Home > Dicas

5 dicas fundamentais que você precisa saber sobre redes Wi-Fi

Uma rede sem fio Wi-Fi é hoje tão fundamental quanto bateria carregada e plano de dados generoso. Ela precisa ser segura e confiável. Veja como

Da Redação

19/12/2018 às 1h47

Foto: Shutterstock

Depois de tempo útil de bateria, o Wi-Fi tornou-se a segunda maior necessidade básica das pessoas conectadas no mundo de hoje. Por esse motivo é bom tirar a limpo dúvidas de uso e desmistificar práticas ligadas à rede wireless. As dicas foram reunidas pelo diretor de engenharia da operadora Linktel, Fabio Simonagio.

1. Como garantir a segurança e a integridade da minha rede Wi-Fi ?

É fundamental verificar sempre as atualizações de firmware disponíveis no site do fabricante do roteador e do dispositivo. Além disso, sempre usar uma senha forte na rede. As senhas ideais têm pelo menos 16 dígitos e combinam números, caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas.

2. Como saber se tem algum usuário “pirata” usando meu Wi-Fi?

A primeira medida, óbvia, é proteger a sua rede com senha (veja o que diz a dica anterior). Se sua rede está protegida e ainda assim você desconfia de intrusos, você pode procurar no gerenciador do roteador Wi-Fi os endereços IP e Mac address dos dispositivos conectados à rede. Se houver algum dispositivo desconhecido ou um número maior do que o número de dispositivos que você possui, sua rede pode estar sendo usada por terceiros.

3. A posição do roteador melhora o sinal?

Sim. Quanto mais alto o roteador estiver localizado, melhor o sinal do Wi-Fi, pois o funcionamento das ondas será numa espécie de efeito “guarda-chuva”.

4. Que tipos de aparelhos elétricos ou decoração prejudicam o sinal de Wi-Fi?

Aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas, como os telefones sem-fio, podem interferir na qualidade do sinal se estiverem próximos do roteador. Já os espelhos nas paredes podem prejudicar a correta dispersão das ondas do roteador. Em locais com vários ambientes separados por paredes grossas (de concreto)  o sinal pode degradar ou não chegar em alguns ambientes.

5. Meu sinal degrada pelo ambiente. Como melhorar?

O indicado é usar “repetidores” no ambiente, que se conectam ao roteador e funcionam como uma "filial" reforçando o sinal em pontos mais longe. Alguns fabricantes oferecem o roteador e o repetidor que trabalham juntos. Usar mais de um roteador no mesmo ambiente não resolve e pode até causar interferência. Não é recomendado. Outra alternativa - bem mais cara - é adotar uma rede Mesh, caso seu ambiente seja muito grande ou cheio de barreiras e você realmente precise garantir sinal em todos os lugares.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail