Home > Dicas

16 maneiras de tornar a comunicação online ainda mais poderosa

E-mail e mensagens instantâneas são duas das mais populares ferramentasda Internet. Veja como melhorá-las.

Preston Gralla, da PC World / EUA

20/10/2008 às 17h23

online_poderosa_150.jpg
Foto:

online_poderosa_150.jpgA Internet foi desenvolvida em cima de uma idéia muito simples: as pessoas devem conseguir se comunicar entre si mais facilmente utilizando seus computadores. Assim, não deveria ser nenhuma surpresa que a comunicação – especialmente na forma de e-mail e mensagens instantâneas – ainda seja o principal motivo pelo qual ficamos online.

PC World separou 16 excelentes downloads para ajudá-lo a se comunicar melhor por meio de correio eletrônico e dos IMs. Eles irão incrementar a maneira com a qual você usa e-mail (seja baseado em Web ou usando um cliente em seu PC), além de turbinar conversas de mensagens instantâneas. Se você quiser ser conhecido com o Grande comunicador, confira as páginas a seguir.

Programas de e-mail
A maioria das pessoas hoje em dia não vive sem e-mail. Nós temos downloads que irão ajudá-lo. Seja para acabar com spam, facilitar o gerenciamento de contas múltiplas, ou para usar um cliente de e-mail gratuito que seja melhor do que seu programa atual, eis nossas dicas.

Thunderbird
Insatisfeito com o Outlook? Ou você não está afim de pagar o que ele custa e não se sente amparado com o Outlook Express? Dê uma olhada no gratuito Thunderbird. Esse cliente de e-mail da Mozilla é simples de usar e oferece diversos dos recursos high-end que você esperaria de um programa top de e-mail, inclusive a habilidade de criptografar e assinar digitalmente mensagens, além de criar filtros para que o aplicativo organize mensagens quando chegarem.

thunderbird

O Setup é muito fácil: se você já tiver um programa de e-mail, o Thunderbird vai importar as configurações. Criar uma nova conta também é simples, e o processo tem até telas instruindo como proceder com o Gmail.

Não se trata de um gerenciador de informações pessoais completo como o Outlook – não possui calendário, por exemplo, e não dá pra criar lista de tarefas. Mas se o que você precisa é e-mail, é um programa campeão. Ele entrega até feeds RSS, ou seja, dá pra ficar inteirado das últimas notícias, discussões e blogs.

Windows Live Mail
O Windows Live Mail, mais novo integrante produto da linha de e-mail da Microsoft, é o sucessor do Outlook Express e do Windows Mail. Nenhum dos dois virá em futuras versões do Windows; quem quiser usar um cliente de e-mail no futuro Windows 7 terá que baixar o Windows Live Mail. Parece muito os dois softwares anteriores, com os mesmos prós e contras.

windows_mail

Prós: configurar novas contas e usar o aplicativo é muito fácil; o programa inclui diversos recursos para customizar seu e-mail, como emoticons, figuras, cores de fundo e tamanhos de fonte. O software ainda permite ler conteúdo RSS e participar de grupos de notícias.

Contras: apesar de oferecer criptografia, fica devendo outros recursos high-end como filtro automático de e-mails que chegam. Não inclui calendário nem lista de tarefas; se você quiser isso da Microsoft, terá que comprar o Outlook.

Repare que quando você instalar o Windows Live Mail, o seu mecanismo de busca padrão será o Live Search, e sua página inicial será o MSN em seu Internet Explorer – a não ser que você desmarque essa opção na instalação.

MailStore Home
Quase qualquer programa de e-mail tem dois grandes problemas: fazer backup de mensagens é extremamente difícil, e você não pode buscar por mensagens de e-mail em múltiplos clientes.

O MailStore Home resolve ambos os problemas, uma vez que ele importa e-mails de diversos sistemas de correio eletrônico, armazena em um lugar central de seu disco rígido e permite que você faça uma busca em tudo simultaneamente.

mailstore

O MailStore Home importa e faz backup de e-mail do Microsoft Outlook, do Thunderbird, do Windows Live Mail e de outros programas. Se você fizer importação de contas POP3 e IMAP, haverá algumas limitações – por exemplo, poderá importar somente a caixa de entrada. Além disso, não conseguirá importar os arquivos .pst do Outlook diretamente; deverá importar as pastas individualmente, o que pode demorar.

Mas, são apenas detalhes. O MailStore Home é um programa muito bom para quem quer fazer buscas em diversos programas e serviços de e-mail, além de armazenar backups.

MailWasher
O bloqueio de spam realizado pelo MailWasher Free funciona praticamente com qualquer software cliente de e-mail, graças à sua maneira única de funcionar. Em vez de fazer o bloqueio depois do download, ele checa as mensagens no próprio servidor antes que você rode seu programa de e-mail. Você então examina os resultados e diz para o programa eliminar o que você considera como spam.

mailwasher2

O programa deixa você criar listas negras e filtros, que vão detectar e exterminar automaticamente com os spams, sem que seja necessário comandar nada manualmente. Ele também faz algum serviço de detecção de vírus.

Podemos considerar o programa como uma primeira linha de defesa e não apenas um software anti-spam, pois não é muito fácil reconhecer anti-spam por conta própria.

A versão paga de 37 dólares do software, o MailWasher Pro, inclui recursos extras, como uma lista constantemente atualizada de remetentes conhecidos de spam, além da habilidade do programa ‘aprender’ com você o que considerar como spam.

eprompterePrompter
Hotmail, Gmail, AOL, Yahoo!... Quantas contas de correio eletrônico você tem? Pois é possível gerenciar até 16 delas de forma centralizada com o ePrompter.

Basta inserir os dados de cada conta, com endereço e senha, que o programa exibe todas mensagens recebidas e permite respondê-las. O software realiza updates periódicos em busca de novas mensagens e exibe a quantidade de e-mails de cada conta.

POP Peeper
Essa é uma boa ferramenta para checar todas as suas contas de e-mail, sejam baseadas em Web (como o Gmail) ou contas POP3 (comum entre os provedores de e-mail). O POP Peeper funciona como quase qualquer serviço de webmail ou provedor de acesso, incluindo o Hotmail, Juno e Yahoo.

pop_peeper2

Após um procedimento rápido de setup para cada conta, o POP Peeper checa seu e-mail regularmente e avisa quando chega alguma novidade. Você pode obter alerta em vídeo e áudio, além de personalizar diferentes sons para cada uma de suas contas. O utilitário é pequeno o suficiente para ser usado como um software portátil – é só instalar em um pendrive e carregar com você.

E ele faz mais do que apenas notificar sobre novos e-mails: você também pode ler, criar e apagar mensagens. Dá até para abrir e visualizar anexos.

++++

Gmail and Outlook
O Outlook é um dos clientes mais usados no mundo, e o Gmail está entre os serviços de webmail mais utilizados. Como não podia deixar de ser, há milhares de softwares para ajudá-lo com ambos. OS downloads a seguir adicionam recursos legais ao Gmail e ao Outlook.

gAttach
Como o Gmail é baseado em Web, ele não se integra com o Windows. Ou seja, você não pode clicar em um arquivo com o botão direito e comandar um envio pelo Gmail.

O gAttach resolve esse problema. Instale o software e sempre que você clicar em um documento e selecionar Enviar para destinatário de correio, um e-mail será criado no Gmail já com esse arquivo anexado. Então, você abre o Gmail e termina de criar a mensagem, enviando-a em seguida.

É possível configurar o programa para que você seja logado automaticamente sempre que anexa um documento.

gattach

Caso você tenha problemas com o programa, pode ser que você não tenha configurado o Gmail como seu aplicativo padrão de e-mail. Para fazê-lo, vá até a tela de opções do gAttach, escolha a aba Computer & Internet, e clique no botão Make Default. Se isso não resolver, acessa a página de FAQs do gAttach.

Gmail Notifier
Praticamente todo usuário do Gmail vai querer usar este ótimo freebie do Google. O Gmail Notifier checa automaticamente sua conta do Gmail com base numa agenda que você especifica e, então, mostra um ícone de alerta na bandeja de sistema dizendo quando você tem novas mensagens.

gmail_notifier

Você também verá o assunto da mensagem e um pouco do corpo do e-mail. Para ler, você terá que abrir o Gmail propriamente dito, ou seja, não se trata de um leitor de e-mails. Mas para obter avisos de que você há novidades na sua caixa de entrada, é ideal.

SyncMyCal
Se você usa o calendário do Outlook para compromissos pessoais e o Google Calendar para os profissionais, isso pode ser um inconveniente. Afinal, é necessário checar ambos os calendários regularmente, e você precisa copiar eventos de um para outro – uma tarefa que consome algum tempo.

syncMyCal

O utilitário SyncMyCal sincroniza seus calendários do Google e do Outlook e oferece diversas opções diferentes. Você pode sincronizar ambos nas duas direções, ou sincronizar apenas o Google com Outlook – ou vice-versa. Outras opções permitem que você selecione quantos dias, semanas ou meses quer sincronizar.

A versão gratuita desse software não faz sincronizações automáticas; você terá que dizer ao programa para fazê-las. E, para sincronizar mais do que sete dias no calendário, é necessária a versão paga do SyncMyCal.

SynchPST
Se você usa o Outlook em mais de um PC, já deve ter percebido que o cliente não oferece uma maneira simples de manter todos os seus e-mails sincronizados. Você poderia tentar copiar os arquivos .pst do Outlook – que contêm todas as suas mensagens – manualmente entre os PCs, mas isso seria pedir para acontecer um desastre.

Afinal, seriam enormes as chances de você sobrescrever um arquivo novo com um antigo, perdendo grande parte de seus e-mails.

synchpst

O SynchPST irá sincronizar seus arquivos .pst de maneira que você sempre tenha suas últimas mensagens em qualquer PC que esteja usando. E ele vai além, copiando e sincronizando pastas específicas em vez de arquivos .pst. Repare que os desenvolvedores oferecem duas versões desse programa: uma básica (40 dólares pela licença) e uma profissional (70 dólares). Esta última pode agendar sincronizações automáticas e funciona com o Microsoft Exchange, além de outros extras.

++++

Comunicadores instantâneos (IM) e bate-papo
Mensagens instantâneas e bate-papo são as formas mais diretas e interativas de comunicação online. Mas elas também possuem limites – você não pode conversar com pessoas que usam softwares de comunicação instantânea incompatível com o seu, por exemplo. Mas existe solução para isso, assim como para outras questões, como conversa por vídeo.   

Trillian
“Será que não podemos todos nos entender?” é a reclamação de quem usa diversos aplicativos de mensagens instantâneas. Se você usa o AOL Instant Messenger (AIM), por exemplo, não pode comunicar-se com usuários do MSN ou Yahoo Messenger e vice-versa. Às vezes parece que esses comunicadores mais afastam as pessoas do que aproximam.

O Trillian é a solução. Com uma interface simples, você pode interagir com usuários de todos os comunicadores mais populares, incluindo AIM, ICQ, IRC, MSN E  Yahoo. Ele também tem a vantagem de dispor dos recursos característicos de cada programa, incluindo transferência de arquivos e conversa por áudio. Ele ainda mantem um histórico das conversas.

trillian

Mas fique atento, pois quando você instala o Trillian, também será instalado um programa do The Weather Channel, assim como uma barra de ferramentas para busca. Lembre-se de desmarcar essas opções caso não deseje.

Pidgin
A exemplo do Trillian, o Pidgin também é um comunicador universal, mas ele se conecta a até mais programas de mensagens instantâneas, como o Google Talk e Groupwise. A lista vai longe incluindo serviços dos quais você nunca deve ter ouvido falar, com o Gadu-Gadu e o QQ.

pidgin

O Pidgin tem vários plug-ins que você pode baixar para ampliar ainda mais a capacidade do programa com novas funcionalidades, como a capacidade de armazenar notas sobre um amigo específico ou customizar cores das janelas de conversa.

Camfrog Video Chat
O Camfrog traz a antiga sala de bate-papo para o século XXI acrescentando voz e vídeo. O programa é fácil de usar e tem boas propriedades, apesar de uma série de funções úteis serem exclusivas para a versão paga do software, o Camfrog Pro.

camfrog

A instalação e o log-in são fáceis e agradáveis. Em poucos minutos, o usuário já está em uma sala cheia de pessoas falando entre si em uma variedade de fontes, tamanhos e estilos.

Clicando em algum nome, uma janela se abre, mostrando o vídeo da webcam da pessoa, caso ela tenha uma. Só é possível ver uma imagem por vez com esta versão. Vizualizar múltiplos sinais de vídeo requer upgrade para a versão Pro, bem como aumentar o tamanho da tela.

A equipe de suporte do Camfrog  na sala principal é bastante atenciosa e colaborativa – respondeu a todas as nossas perguntas rapidamente. Quem freqüenta as salas? Bom, essas salas são abertas para o público em geral. Usuários mais rodados sabem o que os espera.

Os chats são monitorados para que o nível se mantenha amigável e familiar, mas existem salas para maiores de 18 anos, onde as conversas – e os vídeos – se tornam muito mais explícitos. O programa inclui uma opção de controle de acesso por parte dos pais, e o usuário precisa desmarcar uma opção de segurança antes de entrar nesse tipo de sala.

Para tecladores ocasionais, o Camfrog funciona bem; se você for um usuário mais assíduo e se importar muito com as questões dos vídeos, talvez queira um upgrade para a versão Pro.

PalTalkScene
Este programa irá conectá-lo a milhares de salas de bate-papo sobre os mais diversos assuntos – de Elvis a política, de tecnologia a bobagens – na verdade, quase tudo a que você pode dar nome. Após abrir o PalTalkScene, você poderá navegar em todas as salas de bate-papo. Clique na sala que interessar e pronto. Dá pra conversar por texto ou por voz.

paltalkscene

Além de participar de salas públicas você pode criar as suas próprias e privativas. O software ainda oferece mensagens instantâneas para conversa entre duas pessoas. Na versão grátis você terá texto e voz ilimitados, mas você verá apenas 10 segundos de bate-papo por vídeo. Caso queira vídeo ilimitado, terá que pagar uma taxa mensal.

IceChat
O bom e velho IRC (Internet Relay Chat) está vivo e funcionando, com inúmeras pessoas utilizando-o para bate-papo e troca de arquivos todos os dias. O IRC nunca vai ser famoso por ser fácil de usar; mas com o gratuito IceChat, você conseguirá participar sem nenhum problema.

icechat

Você não vai precisar conhecer comandos especiais: é só rodar o programa, conectar a um servidor e canal IRC e começar a conversar.

Mesmo com esse programa, o IRC pode ser complicado, mas o site do IceChat oferece bastante ajuda. Essa página também é muito útil – trata-se de uma excelente introdução ao IRC.

Skype
Eis a maneira mais simples de economizar na sua conta de telefone: usar o Skype. Ele permite que você faça chamadas telefônicas de VoIP (voz sobre IP, em Português) baseada na Internet de graça para qualquer outro usuário que também tenha Skype no PC. Ele ainda permite que você faça ligações baratas de seu PC para linhas fixas e celulares pelo mundo. Também é um comunicador instantâneo.

skype

Se você já ouviu falar do Skype mas acha que é difícil de configura-lo, relaxe. O programa reconhece automaticamente seu headset, microfone e caixas de som. Para chamar outro Skype, é só colocar o nome do usuário, e você estará pronto. Você também poderá salvar uma lista de usuários. Para ligar para linhas convencionais você terá que registrar uma conta e comprar créditos.

O Skype também oferece bate-papo por vídeo e por texto, além de enviar mensagem SMS. A versão mais recente traz integração com o Firefox. Com um clique, você pode ligar para um número de telefone em um Web site.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail