Home > Notícias

“Windows é mais seguro que Mac”, diz organizador de concurso de hackers

Aaron Portnoy, que promove o Pwn2Own, competição que destinará US$ 100 mil em prêmios, aponta o Safari como porta de entrada para invadir sistemas da Apple

Computerworld/EUA

19/02/2010 às 7h50

Foto:

Essa vai deixar muitos fãs de Mac irritados e/ou preocupados: Aaron Portnoy, organizador do concurso de hackers Pwn2Own, competição que acontece em março no Canadá e destinará US$ 100 mil em prêmios para quem for mais rápido na invasão de sistemas, afirma que o Windows 7 é mais seguro que o Snow Leopard. E vai além: segundo ele, o Safari também é muito frágil e deve ser uma presa fácil na competição.

Segundo ele, no ano passado, foi necessário apenas cinco segundos para que um pesquisador da área de segurança tomasse o controle de um Mac via Safari. E, no ano anterior, foi preciso menos de dois minutos para invadir um MacBook Air (novamente com a exploração do browser da Apple).

Um dos principais argumentos dos usuários de Mac, a segurança do sistema da Apple, tem como fundamento o fato de que há um número muito maior de pragas virtuais para Windows. Isso se deve ao fato de que há muito mais usuários da plataforma da Microsoft, e os criminosos da Internet preferem atingir um universo maior. Já os defensores do Windows nessa área apontam competições como a Pwn2Own como prova de segurança.

 

win7xsnow300
Windows x Snow Leopard: qual é o mais seguro?

Mas vale lembrar que nem todos os hackers concordam com a afirmação de Portnoy de que o Windows 7 é mais seguro que o Snow Leopard. Segundo o especialista em segurança Charlie Miller, que há dois anos invadiu na competição um Mac via Safari, afirma que o sistema operacional da Apple está no mesmo nível que o Windows 7, embora admita que o Safari é um pouco menos confiável que os navegadores para o sistema operacional da Microsoft.

De acordo com Miller, “ao contrário dos anos anteriores, posso dizer que o Safari não está muito atrás dos browsers para Windows em matéria de segurança”. E explica: “digo isso porque o Snow Leopard finalmente tem DEP (o sistema de proteção Data Execution Prevention). E, no evento Black Hat DC, o especista Dion Blazakis mostrou como superar o DEP em browsers de Windows, nivelando a disputa.

E quem está certo? Uma maneira de saber será conferir as disputas do Pwn2Own. E nós traremos as informações para você.

Enquanto o concurso não começa, mande sua opinião sobre o tema Segurança: Windows x Mac.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail