Home > Notícias

12 Gadgets futuristas do cinema que seriam úteis hoje

Esses gadgets podem ser fictícios, mas são sensacionais. Será que já não é hora de tê-los no mundo real?

JR Raphael, PCWorld EUA

11/11/2011 às 15h58

Foto:

Onde estão todos aqueles gadgets futuristas que, segundo os filmes, deveriam fazer parte de nossas vidas? Sim, é verdade, temos gadgets aos montes, mas ainda precisamos de DeLoreans capazes de viajar no tempo e tênis que se amarrem sozinhos sem esforço.

Pra ser justo, a Nike lançou os tênis que se amarram sozinhos de “De Volta para o Futuro”. O único problema foi que eles se esqueceram da parte do “amarram sozinhos”. Eles tem todo o visual exagerado do par usado por Marty McFly, mas infelizmente não tem o recurso mais legal.

Ainda assim, sua existência me fez pensar sobre todos os maravilhosos gadgets do cinema que gostaria de ter em minha vida. Alguns deles são pura fantasia, enquanto outros podem vir a existir um dia. Alguns deles, entretanto, são o tema de inúmeros sonhos dos geeks, e seria incrível ter qualquer um deles.

Então amarrem seus cintos, e se preparem para conhecer os gadgets do cinema mais incríveis de todos os tempos.

1. A Hover Board (De volta para o futuro, Parte II)

Esqueça os sapatos: o gadget de “De Volta para o futuro” que realmente queremos é um meio de transporte voador que Marty McFly adorou usar. Não estamos falando do DeLorean (mas eu aceitaria um), mas da Hover Board.

Ela é a versão futurista do skate, descoberta por Marty enquanto visitava o ano de 2015 no segundo filme da série. Sua principal característica é que ela flutua sobre o chão, se locomovendo sem a necessidade de rodas.

Por um tempo, algumas pessoas chegaram a achar que a Hover Board era real. Robert Zemeckis, diretor do filme, chegou a atiçar os rumores dizendo que a prancha havia sido inventada “há anos”, mas não tinha chego ao mercado por causa de grupos de pais preocupados com a segurança de suas crianças.

gadgets_hoverboard-360px.jpg

A Hoverboard real: flutua, mas não aguenta uma pessoa (Nils Guadagnim/Reprodução)

Infelizmente ele estava brincando, e a Hover Board não existe. Um artista chamado Nils Guadagnim chegou a fazer uma réplica de uma no ano passado, mas embora ela realmente flutue sobre o chão (usando supercondutores para criar um fenômeno chamado levitação magnética), não é capaz de suportar o peso de um humano.

Mas não vamos desistir, um dia a Hover Board será parte de nossas vidas. E quando esse dia chegar, não se esqueça: ela não funciona sobre a água!.

2. A capa da invisibilidade (Harry Potter e a Pedra Filosofal)

Podemos ser um bando de trouxas, mas isso não significa que não temos direito a certos prazeres do mundo da magina. Uma das coisas mais legais na série Harry Potter é a capa da invisibilidade, que permite a Harry entrar em qualquer lugar sem ser visto. Imagine as coisas que você poderia fazer com uma dessas!

gadgets_capa-360px.jpg

A capa japonesa de invisibilidade (Reprodução)

Os pesquisadores vem falando em uma versão real desta tecnologia há anos, e os japoneses chegaram a fazer algum progresso, embora com um sistema que envolve projetores e câmeras especiais. Ainda assim, a capa da invisibilidade ainda não apareceu em nossas vidas. Ou então, passou por nós e ninguém viu.

3. O Neuralizador (Homens de Preto)

Também conhecido como “coisinha brilhante”, este aparelho era responsável por manter a calma e a ordem no filme Homens de Preto (1997) e em sua sequência de 2002. Os agentes K (Tommy Lee Jones) e J (Will Smith) o usavam para apagar a memória de qualquer um que encontrasse um alienígena ou tivesse contato com a equipe dos Homens de Preto. Apenas um par de óculos escuros especiais é capaz de protegê-lo dos efeitos.

Não consigo pensar em uma forma ética de usar isto, mas estaria mentindo se dissesse que não houveram momentos em minha vida em que queria ter um deles. 

4. A arma do ponto de vista (O Guia do Mochileiro das Galáxias)

Se você não pode apagar a memória de alguém, porque não fazer esta pessoa ver as coisas de seu ponto de vista. A arma do ponto de vista, apresentada no filme baseado nos livros do inglês Douglas Adams, faz justamente isso: você aponta ela para alguém, dispara e, subitamente, esta pessoa consegue entender seu ponto de vista.

Mas antes de se animar, tome nota: a arma não vai funcionar em qualquer um. De acordo com o filme, ela foi criada por um “Consórcio Intergalático de Donas de Casa Enfurecidas”, que estavam fartas da falta de empatia de seus maridos. Por isso, ela funciona apenas contra os homens.

Pensando bem... é melhor não criar nada parecido.

5. O relógio de James Bond (vários filmes)

Seria impossível fazer uma lista de gadgets essenciais do cinema sem incluir alguns clássicos de 007. E se há um item essencial ele é o Rolex magnético que o agente usa, que ao longo dos anos cortou cordas, desarmou minas, disparou bombas e até despiu algumas garotas. Afinal, é o Bond!

6. Os óculos de James Bond (O Mundo Não é o Bastante)

O outro gadget de Bond que seria divertido ter? Os óculos de raio-x. Usados no filme “O Mundo Não é o Bastante”, de 1999, estes óculos especiais permitem que o agente veja através das roupas em busca de armas escondidas e outros, ahm... “itens”.

7. O replicador (Jornada nas Estrelas)

Estou com vontade de comer um bom hambúrguer. Ah se eu tivesse uma máquina capaz de fazer um pra mim em um instante...

Mas espere um pouco, essa máquina “existe”, apenas não em nosso universo. Estou falando do replicador da série Jornada nas Estrelas, um aparelho que é capaz de sintetizar refeições sob demanda. E não estamos falando apenas de comida: o replicador pode criar quase qualquer objeto, incluindo peças de reposição para sua espaçonave.

gadgets_replicador-360px.jpg

Um replicador. Vai um cafézinho? (Reprodução/Paramount Pictures)

Os cientistas estão trabalhando em tecnologias similares há alguns anos, e as impressoras 3D, capazes de criar objetos a partir de plástico, cêramica, vidro ou metal, já progrediram bastante. Mas ainda há muito trabalho a fazer até que elas sejam capazes de fazer meu sanduíche.

8. O teletransporte (Jornada nas Estrelas)

O gadget mais famoso de Jornada nas Estrelas também é o mais impressionante. O teletransporte o leva de um lugar ao outro em segundos, convertendo seu corpo em energia e o enviando a um local remoto. E você nem precisa se chamar Scotty para operá-lo. Imagine nunca mais ter de se espremer na classe econômica em uma longa viagem!

9. O Chapéu Helicóptero (Inspetor Bugiganga)

Falando em aeroportos, quão legal seria poder cuidar de sua própria viagem aérea, simplesmente tirando um helicóptero do chapéu? O helicóptero poderia nos economizar tempo, dinheiro e frustração. E imagine o quão divertido seria sair voando sobre um engarrafamento!

10. A parafusadeira sônica (Doctor Who)

Das séries de TV ao filme, a parafusadeira sônica do Doutor já provou seu valor. Aparentemente normal, este versátil aparelho pode abrir qualquer tranca, expor qualquer alien disfarçado, e até reparar equipamentos eletrônicos danificados. Adoraria ter uma destas na minha caixa de ferramentas!

gadgets_screwdriver-360px.jpg

Parafusadeira Sônica: muito mais de 1001 utilidades (Reprodução)

11. O controle remoto universal (Click!)

Este gadget é como o controle de seu DVD Player, só que turbinado. Ele permite pausar, saltar, avançar rapidamente ou voltar a qualquer momento em sua vida. É verdade que o personagem de Adam Sandler no filme meio que exagerou na dose, mas se tivéssemos um destes nós o usaríamos com moderação, certo?

gadgets_remote-360px.jpg

O controle "universal" de Click! Não exagere na dose! (Sony Pictures)

E um bônus: o controle vem com Christopher Walken como um assustador “personal suporte técnico”.

12. WALL-E

Jogar fora o lixo seria uma coisa do passado se todos tivéssemos um robozinho como WALL-E, estrela do filme da Pixar de mesmo nome. Feito para limpar um planeta cheio de lixo abandonado pelos humanos, ele coleta, compacta e empilha ordenadamente os resíduos, sem reclamar.

Coloquem ele em um ambiente menos deprimente e aposto que WALL-E poderia fazer maravilhas. Além disso, acho que ele e meu Roomba (um aspirador de pó robótico) iriam se dar muito bem.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail