Home > Notícias

350 coletivos de Porto Alegre terão telefones públicos GSM

Usuários do sistema de transporte poderão fazer chamadas com preço mais baixo do que uma ligação em celular pré-pago.

Redação do IDG Now!

01/07/2008 às 11h04

Foto:

Fazer uma chamada telefônica no trânsito não será mais um privilégio dos condutores de automóveis. A partir deste mês, 350 ônibus da Companhia Carris de Porto Alegre (RS) contarão com telefones públicos instalados pela Brasil Telecom.

Conforme anunciou a operadora, nesta terça-feira (01/07) a idéia é expandir a instalação do Telefone Comunitário Móvel (TCM), ou Télo, em todo o Brasil. O aparelho foi desenvolvido e patenteado pela PV Inova, empresa incubada no Instituto Gênesis da PUC-Rio, que negocia a expansão do serviço com outras companhias de transporte coletivo.

O telefone público pode ser usado pelos passageiros do ônibus com o mesmo cartão telefônico do orelhão de rua e oferece uma opção de chamada mais barata que a de um celular pré-pago. E certamente, ao contrário dos motoristas de automóveis, o passageito do ônibus pode falar ao telefone sem correr o risco de tomar uma multa.

O Télo, que já vem sendo testado há um ano, em 20 coletivos da capital gaúcha, possui tecnologia GSM e também é equipado com um GPS (sistema de localização via satélite).

Com o TéloTrack, as empresas de ônibus podem localizar e gerenciar suas frotas supervisionando quais veículos estão adiantados, atrasados, em alta velocidade, parados, fora de rota e cumprindo a respectiva tabela de horário. Futuramente, os usuários também poderão saber se determinado veículo está no horário ou quanto tempo deve demorar para chegar ao local desejado, por meio de SMS enviado pelo celular.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail