Home > Dicas

4 aplicativos para iPhone que aprimoram suas fotos

Softwares trazem filtros e efeitos especiais que permitem lidar com problemas como falta de iluminação, além de soltar "o seu lado artístico"

Macworld/EUA

15/10/2009 às 11h38

Foto:

Fotógrafos amadores que utilizam o iPhone como câmera aprenderam a lidar com as limitações  do aparelho nessa área. Se, por um lado, o aparelho fica devendo recursos como melhor resolução e flash, está sempre à mão para capturar aquela imagem que surge sem aviso. Por conta disso, surgiram vários aplicativos na App Store (loja online da Apple) voltados a auxiliar o usuário com filtros e efeitos especiais.

Conheça, a seguir, quatro aplicativos que auxiliam naquela imagem com baixa iluminação e que você registrou no fim de semana e ferramentas para incrementar o lado artístico da sua imagem:

O TiltShift Generator é a melhor solução para criar um efeito de miniatura. Criado por Takauki Serizawa, o aplicativo custa 0,99 dólar e simula um campo de profundidade nas imagens. O usuário define um ponto de foco e o restante da foto fica desfocada para destacá-lo. Recursos extras do aplicativo oferecem controles deslizantes para definir a nitidez, o contraste e o brilho das imagens.

tilt.jpg

O CameraBag, da Nevercenter, é voltado para o fotógrafo que tem um olhar mais artístico em suas imagens. Também cotado a  0,99 dólar, o software traz uma coleção de efeitos que imitam fotografias antigas ou até mesmo as registradas com câmeras Polaroids. O aplicativo faz um excelente trabalho para transformar fotos de baixa resolução em verdadeiras obras de arte.

camerabag.jpg

Problemas com iluminação? O iFlashReady é indicado para fotografias em ambientes escuros. Na falta de um flash externo, o iPhone automaticamente aumenta o ISO da câmera para compensar a falta de luz. Isso gera granulados na imagem e a deixa com a qualidade um tanto inferior. O iFlashReady faz alguns cálculos para iluminar as regiões escuras das fotografias e oferece três níveis de “flash virtual”, sem detonar a fotografia. Preço: US$ 0,99.

iflash.jpg

BestCamera é uma criação do fotógrafo Chase Jarvis. O programa oferece uma série de filtros divididos em pequenos círculos na parte inferior da tela do aplicativo. É uma boa dica para quem quer testar alguma combinação ou reorganizá-los para obter variações de resultados. Há também opções de enquadramento e corte de imagem. Depois de editadas, as imagens podem ser postadas automaticamente no Facebook ou Twitter pelo próprio aplicativo.

bestcamera.jpg

Outro recurso interessante do BestCamera é o compartilhamento de imagens com outros usuários do aplicativo. Você pode encontrar algumas delas no site thebestcamera.com. O mais legal é que, além de visualizar as imagens, é possível ver qual foi a “receita” usada pelo fotógrafo para alcançar tal resultado. Preço: 2,99 dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail