Home > Notícias

30 anos do Game Boy, o console portátil (e revolucionário) da Nintendo

No dia 21 de abril de 1989, a Big N lançava um de seus aparelhos de maior sucesso. Veja fotos do dispositivo

Da Redação

22/04/2019 às 11h35

Foto: Shutterstock

Muito antes dos tablets e smartphones serem uma das plataformas mais populares para se jogar games, um pequeno dispositivo pavimentou o caminho para tais aparelhos portáteis com foco nos títulos eletrônicos. Trata-se do Game Boy, que no último domingo (21) completou 30 anos desde que foi apresentado pela primeira vez, em 21 de abril de 1989. Foi a segunda investida da Nintendo em um videogame com tamanho reduzido, permitindo que o usuário o transportasse livremente.

O Game Boy possuía uma CPU customizada 80bit da Sharp rodando a 4.19 MHz, memória RAM de 8 KiB, armazenamento interno entre 32 KiB e 8 MiB, e tela LCD reflexiva com 160 x 144 pixels. O dispositivo media 66 mm e pesava 220 gramas, e incluía quatro botões de ação - "A", "B", "SELECT" e "START", além de um d-pad direcional. Entre os títulos que acompanharam o lançamento do portátil estavam Super Mario Land, Alleyway, Baseball e Tetris.

Nas duas primeiras semanas em que foi colocado à venda no Japão, o Game Boy vendeu todo seu estoque de 300 mil unidades. Alguns meses depois, quando foi lançado nos Estados Unidos, vendeu 40 mil unidades em apenas um dia. O sucesso foi tanto que o aparelho ganhou novas versões nos anos seguintes, entre elas o Game Boy Color (1998) e o Game Boy Advanced (2001). Só o Game Boy e o Game Boy Color venderam juntos 118 milhões de unidades no mundo.

O The Verge separou algumas fotos mostrando o Game Boy e alguns de seus principais acessórios, como cabo de conexão, Game Boy camera e bateria externa - todos, segundo a publicação, encontrados no eBay. Veja as imagens:

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail