Home > Dicas

5 apps essenciais de fotografia para iPhone e iPad

Separamos uma lista com aplicativos que não podem faltar no aparelho iOS dos fãs de fotografia; seleção inclui apps como AfterFocus, Pano e Top Camera

PC World / EUA

18/05/2012 às 13h01

Foto:

Comprou um iPhone ou iPad e gosta de tirar fotos? Não se preocupe, pois separamos alguns aplicativos interessantes para você aproveitar ao máximo todos os MP disponibilizados nas câmeras dos aparelhos iOS. 

Obviamente deixamos de fora apps muito conhecidos, como o Instagram, ou programas que já foram sugeridos recentemente em nossa Dica de App, como Grid Lens e Dermandar.

Confira abaixo a nossa lista e nos diga o que achou dela nos comentários.

AfterFocus

Uma das razões pelas quais muitas pessoas preferem uma câmera digital SLR em vez de uma câmera de telefone é o controle que a primeira permite para abertura e a velocidade do obturador. Ao digitar uma configuração específica de abertura, é possível criar uma foto hiperfocal nítida ou uma em que o objeto fotografado está nitidamente definido e o fundo borrado e fora de foco.

O Afterfocus te dá esse controle sobre profundidade de campo com seu iPhone. Ele não te permite realmente mudar a profundida de campo quando você tira a foto; em vez disso, o app simula a profundidade de campo ao borrar o fundo após o fato. O app é divertido e fácil de usar: apenas abra uma foto no Afterfocus e desenhe na parte da foto que você quer que fique nítida. Então repita o processo com o fundo, e o Afterfocus renderiza uma versão da foto que renderiza uma versão da foto que parece ter sido tirada com uma profundidade de campo muito rasa. Além disso, você também pode escolher aplicar alguns efeitos adicionais na sua foto, como uma máscara de cores que muda o fundo para preto e branco e deixa o objeto em cores. O aplicativo custa um dólar.

afterfocusios01.jpg

 

Bump

Tá bom, o Bump não é um aplicativo de fotografia. É uma ferramenta de compartilhamento que te permite compartilhar informações com outros donos de smartphones. O app usa o acelerômetro e as informações de proximidade do seu aparelho para simular mágica. Coloque dois iPhones juntos, e a informação selecionada será automaticamente enviada de um para outro. Isso é legal, mas fica ainda melhor – você pode usar o Bump para enviar facilmente imagens do seu telefone para o computador.

Para fazer isso, abra a página do Bump no seu navegador, então abra o app do serviço no iPhone, selecione uma ou mais fotos e – essa é a parte divertida – toque na barra de espaço do seu teclado com o telefone. Você imediatamente terá a oportunidade de transferir as fotos para o seu PC. Em testes, descobrimos que esse processo funciona melhor com os browsers Firefox, Safari e Chrome – não parece funcionar nada com o IE9. O Bump é gratuito.

bumpios01.jpg

 

iStopMotion for iPad

O aplicativo da Boinx para iPad é uma maneira divertida de fazer vídeos em stop-motion. O iStopMotion te permite tirar séries de fotos usando a câmera frontal ou traseira do iPad, e uma camada do foto anterior te ajudar a enquadrar a próxima. Esse recurso é ótimo para economizar tempo se você estiver tentando capturar uma sequência de pequenos movimentos, como em uma animação CLAYMATION.

Se você tem um iPhone e um iPad, instale o app gratuito iStopMotion Remote Camera no seu smartphone. Esse aplicativo permite que você use o iStopMotion for iPad para controlar remotamente a câmera do iPhone para criar seu vídeo em stop-motion. Mas toda essa diversão tem um preço um pouco salgado: 10 dólares.

istopmotionios01.jpgPano

 
Pano

Gosta de tirar fotos panorâmicas? Claro, você sempre pode tirar uma série de imagens e colá-las juntas quando chegar em casa usando um programa como o Windows Live Photo Gallery. Mas por que não fazer o seu iPhone criar a panorâmica enquanto você tira as fotos? O Pano é um ótimo app que te guia nesse processo de criar uma panorâmica.

Ele exibe uma camada da foto anterior para que você saiba como enquadrar a próxima na série. Após você ter tirado todas as fotografias da sua panorâmica (até 16 imagens), seu iPhone gera a vista completa e a armazena no seu Rolo de Câmera. O Pano pode até mesmo capturar uma panorâmica completa de 360 graus. O aplicativo custa 1,99 dólar.

panoios01.jpg

Top Camera - HDR and Slow Shutter LITE

Deixamos o melhor para o final. O Top Camera é a Ferrari dos aplicativos de câmera para o iPhone. Ele tem uma lista de recursos tão longa que vale muito mais do que os 3 dólares que custa – e a há uma versão gratuita de baixa de resolução que você pode usar para testar todos os recursos do programa.

Logo de cara, você vai gostar do nível na tela que ajuda a evitar fotos tortas. Você pode acionar um estabilizador digital para reduzir as agitações da câmera e tirar fotos mais nítidas. Um modo HDR tira fotos de High Dynamic Range ao capturar uma série de três imagens – é melhor do que o modo HDR simulado embutido no iPhone, mas você precisa segurar o iPhone bastante firme e parado enquanto tira as séries de fotos. Existe até um modo lento de obturador que te permite tirar fotos de longa exposição.

Outro recurso muito legal do app é que, quando você está gravando um vídeo, é possível dar zoom in e out usando um deslizador (slider) no canto da tela.

topcameraios01.jpg

Acredite ou não, tudo isso que falamos aqui só arranha a ponta de tudo que o aplicativo oferece. O Top Camera também te permite usar um obturador ativado por som e um timer próprio. Além disso, é possível ajustar configurações de exposição como contraste, saturação, e temperatura de cor antes de fazer as fotografias. E há até um editor de fotos embutido surpreendentemente poderoso, com efeitos de foto, controle de exposição, e mais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail