Home > Notícias

25 aplicativos que todo iPhone deveria ter

As ferramentas que deveriam ser criadas a partir do SDK que a Apple liberou hoje.

Por Redação da Macworld/EUA

06/03/2008 às 17h43

iPhone_flash_150x100.jpg
Foto:

iPhone wirelessA partir do anúncio da liberação do kit de desenvolvimento de softwares (SDK) para iPhone, anunciado hoje pela Apple, hoje, para o iPhone, é possível que comecemos a ver uma enxurrada de novas aplicações sugirem em breve.

Enquanto isso não acontece, aqui vão 25 sugestões - elaboradas pela equipe da Macworld nos Estados Unidos - do que seria legal que estivesse disponível no telefone da Apple.

25: Cliente da Amazon para e-books
O Kindle, leitor de livros eletrônicos da Amazon é um misto de sucesso e de decepção. A parte brilhante do equipamento é sua conexão com a web. A partir dela é possível buscar e comprar livros eletrônicos e periódicos ou baixá-los diretamente para o equipamento.

A parte ruim é o hardware propriamente dito: um design pobre que chega a clamar por uma ajudazinha do time da Apple. Como a fabricante não está no mesmo ramo de negócios da Amazon, por que não colocar o acesso e as ferramentas de pagamento em um dispositivo de hardware que é mil vezes melhor do que o que a Amazon está vendendo? Se as pessoas vão comprar esse tipo de conteúdo no iPhone? Se fôssemos a Amazon, pagaríamos para ver.

24 – Photo Booth
Seria muito bom poder contar com esta aplicação, que já é da Apple, também no iPhone.

Dessa forma, seria possível adicionar uma série de filtros e efeitos engraçados às imagens clicadas com a câmera do celular, como já fazem os usuários do Mac OS X. Se a Apple não quer se envolver nisso, por que não entregar o desenvolvimento da ferramenta para outra empresa?

23 – Captura de telas
Tudo bem que um aplicativo como esse facilitaria mais a vida de quem tem de escrever sobre as funcionalidades do iPhone do que propriamente quem é dono de um desses aparelhos.

Mas seria importante contar com uma ferramenta que permitisse capturar a imagem que está sendo vista na telinha do telefone para usar, por exemplo, em apresentações.

++++

iPhone flash22 - Nível digital
Quem não se lembra dos bons níveis de madeira, aqueles instrumentos utilizados por pedreiros e marceneiros para garantir que tudo está corretamente alinhado, seja no horizontal, seja na vertical?

Graças ao acelerômetro que já existe no iPhone, um aplicativo poderia ser criado para acrescentar funções de nível digital ao celular. Claro que ele não vai substituir um nível de uso profissional, mas para trabalhos eventuais, como fixar um quadro na parede, seria uma mão na roda.

21 – Airfoil para o iPhone
O AirFoil é uma excelente ferramenta de streaming de áudio que permite transferir conteúdo multimídia do Mac para um AirPort Express, Apple TV ou para qualquer outro sistema de áudio ao qual o Mac estiver conectado. Que tal acrescentar tal funcionalidade ao iPhone?

20 – Conversor de medidas
Quem se vê às voltas tendo de converter unidades de medidas freqüentemente e está na sentado à frente de um Mac sabe que pode contar com um widget existente na área de trabalho para isso.

Uma ferramenta semelhante, que rodasse no iPhone, seria muito útil para quem viaja com freqüência e precisa, por exemplo, fazer conversões de moedas ou de distâncias para as unidades locais.

19 – Cliente de blog
Quem já tentou postar em um blog a partir do iPhone utilizando uma interface web que não foi projetada para o telefone da Apple sabe como isso é difícil. Então está mais do que na hora de existir uma ferramenta nativa de blog que torne mais simples a vida de blogueiros donos de iPhone.

18 – Pintura com os dedos
À primeira vista uma ferramenta de pintura com os dedos pode parecer mais uma daquelas aplicações desenvolvidas para deixar as crianças ocupadas durante longas viagens.

Mas ela também pode ser útil para adultos. Imagine que você precise rascunhar um diagrama para alguém e não conta com papel e caneta. Bastaria sacar do seu iPhone, traçar seu desenho na tela sensível ao toque e pronto.

17 – Sintonizador de rádio
Tudo bem que você pode carregar no iPhone todas as músicas que quiser, mas se ele pudesse contar com um sintonizador de rádio, seria possível acompanhar partidas de futebol do seu time favorito ou o noticiário enquanto espera na fila do banco ou no saguão do aeroporto. Melhor impossível.

++++

16 – Uma calculadora decente
Até a calculadora do OS X faz um trabalho melhor do que o software que recebe esse nome no iPhone.

15 – Dicionário de verbetes e sinônimos
Para quem usa as palavras profissionalmente, um dicionário de verbetes e de sinônimos é ferramental básico.

Mas mesmo quem é fã de palavras cruzadas ou um usuário comum pode se beneficiar de um dicionário que esteja ao alcance das mãos, no caso, dos dedos. Há espaço suficiente no iPhone para acomodar um dicionário decente e seu uso seria mais rápido do que buscar o significado de uma palavra a web.

14 – Video player
O iPhone é capaz de reproduzir vídeos MPEG-4/H.264 mas não é compatível com DivX, MPEG-1 e outros tipos de arquivos.

Smartphones com Palm OS e Windows Mobile são muito mais flexíveis na sua capacidade de lidar com uma diversidade de formatos de arquivos de vídeo. Um tocador VLC no iPhone já seria um grande progresso.

15 – Cliente do Twitter
A rede social Twitter e o iPhone combinam tão bem como pão com manteiga ou feijão com arroz. Já existem diversas aplicações web para o Twitter, mas bem que poderia ter uma que fosse nativa para o iPhone. Quem gosta de ‘twitar’ e tem um telefone da Apple agradece.

12 – Editor de fotos
Ninguém nega que é muito bom poder carregar as fotos tiradas com o iPhone para a galeria Mac na web. Mas seria muito melhor se fosse possível tratar essas imagens antes de exportá-las.

Um editor de imagens simples – com ferramentas para equilibrar as cores, recortar, redimensionar, corrigir brilho, converter as imagens para branco-e-preto ou sépia – já estaria de bom tamanho.

11 – Flicker Uploader
A câmera digital do iPhone é melhor do que a maioria das câmeras que vêm nos outros telefones celulares. Porém a maneira básica de compartilhar as imagens que você captura no telefone da Apple é enviando por e-mail ou fazendo o download em um Mac.

Não seria nada mal se existissem outras formas de fazer isso, como uma ferramenta nativa que permitisse carregar suas imagens no Flickr – um serviço que combina perfeitamente com iPhone.

10 – Visualizador PDF e de gibis
Será que alguém vai se lembrar de criar uma ferramenta que permita visualizar documentos em PDF no iPhone mais facilmente? E se essa ferramenta puder suportar formatos como CBR e CBZ, melhor ainda.

++++

iphone nyt

9 – Leitor de RSS dedicado
Para aqueles que não conseguem viver sem seus feeds RSS, mesmo o melhor cliente web nunca vai poder substituir adequadamente uma ferramenta nativa. E quando se usa um dispositivo móvel, esta necessidade fica ainda maior.

O ideal seria um aplicativo que fizesse o download dos feeds enquanto se está conectado, permitindo navegar por eles mesmo quando não se tem acesso à web.

8 – VoIP
Um aplicativo de VoIP à moda Skype tem sido uma das mais freqüentes solicitações desde que o iPhone foi lançado, o que não deixa dúvidas sobre a popularidade que um aplicativo nativo teria.

Ainda que as operadoras possam fazer cara feia quanto à utilização desse tipo de serviço em suas redes, é preciso ver as coisas do ponto de vista dos usuários.

7 – Cliente para VNC
A Virtual Network Computing (VNC) permite o controle de outros computadores de forma remota. Que tal controlar, a partir do iPhone, o servidor de sua cada mesmo quando você não estiver lá?

6 – Gravador de voz
O iPhone pode fazer praticamente tudo o que você pensar, com exceção de gravar sua própria voz. O que não deixa de ser estranho já que o dispositivo possui microfone, uma grande capacidade de armazenamento e vem com Mac OS X.

Adicionar tal funcionalidade do celular não deve ser algo de outro mundo, mas a aplicação ideal deveria acrescentar algumas informações importantes ao registro gravado, tal como data e horário em que foi feita e uma ferramenta de sincronização com o Mac. E para ser perfeita, poderia também incluir informações de geolocalização à mensagem.

5 – SlingPlayer
Compatível como Mac, PCs e celulares rodando Windows Mobile e Palm OS, o Sling Media permite que se possa ver TV de várias partes do mundo desde que se possua uma conexão internet.

Por que não fazer o mesmo como iPhone? Tudo bem que a rede utilizada pelo celular da Apple (EDGE) não é das mais rápidas, mas o acesso Wi-Fi pode resolver o problema. Em vez de ouvir seu jogo de futebol, que tal assistir à partida na telinha do iPhone?

++++

iphone album4 – Ferramenta de macro para textos
Tudo bem que o teclado e o reconhecimento de palavras do iPhone funcionam bem. Mas contar com recursos como os oferecidos pelo TypeIt4Me e o TextExpander (ambos disponíveis para Mac) tornariam a digitação ainda mais agradável e rápida.

Assim, em vez de digitar “Aguardo seu contato para darmos prosseguimento às negociação do contrato. Atenciosamente,  Fulano do Tal”, você poderia digitar simplesmente !assinatura e a ferramenta de macro para texto faria a substituição do texto pra você.

3 – Controlador Mac
Se você alguma vez usou o Salling Cliccker vai compreender a necessidade dessa aplicação.

Instalada em seu iPhone, você poderia gerenciar remotamente seu Mac para, por exemplo, mudar uma faixa do iTunes, iniciar uma apresentação PowerPoint e até, quem sabe, interagir com a tela do seu Mac. O suporte a redes Wi-Fi e conexão Bluetooth ampliam ainda mais as possibilidades de interação com o Mac.

2 – Editor de documentos
Tudo bem que se pode ler os documentos que chegam até você por correio eletrônico utilizando o programa Mail do iPhone. Mas esqueça se quiser alterá-los ou mesmo criar um novo documento.

Esse problema, talvez, fosse melhor resolvido se a Apple cuidasse do caso – quem sabe com uma versão móvel do TextEdit. Mas se isso não ocorrer, um editor de textos móvel já seria uma ajuda e tanto. Principalmente se a Apple permitir utilizar um teclado Bluetooth com o iPhone.

1 – Cliente de mensagens instantâneas
O e-mail e o SMS são excelentes para nos manter em contato com o mundo. Mas quem necessita realmente de dinamismo na comunicação interpessoal, nada melhor do que as ferramentas de mensagens instantâneas.

O ideal seria a Apple portar o iChat para o iPhone, mas isso poderia representar um tiro no pé de seu parceiro, a AT&T, que ganha um bom dinheiro com SMS. Então que tal alguém criar uma ferramenta parecida que pudesse rodar no iPhone?

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail