Home > Dicas

6 coisas que você precisa saber antes de comprar um iPad 2

Tablet da Apple tem preços a partir de 1.650 reais; saiba o que levar em conta na hora da aquisição (no Brasil ou no exterior)

Daniel dos Santos, Now! Digital

24/03/2011 às 17h22

Foto:

De olho em um iPad 2? O tablet da Apple, lançado no dia 11/3 nos Estados Unidos, chega ao Brasil dia 27/5. Se você vai viajar para o exterior, ou pensa em investir seu rico dinheirinho na versão nacional, vale conferir nossas dicas, que podem evitar uma compra errada ou gastos desnecessários.

Posso comprar o  modelo 3G?
Para quem ainda não sabe, há modelos do iPad 2 apenas com Wi-Fi e com Wi-Fi + 3G. Se você optar pelo segundo, que oferece maior mobilidade para quem quer navegar na Internet com o equipamento, fique atento à tecnologia que ele utiliza, pois há modelos CDMA e GSM no exterior, de acordo com a operadora. Nos Estados Unidos, por exemplo, os modelos da Verizon são CDMA, não sendo adequados para o uso no Brasil. Ou seja, compre a versão GSM, tecnologia utilizada pela maioria das operadoras no País. 

Qual modelo vale mais a pena? Só Wi-Fi ou Wi-Fi + 3G?
Se você tem um smartphone, como o iPhone, saiba que é possível compartilhar a conexão 3G do celular com o iPad, mesmo sem  fazer jailbreak. Nesse caso, você pode muito bem comprar o modelo com Wi-Fi, e economizar 130 dólares.

Tem garantia no Brasil?
A Apple oferece garantia mundial de seus produtos, mas ela só passa a valer para o Brasil assim que a versão correspondente é lançada no País. Ou seja, enquanto o iPad 2 não for lançado oficialmente por aqui, não adianta levar o equipamento com defeito em uma assistência técnica local.

 

ipad2facetime01300.jpg
iPad 2: equipamento tem garantia mundial

Vou ter que pagar imposto de importação?

A Instrução Normativa 1.059, que estabelece as novas regras para quem traz bagagem do exterior,  permite trazer itens eletrônicos do exterior sem a necessidade de pagamento de tributos. Porém,  ela não de aplica a gadgets como notebooks e tablets, entre outros.  Quem trouxer o equipamento estará sujeito à norma que estabelece o pagamento de imposto para valores acima de 500 dólares. 

Em qual país é mais barato?
O valor mais em conta é cobrado nos Estados Unidos (a partir de 499 dólares). Veja também Brasil lidera ranking do iPad 2 mais caro.

Quanto vai custar por aqui? O preço vai baixar?
No Brasil, o preço acaba de ser definido, com valores a partir de 1.650 reais.  Como previsto por Macworld Brasil em março, o mesmo que custava o 1 no mercado brasileiro. Se você vai para os Estados Unidos, vai pagar bem menos.

Mas se não tem viagem prevista nem um "amigão" que traga um para você, o jeito é pagar o preço da versão nacional. Vale lembrar que a Apple deve iniciar produção local este ano, o que deve reduzir o preço do equipamento por aqui. Segundo o governo, com as isenções, essa queda pode chegar a mais de 30%.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail