Home > Notícias

40 estúdios fecham acordo com a AMD para acesso à SDK do Mantle

Empresa espera aumentar o número de jogos usando sua tecnologia, que promete ganhos de até 50% no desempenho gráfico.

Mark Hachman, PCWorld EUA

02/05/2014 às 16h43

Foto:

A AMD disse nesta quinta-feira que fechou acordos com 40 estúdios interessados em usar sua API gráfica Mantle, e que está enviando a outros mais uma rodada de convites para acesso a um novo portal para os desenvolvedores.

A AMD não identificou quais são os estúdios, ou se os acordos refletem um compromisso sério no desenvolvimento com a nova tecnologia da AMD. Mas a empresa está tentando chamar a atenção com o número de interessados.

“Não há um critério objetivo que leva à seleção, já que estamos interessados em falar com desenvolvedores de todos os tipos e tamanhos”, disse a empresa em uma declaração. “Entretanto, experiência passada no desenvolvimento é recomendada”. O portal para os desenvolvedores, que é protegido com uma senha, já está no ar.

A AMD lançou o Mantle em Setembro passado como uma interface para programação gráfica em baixo nível. Em contraste à APIs mais abstratas como o DirectX, da Microsoft, a AMD criou Mantle especificamente para aumentar o desempenho de jogos e apps em suas GPUs baseadas na arquitetura Graphics Core Next (GCN). 

As otimizações no Mantle se traduzem em desempenho drasticamente melhor em jogos rodando em hardware baseado na GCN. De acordo com a AMD, jogadores usando GPUs compatíveis e a versão mais recente dos drivers Catalyst podem ver um aumento de até 50% na taxa de quadros em jogos como Battlefield 4, da EA. Os resultados podem variar dependendo de qual GPU e CPU você tem. Outros jogos que foram otimizados para Mantle incluem o “reboot” da franquia Thief e Star Citizen, um jogo de Chris Roberts, criador da série Wing Commander, que ainda está sendo desenvolvido.

A AMD claramente espera que atrair uma base considerável de desenvolvedores leve a uma “massa crítica” de jogos que, por sua vez, irão tentar os jogadores a comprar apenas GPUs e processadores da AMD ao atualizar ou montar seus PCs. Se estes jogadores souberem que irão receber um salto significativo de desempenho porque seus jogos favoritos foram desenvolvidos e otimizados para o hardware da AMD, então a empresa pode ganhar uma participação dominante no mercado.

E mesmo que a estratégia para o Mantle fracasse, a AMD já fornece processadores e GPUs para todos os três grandes consoles da geração atual (PlayStation 4, Xbox One e Wii U). É uma fonte de renda estável, não importa o que aconteça.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail