Home > Dicas

4 ótimos (e pouco conhecidos) serviços para o Mac OS X

Selecionamos as melhores opções para ganhar tempo nas tarefas; lista inclui softwares para gerenciamento de texto e cálculos e criação de serviços

Macworld / EUA

12/01/2012 às 15h14

Foto:

Uma vez que você aprende o básico sobre os subutilizados atalhos dos serviços do Mac OS X, sua próxima pergunta é: onde posso achar mais deles? Você pode adicionar – e até mesmo criar – seus próprios serviços. Confira abaixo quatro dos melhores:

1.WordService
O gratuito WordService, da DevonTechnologies, é, na verdade, um pacote de serviços que te permite realizar ações em textos selecionados. Esse conjunto é ideal se você já precisou reformatar um texto copiado de um e-mail, remover quebras de linhas, alterar texto todo em maiúsculas para o padrão ou deixar todas as palavras iniciando em maiúscula sem precisar alterar manualmente seu texto.

2.CalcService
Outro serviço gratuito da DevonTechnologies, o CalcService fornece funções de cálculo a partir de qualquer aplicativo que lida com serviços. Com esse conjunto, você pode digitar uma fórmula em um documento de texto e então usar um dos serviços para fazer o cálculo.

Também é possível usar os recursos tanto para exibir o resultado ou adicioná-lo ao seu documento (substituindo a fórmula, ou adicionando o resultado à fórmula). Não somos matemáticos aqui, mas qualquer coisa que pegue uma fórmula como bs(sin(sqrt(2)))*sign(cos(pi*pi)) e nos dá uma resposta (ela é -0.987765945993, se você está curioso) é bastante interessante.

3. Serviços Finder, da MacAutomation
O site MacAutomation oferece uma variedade de serviços gratuitos, incluindo alguns que codificam arquivos de música e outros modelos que funcionam com aplicativos da Apple, como iPhoto, Mail, Safari, Terminal e Finder.

Um dos nossos favoritos é o recurso “Disk Item - New Disk Image with Selection”, que faz parte do pacote Finder Services do site. Esse serviço cria um novo arquivo de imagem de disco (.dmg) contendo os itens selecionados do Finder. Se você envia ou guarda arquivos em imagens de disco, esse serviço pode economizar muito do seu tempo. Os outro serviços incluídos neste pacote são “Disk Item - Rename Selected Items” e “Disk Item - Set Spotlight Comments”.

4. Seus próprios serviços customizados
Praticamente qualquer coisa que você faz com o Automator, do Mac OS X, pode ser salvo como um serviço. Isso deixa seus fluxos de trabalho extremamente fáceis de usar e acessar.

Em um artigo recente, chamado “Saiba como converter arquivos de PDF para Word no Mac”, falamos sobre como criar um fluxo de trabalho no Automator para extrair texto de um arquivo PDF. Leve isso um passo à frente, e você pode salvar o fluxo de trabalho como um serviço.

Abra o Automator, e, no painel Escolha um Tipo Para seu Documento (Choose a Type for Your Document), clique em Serviço (Service), e então em Escolher (Choose). No topo da janela, no menu seguinte, Recebimento de Serviço Selecionado (Service Receives Selected), escolha Arquivos PDF (PDF Files). Em seguida, clique em PDFs na coluna Biblioteca (Library) do Automator, então, na segunda coluna, clique em Extrair Texto PDF (Extract PDF Text) e arraste-o para a seção à direita da janela do Automator.

automatorworkflow01.jpg

É fácil transformar seus fluxos de trabalho no Automator em serviços 

Aperte Command+S para salvar o serviço, e, na caixa de diálogo que aparece, dê um nome para ele, como “PDF para Texto”. Depois clique em Salvar (Save).

Então faça um teste para ter certeza de que está funcionando. Encontre um arquivo PDF no Finder, clique com o botão direito do mouse nele e escolha o submenu Serviços (Services) do menu contextual que ele exibe. Você deve ver seu serviço listado aí. Também selecione Finder, Serviços e verifique para ter certeza que ele aparece nessa lista. Você deve poder vê-lo em dois lugares.

automatorworkflow02.jpg

 Se você seguiu as instruções acima, sua tela deve aparecer assim

Lembre-se que se você selecionar um arquivo que não seja um PDF, o serviço não aparecerá; isso acontece porque você especificou, no início, que o serviço só funcionaria com arquivos PDF.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail