Home > Notícias

29% dos aparelhos com Android já usam a versão 2.2

Disponível há apenas quatro meses, "Froyo" adicionou recursos como discagem por voz via Bluetooth, Adobe Flash e tethering.

IDG News Service

14/09/2010 às 9h37

Foto:

A versão 2.2, também conhecida como Froyo, do sistema operacional móvel Android, já pode ser encontrada em 29% dos aparelhos ativos no mercado, de acordo com dados apresentados ontem (13/9) pela Google.

Disponível há apenas quatro meses, a mais recente versão adicionou recursos como discagem por voz via Bluetooth, suporte completo ao Flash, da Adobe, mais espaço de armazenamento para aplicativos, suporte a tethering (uso do celular como modem) e melhor desempenho no navegador.

No entanto, o líder continua sendo o Android 2.1, apelidado de Éclair, responsável por 41,7% dos dispositivos, embora tenha apresentado uma queda de 13,3% em relação ao mês de julho deste ano. Na Época, o Froyo representou apenas três pontos porcentuais.

screenshot020.jpg

Diferentes versões do Android no mercado

Fragmentação
Apesar de 70% dos aparelhos executarem as versões 2.1 ou 2.2, um dos aspectos negativos apontados em relação ao Android é a considerável fragmentação entre os diferentes fabricantes, o que pode ser um grande aborrecimento para desenvolvedores. Concorrentes como a Apple, por exemplo, não têm esse tipo de questão, já que quase todos os dispositivos têm a possibilidade de atualização para o IOS, agora na versão 4. 

O Android 3.0, conhecido também como Gingerbread, deve definir diretrizes mais rígidas para os fabricantes de smartphones que quiserem utilizar o sistema, com possibilidade de atualização. Segundo relatos, a Google exigirá um processador de 1 GHz, 512MB de RAM e telas de pelo menos 3,5 polegadas. 

A recente pesquisa foi realizada em um período de duas semanas, que terminou no dia primeiro dia de setembro, com base nos aparelhos que acessaram a Android Market.

Os novos dados foram divulgados uma semana após a empresa de pesquisa Gartner divulgar um relatório afirmando que o Android superará em popularidade os sistemas da Apple e da RIM IBlackBerry) até o final do ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail