Home > Notícias

4 aplicativos para tornar seu Facebook mais profissional

Rede social atrai por suas possibilidades de diversão, mas com toques simples seu perfil poderá ganhar uma imagem mais corporativa.

Kristin Burnham, da CIO/EUA

20/04/2010 às 21h34

Foto:

É verdade: os jogos e outros aplicativos divertidos predominam no Facebook. Mas, acredite ou não, existem aplicações que podem dar aquele toque de profissionalismo ao seu perfil.

Você pode incluir seu perfil do LinkedIn, acrescentar entradas do seu blog e incluir uma aba para o Twitter, por exemplo.

Cada uma dessas aplicações exige que você conceda o acesso a seu perfil. Para editar as configurações iniciais dessas aplicações, escolha “Application Settings” no menu “Account”. De lá, você poderá controlar quem será capaz de ver a aplicação em seu perfil ou dar ao programa permissão para publicar atividades recentes em seu mural.

Você pode também escolher acrescentar a aplicação às abas de seu perfil, para acesso rápido. Algumas aplicações não trabalham com abas, e algumas podem inserir a aba automaticamente, como parte da instalação.

Para acrescentar um aplicativo a uma aba, clique na aba “+” em sua página de perfil, e escolha a aplicação.

Eis a lista das aplicações.

1::Extended Info
Esta aplicação ganhou o prêmio Red Bull Flight Experience 2007. Em vez de simplesmente preencher os campos usuais, como atividades, interesse e música favorita, Extended Info permite que você adicione campos a seu perfil. Crie um viés profissional em seu perfil e inclua campos como “atualmente lendo” e “objetivos de carreira”, por exemplo.

2::My LinkedIn
Para incluir o app My LinkedIn em seu perfil, o site pede que você entre com sua URL pública do LinkedIn. Você pode encontrar essa informação entrando na conta do LinkedIn, escolhendo a opção “View Profile” e procurando pela URL próxima a “Public Profile”. Esta aplicação não acrescenta uma aba ao seu perfil de forma automática.

++++

3::NetworkedBlogs
O Networked Blogs o deixa fazer duas coisas. Você pode buscar e acrescentar blogs favoritos para exibir seus posts no estilo RSS, ou pode importar os posts diretamente a seu perfil, o que permite que seu blog apareça na busca do Facebook para que todos possam vê-lo.

Depois de você permitir que a aplicação acesse seu perfil, você será convidado a escolher cinco ou mais blogs de uma lista, caso queira que a aplicação mostre os posts como uma lista RSS. Se você quer apenas exibir seu blog, clique em Next para pular esta etapa.

A próxima página listará os blogs de seus amigos do Facebook; escolha algum deles, ou clique Next para continuar. A tela final lhe trará a página web da NetworkedBlogs, onde você poderá registrar seu próprio blog, o que exigirá um passo adicional para verificação.

4::TwitterTab
O TwitterTab acrescenta seus posts do Twitter a uma aba em seu perfil e lhe dá três opções de visualização: uma lista de seus tweets, a filtragem de retweets ou a visualização de quem você segue, na forma de blocos de ícones.

Há diversas outras aplicações para Twitter disponíveis no Facebook – algumas permitem que você tuíte diretamente do Facebook. No entanto, muitas delas têm bugs.

O TwitterTab parece ter a interface mais simples e é fácil de configurar. A applicação é gratuita, mas por 1 dólar anual você poderá fazer um upgrade que lhe permitirá incluir um pano de fundo personalizado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail