Home > Dicas

5 comandos para ganhar tempo com o Terminal do Mac

Não se assuste: não é necessário "saber programação" para aproveitar estas combinações rápidas para executar tarefas no computador

Macworld/EUA

30/05/2011 às 17h51

Foto:

Muitas das coisas que são possíveis de fazer no Unix a partir de comandos de linha no Terminal – como copiar ou mover arquivos, navegar por pastas ou examinar ou encerrar processos que estão abertos – podem ser realizadas de maneira muito mais fácil na interface gráfica do OS X.

Porém, há alguns truques acessados a partir de linhas de comando que ainda são muito úteis, mesmo se você não for um usuário avançado. Separamos cinco deles; para encontrar mais detalhes sobre esses comandos, como as combinações disponíveis e informações sobre cada uma delas, digite man nomedocomando na janela do Terminal. Ao terminar, pressione Q para voltar à digitação.

lsof - Lista todos os arquivos em execução e os processos abertos por eles. Isso é útil para resolução de problemas, particularmente quando o OS X avisa que não é possível fazer determinada operação porque um arquivo está em uso. Esta combinação irá mostrar qual processo está utilizando este item, para que o usuário possa desligá-lo.

open - Abre praticamente qualquer coisa: um arquivo (em sua aplicação padrão ou em qualquer outra indicada pelo usuário), uma pasta, um URL (open http://www.macworldbrasil.com.br), uma sessão de compartilhamento de áreas de trabalho, uma consulta ao dicionário (open dict:// obnóxio), entre outros. Nesse comando, vale a pena utilizar man open para ver todas as combinações possíveis e as abreviações corretas.

pbcopy e pbpaste - Permite copiar e colar entre a linha de comando do Terminal e a Área de Transferência do OS X (que pode ser exibida no Finder, a partir do Menu Editar, Área de Transferência). Por exemplo, se o usuário estiver resolvendo problemas no computador e quer enviar o log de um comando losf para alguém por e-mail, basta digitar lsof | pbcopy no Terminal, se dirigir ao e-mail e apertar Command+V na mensagem para colar o conteúdo.

rm - Remove arquivos. É útil para deletar vários arquivos ou pastas de uma única vez. Esse comando pode ser perigoso se não for feito com cuidado; vale considerar usar rm –i, que força o usuário a confirmar cada item que for apagado. Novamente, man rm é seu amigo, e irá mostrar todas as combinações antes que o usuário possa tentar. 

 

comandosterminal01.jpg
Ao digitar man + comando, a janela do terminal fornece todas as informações sobre ele, além das combinações disponíveis

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail