Home > Notícias

30 smartphones não serão suportados em novas versões do CyanogenMod

Aparelhos são baseados em processadores Qualcomm para os quais faltam drivers compatíveis com versões mais recentes do Android

Rafael Rigues

02/08/2012 às 18h45

Foto:

Os desenvolvedores do CyanogenMod, uma popular ROM alternativa para smartphones Android compatível com dezenas de aparelhos de diversos fabricantes, anunciaram que as próximas versões de seu software (batizadas de CM9 e CM10) não serão compatíveis com aparelhos equipados com alguns processadores antigos da Qualcomm, entre eles a primeira geração do processador Snapdragon.

Em um post em sua página no Google+ a equipe explica a decisão: não há drivers multimídia para estes processadores (das famílias QSD8x50, MSM7x25, MSM7x27 e MSM7x27T) que sejam compatíveis com as novas APIs para codificação e decodificação de vídeo, entre outras tarefas, introduzidas pela Google a partir do Android 4.0 (Ice Cream Sandwich, ou ICS).

Isso dificultaria a criação de versões do Android para estes aparelhos que não tivessem severas limitações multimídia, prejudicando a experiência do usuário. Os desenvolvedores reconhecem que com tempo, esforço e "hacks" suficientes é possível rodar o Android 4 (ICS) ou 4.1 (Jelly Bean) nestes aparelhos, mas que o resultado "não vale o esforço".

No mesmo anúncio foi informado que o Nexus One, primeiro smartphone com a grife própria da Google, também não receberá novas versões da CyanogenMod. Além dos problemas com as bibliotecas múltimídia para o processador Snapdragon há problemas com o particionamento da memória interna do aparelho, que exigiriam a escrita de um gerenciador de boot customizado e modificações no código do sistema que a equipe não está disposta a fazer.

Ao todo 30 aparelhos são afetados pela decisão, entre eles alguns comercializados no Brasil como o ZTE Blade, LG Optimus Pro, Samsung Galaxy Ace, LG Optimus Hub, Motorola Cliq, Motorola Backflip, LG Optimus One, Samsung Galaxy Fit e Samsung Galaxy Mini. Estes aparelhos ainda podem usar a versão atual do CyanogenMod, a 7.2 (CM7.2), baseada no Android 2.3.7 "Gingerbread".

A equipe do CyanogenMod atualmente está preparando o lançamento da versão 9.0 (CM9), baseada no Android 4.0 "Ice Cream Sandwich", e iniciando o desenvolvimento da versão 10 (CM10), baseada no Android 4.1 "Jelly Bean". 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail