Home > Notícias

4 razões para fazer jailbreak no seu iPhone…e 4 para não fazer

Desbloquear seu telefone da Apple nunca foi tão fácil quanto com a ferramenta jailbreakme, lançada no início desta semana; veja se o processo vale a pena

PC World / EUA

04/08/2010 às 15h27

Foto:

Realizar jailbreak no seu iPhone nunca foi tão simples quanto com o mais recente lançamento JailbreakMe. Em vez do método anterior de hackear seu telefone por meio do PC, o JailbreakMe.com explora uma falha do visualizador de PDF do navegador Safari que garante liberdade instantânea das políticas notórias de proteção da Apple. Aliás, vale lembrar que, apesar da prática do jailbreak ter sido legalizada nos EUA na última semana, a Apple afirma que o processo invalida a garantia do seu aparelho.

Mesmo antes da chegada do Jailbreakme, desbloquear um iPhone era uma prática popular com muitos pontos positivos – e negativos. Seguem abaixo quatro razões porque você deveria realizar o jailbreak no seu iPhone – e 4 razões para evitar fazer isso.


- Razões para realizar o Jailbreak:

Aplicativos legais para iPhone com jailbreak
A loja oficial da Apple, a App Store, possui muitas ofertas bacanas, mas iPhones com jailbreak apresentam um grupo extenso de criatividade banida e aplicativos peculiares. O acesso a loja Cydia – o centro de apps “ilegítimos” – é uma enorme motivação para desbloquear seu telefone. Existem muitas listas de ótimos apps de jailbreak para se ter – abaixo seguem alguns destaques:

- MyWi: transforma telefones em hotspots (pontos de acesso) móveis

- Intelliscreen: Coloca e-mail e calendários na tela inicial

- MxTube: Baixa vídeos do YouTube para o seu telefone para visualização offline

- My3G: Permite que processos exclusivos para rede Wi-Fi rodem via 3G também

- PDANet: compartilha conexão de Internet

Rápido e fácil
Uma das melhores partes sobre o jailbreakme é como ele é fácil e rápido de ser rodado no seu iPhone. Sem necessidade de baixar um software para o seu desktop ou caçar atualizações que escapam de updates do iTunes “matadores de jailbreak” – ao se utilizar o navegador de Web, o processo todo leva apenas alguns minutos em uma conexão Wi-Fi. Mesmo assim, você pode esperar que a Apple lance uma solução para fechar o jailbreakme, ao menos temporariamente.

Totalmente reversível
Se você tem medo das consequências de realizar o jailbreak no seu iPhone – ou se talvez simplesmente não gostar da experiência – saiba que o jailbreakme é totalmente reversível. De acordo com o site jailbreakme.com, “Se alguma vez você decidir que quer remover seu jailbreak, apenas conecte seu aparelho ao computador, sincronize-o, e então aperte o botão Restaurar no iTunes.” Tome cuidado: se você realizou upgrade para uma versão anterior ao iOS 4.0.1, podem haver conseqüências desconhecidas.

Vídeochamada pelo FaceTime via 3G
A vídeochamada pelo FaceTime é um novo recurso bacana do iPhone 4, mas só funciona em uma rede Wi-Fi, que pode ser algo difícil de encontrar em muitas situações. Realizar o jailbreak do iPhone 4 te permite realizar vídeochamada pelo FaceTime por meio de uma conexão 3G. Os resultados são menos do que ótimos, mas é algo mais conveniente e a chamada não será interrompida se você não tiver um bom sinal ou sair do raio de Wi-Fi.

iphone4390

Com recurso JailbreakMe lançado nesta semana nunca foi tão fácil desbloquear seu iPhone.

- Razões para não realizar o Jailbreak:

Brick
Como acontece com qualquer alteração realizada em seu iPhone, você corre o risco de “brickar” seu aparelho. Isso torna seu aparelho inutilizável e exige uma limpeza geral e restauração para torná-lo funcional novamente. Não é um grande problema em razão do conserto rápido, mas não deixa de ser um ponto negativo.

Dados caros
O uso frequente ou estendido do FaceTime via 3G – ou de outros aplicativos que consomem muitos dados -  vai sugar a vida do seu plano de dados. E, a não ser que você possua um plano ilimitado, pode esbarrar no limite, e as consequências podem ser custosas.

Cheio de bugs
Algumas vezes explorar o seu iPhone apenas não funciona e “comex”, hacker responsável pelo jailbreakme, não possui uma solução. Uma das maiores reclamações nesta semana era que o jailbreakme desabilitava o recurso de vídeochamadas pelo FaceTime e o envio de mensagens multimídia (MMS).

Mas não tenha medo – os devotados a causa do jailbreak as vezes aparecem com solução próprias: o problema do FaceTime e das MMS foi consertado em uma recente atualização do aplicativo de jailbreak, de acordo com o Twitter de "comex".

Preocupações com segurança
O site MacRumors descobriu uma falha no processo de jailbreak que permite que hackers remotamente plantem malware(programa malicioso) no aparelho do usuário. A falha está localizada no visualizador de PDF do iOS. “O site remoto apresenta um PDF que possui uma fonte especificamente incorporada, e é o processamento da fonte incorporada que apresenta o problema de segurança”, informa o MacRumors. (Eles também adicionaram um ponto importante: a Apple consertou um problema parecido no MacOS com uma atualização recente de segurança.) A ideia do seu iPhone sendo um lugar próprio para interferência malicioso possui várias penalidades negativas.

E aí, o que pesou mais para você – os prós ou os contras? Você planeja utilizar o jailbreakme para aproveitar ao máximo o seu iPhone? Ou está contente com os recursos próprios do smartphone da Apple?

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail