Home > Notícias

22 aplicativos que precisam ser lançados para o iPad

Reunimos os editores da Macworld norte-americana para apontar os softwares para iPhone que merecem uma versão específica para o tablet

Macword/EUA

25/05/2010 às 17h56

appipad4-150.jpg
Foto:

Apesar de ter sido lançado há pouco tempo, o iPad já possui ótimos aplicativos. Mas qualquer pessoa que já teve um iPhone ou iPod Touch pode te dizer que muitos apps sensacionais (ainda) não estão disponíveis para o iPad. Como parte da nossa pesquisa para saber quais os favoritos dos nossos editores, perguntamos quais aplicativos do iPhone mais faziam falta no iPad. Confira a seguir os que se destacaram.

Apps da Apple
É mais do que estranho – para não dizer decepcionante – que muitos dos aplicativos para iPhone da própria Apple não cruzem  a ponte para uma versão para o iPad. O exemplo mais óbvio é o excelente Remote, que permite que você controle o iTunes, Apple TV e AirTunes em sua rede wireless. Como a versão do iTunes para iPad mostra muito bem, uma versão para o tablet do Remote tornaria muito mais prazerosa a navegação e o controle de suas mídias.

Mas também há outros aplicativos da Apple que se beneficiariam de uma tela maior. Por exemplo, quem não iria preferir ver imagens no app MobileMe Gallery na resolução nativa do iPad, em vez de ficar dando zoom? E aqueles que já puderam usar a mais recente versão do Dropbox no novo tablet perceberam rapidamente os benefícios de navegar e visualizar arquivos em uma resolução maior; gostaríamos de ver a mesma atualização para o aplicativo MobileMe iDisk. Vamos lá, Apple – se milhares de apps terceirizados foram atualizados para o iPad, por que vocês ainda não fizeram isso com os seus próprios?

Ferramentas de redação
Como escritores e editores, nós temos uma óbvia predileção por softwares de redação. E passamos um bom tempo escrevendo no iPad. Por isso, não é surpresa a presença de alguns apps de redação e edição em muitas listas. Para os iniciantes, nós gostamos muito das versões para Mac e iPhone do WriteRoom, o app de redação em tela cheia – nem sempre precisamos dos recursos de processamento de texto do Pages, e o WriteRoom supera o Pages de várias maneiras, incluindo edição e sincronização de documentos online, busca por todos os documentos e integração com o TextExpander. Nós adoraríamos poder usar esses recursos na resolução nativa do iPad (felizmente, o WriteRoom para iPad está a caminho.)

appipad1.png

iPad ainda possui poucos aplicativos otimizados para redação e edição de texto.

Falando no TextExpander, este utilitário é especialmente útil quando se usa um teclado virtual do iPad ou iPhone. Apesar de a versão do iPhone funcionar no seu “irmão” maior, e sincronizar de maneira correta com a versão do Mac, uma tela de maior tamanho e resolução é sempre melhor para texto.

Finalmente, apesar dos apps Pages e Numbers permitirem que você veja, respectivamente, documentos Word e Excel, eles são menos eficiente na hora de permitir a edição desses documentos sem perda de dados – por exemplo, o Pages retira comentários de documentos Word e automaticamente aceita mudanças registradas. O Documents To Go (da Data Viz), que lida com essas tarefas de forma muito melhor do que o Pages e o Numbers, é uma ferramenta interessante para um editor ter à mão; ela permite até que você acesse documentos no Google Docs e no Dropbox. Pelas mesmas razões mencionadas para outros apps de redação, uma versão nativa para iPad é pedida (o desenvolvedor afirma estar trabalhando em uma atualização.)

Pastebot
O Pastebot é o “canivete suíço” dos utilitários de texto para o iPhone, e apesar de poder ter se juntado acima às ferramentas de redação, ele ganhou votos suficientes para ser mencionado separadamente. O aplicativo sincroniza a clipboard (área de transferência) do seu Mac com o seu iPhone; permite que você armazene bits de conteúdo frequentemente usados para um paste (colar) mais fácil; fornece informações sobre conteúdo, como contagem de palavras ou tamanho de imagens; e deixa você reformatar e processar texto e dar um “tapa” nas imagens.

Não é preciso dizer que esse último set de recursos brilharia na tela do iPad, e ter mais espaço para trabalhar permitiria que o desenvolvedor acessasse mais facilmente recursos úteis que atualmente exigem um caminho mais longo.

Reeder
O NetNewsWire para o iPad é um ótimo aplicativo, em parte porque o desenvolvedor exibe um foco admirável em fazer o básico corretamente, mesmo que isso signifique deixar de fora recursos, opções, ou botões que alguns fãs de RSS almejam. Alguns editores da Macworld são fãs do Reeder, um cliente RSS/Google Reader que faz quase tudo que um usuário intenso de feeds RSS poderia querer. Nós estamos cruzando nossos dedos ansiosamente à espera de uma versão do Reeder que, a exemplo do NetNewsWire e do Instapaper Pro, aproveite ao máximo a tela maior do iPad para fornecer uma experiência de leitura ainda melhor.

appipad2.png

O Reeder é um app bastante completo que faz quase tudo que um usuário intenso de RSS pode querer.

Apps remotos e de mídia
Nós somos reconhecidamente viciados em mídia. Entre os vários editores, temos incontáveis sistemas Sonos e Squeezebox, Rokus, Apple TVs, DVRs – é só falar. Por isso, além do app Remote da Apple, nós possuímos uma enorme lista de aplicativos focados em mídia que adoraríamos ver em uma tela maior.

Essa lista inclui apps de acesso remoto wireless como o iPeng (para os sistemas Logitech da Squeezebox), o Sonos Controller para aparelhos Sonos, e o DirecTV; assim como o SlingPlayer Mobile, para assistir remotamente ao conteúdo enviado pelo seu Slingbox. O iPad é um aparelho atraente para acessar e controlar remotamente suas mídias, e nós queremos fazer mais isso.

Apps de mídias sociais
Os editores da Macworld são pessoas muito sociáveis – ou ao menos usuários ativos das redes de mídias sociais, se o número de votos para apps desta categoria for algum indicativo. De qualquer maneira, nós escolhermos juntos uma porção de aplicativos para participar de e monitorar as redes sociais, incluindo o Tweetie 2 (que, alguns dias após nossa pesquisa, foi lançado como o app oficial do Twitter), TwitBird, Skype, BeejiveIM (que também acaba de ser lançado para o iPad), Flickr, Brightkite, Ember e Facebook.

appipad3.jpg

A ausência de um app do Facebook nativo para iPad é muito surpreendente, ainda mais depois do sucesso do app do site para iPhone.

O fato mais surpreendente de todos é a ausência de uma versão para iPad do aplicativo do Facebook, ainda mais se pensarmos no quanto a Apple e o Facebook promoveram a versão para iPhone, que é ótima.

Apps de notícias
O iPhone e o iPad são ótimos aparelhos para acompanhar as últimas notícias e informações, por isso não é nenhuma surpresa que um grande número de editores está esperando pelas versões otimizadas para iPad dos apps de notícias favoritos para iPhone.

Assim como o Facebook, a falta de um aplicativo específico da CNN para o novo tablet é algo decepcionante – a versão para o iPhone é um dos melhores exemplos do que uma empresa jornalística pode fazer no iPhone OS, então esperávamos que a CNN chegasse ao mesmo tempo que o iPad. Por outro lado, o aplicativo exclusivo para tablet  do New York Times, o Editor´s Choice, é lindo, mas fornece acesso para apenas uma fração do conteúdo disponível no app do jornal para o telefone da Apple. Combine os dois, e você tem um vencedor, o NYT! E, é claro, nós gostaríamos de desfrutar das últimas notícias do The Onion em toda sua glória.

Apps de edição de imagens
Admitimos estar um pouco atordoados pela grande quantidade de apps de edição de imagem já lançados para iPhone. Afinal, com uma tela pequena daquele jeito, você não pensaria que tantas pessoas estariam editando e mexendo com imagens... mesmo assim existem centenas de apps do tipo. Por outro lado, a tela do iPad parece ideal para se trabalhar com imagens, e estamos ansiosos por versões para tela maior de aplicativos como Photoshop.com Mobile, PhotoForge, e Postage, para fazer mais manipulações em movimento de imagens.

appipad4.jpg

O iPad ainda possui poucos apps de edição de imagens. que ficará muito mais confortável em sua tela maior.

Isso não é tudo…
É claro que nós nem tocamos na enorme quantidade de games de gostaríamos de ver adaptados para o iPad, e existem muitos outros apps de iPhone que usamos que têm potencial para ser ainda melhores no novo tablet: iBird Explorer Pro, Billings, iSale Mobile, iHome+Sleep, MenuPages e OpenTable, para nomear apenas alguns dos favoritos. Mas ainda é cedo – o iPad está disponível há apenas um mês e meio – por isso esperamos que muitos desses aplicativos sejam lançados...no devido tempo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail