Home > Dicas

18 serviços para aproveitar ao máximo a web e as redes sociais

Ferramentas que ajudam a compartilhar e organizar informações, ganhar produtividade e usar melhor a rede sem perder o bom humor.

Adam Pash e Rick Broida, da PC World/EUA

05/03/2010 às 18h11

web_incomodos_150.jpg
Foto:

web_incomodos_150É fato: a internet é parte integrante de quem usa computadores (afinal, como foi que você chegou até aqui?) e as redes sociais vêm se consolidando - ainda que por um caminho tortuoso - como uma nova forma de comunicação na web e pode ser cedo para entender o que exatamente isto quer dizer, até porque estamos envolvidos nessa transformação.

Alguns serviços já estão aí há mais tempo e são velhos conhecidos dos brasileiros, como o Orkut. Outros, como o Facebook, apesar de terem uma base de usuários muito grande e grande relevância lá fora, só recentemente começaram a ser tornar populares no Brasil. O Twitter, ao que parece, é a bola da vez e ganhou uma popularidade e relevância poucas vezes vistas neste universo de fenômenos passageiros chamado internet.

Se você lida com tudo isso de forma tranquila, sem deixar que toda a informação a que tem acesso tome conta de sua vida, comemore. Mesmo assim, se puder contar com ferramentas de apoio, melhor. PC World selecionou um grupo de aplicativos e serviços - 18 ao todo - que vão ajudar você a usar melhor esses agregadores e fazer do browser um aliado, e não um inimigo.

Tire o máximo do seu navegador
São quatro ferramentas e serviços que ajudam a recuperar as informações digitadas em formulários, convertem documentos PDF em documentos editáveis, entre outras.

:: CeeVee: cadastre-se para construir um currículo sóbrio e, em seguida, compartilhá-lo na web por meio do Facebook, Twitter ou um site personalizado. É rápido, fácil de usar, além de ser uma prova positiva de que você sabe usar as ferramentas que a internet oferece.

:: Lazarus: Um add-on para o Firefox que registra cada campo que o usuário entrou e digitou algum texto, seja em blogs, caixas de comentário, formulários de e-mail e assim por diante. Magicamente restaura os itens que o usuário digitou. Apenas clique com o botão direito do mouse e escolha recuperação de texto ou recuperar formulário.

: MailBrowser: gerenciar contatos, anexos e outros detalhes do Gmail é com ele mesmo. Disponível para Firefox e Internet Explorer, este complemento - ainda em versão beta - revela informações sobre cada contato, se integra ao Google Calendar para agilizar o agendamento de compromissos, lista os anexos recebidos dos contatos e cria cópias locais pesquisáveis desses arquivos.

mailbrowser1.jpg

MailBrowser

:: PDF to Word: Esse serviço transforma um documento PDF em um documento editável. Basta fazer o upload do arquivo e escolher o formato de saída desejado, como .doc ou .rtf (ambos aceitos por versões do Word). Depois, é só aguardar até o serviço em enviar um e-mail com o link para baixar o documento convertido. Fizemos o teste e esperamos cerca de oito minutos para receber o arquivo PDF (3 MB) convertido em DOC de volta.

++++

Ferramentas para fanáticos do Facebook e Twitter
Selecionamos oito downloads/serviços que irão agilizar o uso dessas redes sociais, como compartilhar fotos com facilidade e obter outras melhorias.

::Brizzly: Cansado da interface desordenada do Facebook e a monótona do Twitter? O serviço Brizzly faz uma “reforma” no layout, simplificando o acesso. É possível escrever posts para o microblog, bem como reenviá-los, deixar recados para seus contatos e fazer outras coisas essenciais do Facebook e Twitter em um lugar só.

brizzly.jpg

:: FacePAD: Compartilhar fotos no facebook é algo divertido, mas é uma tarefa trabalhosa. O Facebook Photo Dowloader, também conhecido como FacePAD, é um add-on para o Firefox que permite baixar o álbum inteiro de uma só vez, incluindo grupos de álbuns.

facepad.jpg

FacePAD facilita o download de fotos do Facebook

:: FriendShopper: Que tal uma rede social de compras online? O objetivo do FriendShopper é a troca de informações sobre produtos online. Todos os seus interesses em produtos são compartilhados, assim como o de seus contatos e os produtos podem ser encontrados mais facilmente com a colaboração de todos. Basta instalar o add-on na barra de seu navegador (Firefox, Internet Explorer, Chrome ou Opera). Ao acessar um site de compras online qualquer e encontrar o produto de interesse, o usuário clica no botão Add to FriendShopper e decide se quer salvar a página, compartilhar com os amigos e assim trocar informações sobre o produto.

:: Microsoft Silverlight 4 beta Client for Facebook: este serviço oferece não apenas os elementos habituais do Facebook, mas também um visual animado, mais atraente e uma ferramenta melhorada para upload de fotos.

silverlight_face.jpg

Silverlight customizado para Facebook

:: OutSync: O Outlook permite vincular foto aos contatos. E a maioria dos usuários do Facebook tem fotos associadas a seus perfis. Então porque não se aproveitar disso? Com a ajuda do OutSync, é possível fazer com rapidez e eficiência a sincronização das fotos dos contatos entre o Outlook e facebook.

:: PhotoGrabber: Este utilitário faz o download com rapidez e eficiência das fotos de álbuns de seus contatos do Facebook. Não é preciso se preocupar com o navegador utilizado, pois é um arquivo executável quem faz a interface com o Facebook, seja qual for o navegador.

:: Splitweet: Habilmente desenvolvido para usuários que possuem várias contas no Twitter, o agregador (versão beta) Splitweet pemite postar mensagens em duas ou mais contas simultaneamente, ler e responder a todos os usuários seguidos e seguidores e também fazer busca por qualquer assunto ou Trending Topics do Twitter.

:: Twinbox: Talvez alguns usuários não queiram instalar em seus PCs um cliente de Twitter (como o TweetDeck) apenas para gerenciar uma única conta de Twitter. Então o add-on para o Outlook, chamado de Twinbox, pode ser a solução adequada. Ele adiciona uma pasta na caixa de entrada do Outlook, onde é possível enviar mensagens, responder, repassar as postagens de quem o usuário segue e todas as tarefas do Twitter. E atualiza as mensagens recém chegadas.

twinbox.jpg

Twinbox: O Twitter dentro do Outlook

Reformule sua vida com o poder da Internet
Para aqueles momentos em que você precisa de ajuda para atingir metas e objetivos pessoais, selecionamos seis serviços online para manter a direção e não sair do rumo.

:: BudgetSketch: Uma planilha de gastos, investimentos e metas que é salva na internet e fica disponível sempre que precisar. Apesar de estar em inglês, não é nada complexa e ajuda a manter as contas sob controle. O formato de moeda, assim como a exibição podem ser custommizados.

:: DailyBurn: Um serviço para ajudar que deseja perder aquele peso extra. Basta se cadastrar, preencher dados como altura, peso e que objetivo quer alcançar: perder peso, ganhar massa muscular ou manter a forma com um programa de treinamento físico. Depois é preciso responder se já faz exercícios físicos e qual a frequência que são praticados.

dailyburns.jpg

DailyBurn: ajuda extra para manter a forma física

Com as respostas, é montado um plano de exercícios físicos adequado. Ao clicar em cada plano, são exibidos o tipo de exercício e como deve ser feita a série, inclusive com vídeos ilustrativos. O usuário também recebe e-mails para lembrar da dieta e dos exercícios e também incluem dicas de alimentação e motivação para manter a forma.

:: Habitforge: fornece três semanas de lembretes diários e progresso de monitoramento para ajudar a manter seus hábitos para alcançar seus objetivos, seja eles qual forem.

:: Learn10: apresenta dez novas palavras por dia em línguas estrangeiras. Atualmente abrange cerca de 20 idiomas.

:: RunKeeper Free: utiliza o recurso de GPS do iPhone para acompanhar sua corrida no mapa. Em seguida envia e armazena os resultados no site do aplicativo, que ficam disponíveis para o usuário verificar seu desempenho durante o período de treinamento.

bladerunner.jpg

RunKeeper: aplicativo grátis para iPhone
ajuda nas estatísticas do exercício de jogging

:: YouTube EDU: vídeos de palestras a gosto do usuário, de universidades como MIT, Stanford e Yale.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail