Home > Notícias

20 milhões de celulares com TV digital já foram vendidos no Japão

Marca foi foi alcançada no final de 2007, graças a venda de mais de 1 milhão de aparelhos no mês de dezembro.

IDG News Service/Japão

14/02/2008 às 11h12

Foto:

A entrega de aparelhos celulares compatíveis com serviços de televisão digital móvel ultrapassou a marca de 20 milhões de unidades, pouco menos de dois anos após o lançamento da oferta, segundo dados da indústria local.

A barreira dos 20 milhões foi alcançada em dezembro, graças a venda de mais de 1 milhão de aparelhos durante o mês, ainda de acordo com a Associação de Operadoras de Telecomunicações do país.

O serviço de televisão digital, com tecnologia chamada de Oneseg, oferece 320 pixels por 240 pixels de resolução e acesso a rede de televisão terrestre local sem custos para o usuário.

Leia mais:
> Sistema brasileiro: dois meses depois, muitas promessas ainda não foram cumpridas
> TV Digital no Brasil: tire suas dúvidas
> Celular é desejo de 44% dos usuários

As radiodifusoras japonesas não possuem nenhum direito digital de gerenciamento do software, o que não facilita para os fabricantes de celular construir funções de gravação nos telefones celulares.

Com os telefones tradicionais, não é possível escolher um programa de televisão a partir de um guia eletrônico de programação enviado com cada canal e programa, para que o aparelho grave no cartão de memória e assistir mais tarde.

A tecnologia OneSeg foi lançada em primeiro de abril de 2006 no país e o serviço hoje está disponível na maior parte do Japão – e não é popular somente em telefones celulares.

Muitos laptops têm a capacidade e também aparece em sistemas de navegação em carros, junto com outros dispositivos portáteis como vídeos e tocadores de música.

No Brasil, o serviço que usa a tecnologia OneSeg por enquanto só está disponível para laptops. Empresas como a Tectoy apresentaram pequenos dispositivos com saída USB que podem ser acoplados ao computador e receber o sinal digital de televisão – que foi lançando na cidade de São Paulo em 02 de dezembro de 2006 e que vai levar até 10 anos para estar disponível em todo o País.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail