Home > Notícias

10 pequenas mudanças que fazem toda diferença no Mountain Lion

Sistema mais recente da empresa traz diversos novos aplicativos e recursos, porém algumas alterações menores no software também merecem sua atenção

Macworld/EUA

23/02/2012 às 17h29

Foto:

Há diversas mudanças notáveis no Mountain Lion, que deve chegar até o meio do ano no mercado, juntamente com a adição de diversos recursos como aplicativos do iOS (incluindo Messages, Lembretes, Notas), a Central de Notificações e o Gatekeeper, que funciona como um reforço na segurança. No entanto, algumas pequenas mudanças no sistema chamam bastante atenção. Separamos dez dessas alterações sutis que farão grande diferença no novo sistema operacional para Macs. 

Leia mais

Primeiras impressões: testamos o novo sistema Mountain Lion
Saiba quais apps mudam de nome com a chegada do Mountain Lion

Compartilhe de qualquer lugar

O botão Share (Compartilhar) do Mountain Lion - baseado na funcionalidade homônima do iOS - está praticamente em todo o software. Ele está integrado ao Safari, Pré-Visualização, e até no canto superior das aplicações, através do menu Open. Além disso, opções de compartilhamento como Twitter e Email estão disponíveis até no menu contextual de determinados programas (acessados através do clique direito do mouse). A mensagem é clara: a Apple quer que o usuário compartilhe tudo, de modo simples e rápido. 

Muitos computadores, uma conta

A Apple permitirá que os usuários sincronizem suas contas em outros computadores. Pode não ser uma ferramenta tão abrangente quanto o recurso do iOS, que permite fazer uma restauração de um backup do iCloud, no entanto qualquer tipo de paridade de contas entre máquinas é sempre bem-vinda.

novidadesml01.png
Botão de compartilhamento está na maioria dos apps do sistema  

 

Documentos do iCloud
Apesar de a companhia de Cupertino não mostrar sinais de que vai abandonar o sistema de arquivos clássico do Mac, haverá uma nova opção no Mountain Lion: armazenamento de documentos no iCloud, uma central online de repositórios para seus documentos, imagens, PDFs, entre outros. É possível criar novos documentos diretamente a partir do iCloud, adicionar arquivos do Mac apenas arrastando-os para a janela ou enviá-los de volta ao computador, fazendo o caminho inverso. 

Compartilhamento de Tela
O sofware Remote Desktop da Apple teve durante anos o compartilhamento de arquivos a partir da funcionalidade de arrastar e soltar. Agora, toda máquina com OS X 10.8 que utiliza o Compartilhamento de Tela terá o mesmo privilégio. Basta arrastar um arquivo ou pasta da tela que está sendo compartilhada para a sua Mesa e pronto, ele irá aparecer no Mac. 

Backup de vários discos
Boa parte dos usuários fica paranóica a respeito de seus backups, principalmente depois de episódios desastrosos envolvendo discos que param de funcionar. O Moutain Lion chegou para tranquilizar, permitindo que o Time Machine faça backup de diversos volumes de uma só vez e de modo automático. E como o OS X possui suporte para cópias de segurança de drives em rede, os arquivos podem ser mantidos em diversos locais sem muito esforço.  

novidadesml02.png
Time Machine possui opção para adicionar discos de backup

 

Atualizações na App Store
A Atualização de Software, provavelmente o programa mais lento da Apple em todo o Mac, está se despedindo na nova versão do sistema operacional. A partir de agora, a Mac App Store será encarregada de entregar pacotes do sistema, juntamente com updates para seus programas adquiridos através da Mac App Store. A melhor parte é que a Central de Notificações irá emitir alertas quando atualizações estiverem disponíveis, eliminando os minutos antigamente perdidos enquanto você encarava a janela de updates. 

Acessibilidade
Antigamente, o painel de preferências de Acesso Universal da Apple exibia uma miscelânea de opções, e parecia um tanto intimidador. Agora ele está mais simplificado, pegando algumas características novamente do iOS: as informações são apresentadas em três categorias: Visão, Audição e Interação, e cada uma delas com subsecções nomeadas de maneira clara.

novidadesml03.png

Opções de acessibilidade são exibidas de maneira mais clara e organizada

Proteções de tela
A Apple TV, há muito tempo, já tinha a capacidade de produzir slideshows muito legais com suas fotos - e chegou a hora de o Mac conseguir fazer o mesmo. O usuário poderá escolher entre 15 opções diferentes, incluindo Holiday Mobile, Photo Wall, e Scrapbook, que podem exibir galerias do iPhoto, Aperture ou de uma pasta qualquer. 

Simplificando gestos e atalhos de teclado
Essas novidades podem não estar no top da lista das mudanças mais incríveis do sistema operacional, porém não deixam se ser interessantes. A Apple simplificou o “toque duplo com três dedos” para procurar por definições no dicionário, reduzindo a apenas um toque com três dedos. Para aqueles que não gostaram da maneira como o Lion substituiu o 'Salvar Como' pelo comando 'Duplicar', o novo sistema operacional tenta acabar com essa confusão ao associar automaticamente o atalho de teclado de Salvar Como (Command+Shift+S) ao Duplicar. E se você sempre esquece de renomear os arquivos no seu desktop, há uma nova opção, dentro da caixa de diálogo Abrir/Salvar.

Dashboard
Quando foi apresentado, o Dashboard parecia ótimo, fornecendo acesso fácil a diversos widgets como notas, relógios, temperatura, entre outros; entretanto, o recurso era extremamente lento e, com a chegada do iPhone, esses ícones em miniatura faziam mais sentido em um dispositivo móvel. 

Dito isso, parece que a Apple prepara a volta do recurso ao estilo de seu sistema operacional móvel. No Lion, a Dashboard ganhou seu próprio espaço e, agora, a organização ficou parecida com a tela inicial do iOS, com fileiras de widgets representados por um ícone, e que podem ser reorganizados ou até mesmo colocados em pastas. 

novidadesml04.png

Widgets podem ser colocados em pastas, assim como acontece no iOS

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail