Home > Dicas

16 ferramentas para Mac para explorar ao máximo o Twitter

Confira aplicativos gratuitos para utilizar em seu desktop ou via browser e explorar melhor os recursos do popular microblog

Redação PC World

27/04/2009 às 11h26

Foto:

A primeira impressão que se tem ao usar o Twitter é de que é uma ferramenta limitada, sem grandes recursos. Passados alguns dias de uso, grande parte das pessoas está viciada na ferramenta e em busca de novas funções e programas para turbinar seu uso. Felizmente, muitos aplicativos para o Twitter foram desenvolvidos para funcionar em Mac, no desktop ou via navegador.

Para o desktop

Uma boa opção para ter na sua máquina é o Tweetr . Ele possui uma interface bem intuitiva e facilita muito ao lidar com arquivos e imagens. Basta arrastar o arquivo até o programa para ser transferido, além de enviar fotos de webcam instantaneamente.

E  muitos desses aplicativos utilizam o programa Adobe AIR  para possibilitar atualizações sem a necessidade de acessar a página do serviço de microblogging. Um dos aplicativos mais completos, compatível com Windows, Mac OS X e Linux, é o Posty. Gratuito, o programa atualiza e responde suas mensagens, destaca seus favoritos, procura por mensagens antigas e possui até um “encurtador” de URL embutido. Já o Twhirl, oferece dicas de atalhos para o teclado, permite programar o auto-refreshing dos tweets e o envio de mensagens.

Aplicativos para web
Para quem usa Firefox, o que não falta são add-ons para interagir com o microblogging diretamente do browser da Mozilla. O Shareaholic facilita a troca de informações, como bookmarks, e-mails e páginas da web. Já o TwitBin  e o TwitterFox  colocam o Twitter em uma barra no browser, para que ele esteja sempre ao alcance.

E há utilitários que ajudam a melhorar a produtividade, principalmente para quem gosta de gerenciar muitas redes sociais. O TweetStats exibe seu histórico no Twitter e ainda mostra um resumo de quantos tweets você escreve por mês, e uma média diária.

O FriendFeed é um serviço que consolida atualizações de mais de 40 mídias e redes sociais tais como Twitter, YouTube, Facebook e Flickr. E se você gosta de fazer perguntas, o Twtpoll  elabora pesquisas e encurta a URL para que você envie a todos os seus seguidores.

Aliás, diversos aplicativos oferecem o serviço de encurtar as URLs para que sobre mais caracteres para serem digitados. Dentre as mais usadas estão a TinyURL, Bit.ly, o Migre.me e o fitURL. Já o Twitpic possibilita que você crie links curtos para enviar suas fotos.

Um aplicativo recente criado para o Gmail permite que você veja as atualizações de seus contatos no Twitter, elaborar tweets e responder mensagens diretas, tudo na própria janela do webmail. Porém, para o aplicativo funcionar, o idioma do seu Gmail deve estar em inglês.

Para usar tal facilidade, vá ao Gmail Labs, em Settings e ativar o aplicativo: "Add any gadget by URL". Na guia Gadgets, adicione a URL: (http://twittergadget.appspot.com/gadget/gadget-gmail.xml) e clique em "add".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail