Home > Dicas

5 dicas para combater bugs e personalizar a inicialização no Mac

Escolha os itens que são carregados ao ligar seu computador, proteja-o com uma senha e confira teclas e comandos de atalho

Macworld/EUA

19/04/2011 às 14h54

Foto:

É novo no mundo dos Macs? Está mais acostumado aos comandos do Windows? Confira nossas dicas básicas para usar melhor seu "poderoso" equipamento.

1. Inicie o Mac a partir de um disco
Às vezes – geralmente quando o Mac OS X não inicia normalmente – é preciso fazer o boot a partir de um disco (como o CD de instalação que veio junto com a máquina). Para fazer isso, insira a mídia logo após apertar o botão de força  e então segure a tecla C. Se o Mac OS X já estiver rodando, mas você deseja reiniciar a partir de um disco (para, por exemplo, reparar o drive de inicialização usando Utilitário de Disco), vá até as Preferências do Sistema e escolha Disco de Inicialização. Em seguida, selecione no painel e vá depois em Restart.

2. Estabeleça uma senha
Por padrão, o Mac inicia direto na conta do usuário, seja para ligar ou reiniciar. Entretanto, isso é um pouco arriscado: se outra pessoa tiver controle sobre o sistema, terá também acesso a todos os seus dados. Por isso, é importante definir uma senha para login; basta abrir as Preferências do Sistema e vá em Contas. Clique no cadeado no canto esquerdo inferior da janela, entre com uma credencial de administrador e clique em OK. Na base do painel de contas, escolha Opções de Início de Sessão e, na opção Início de sessão automático e selecione Desativado no menu dropdown. Logo abaixo, habilite Lista de Usuários ou Nome e senha para especificar o que deve aparecer na janela de login.

3. Personalize um texto de Login
Se adicionar informações de contato à tela de login, qualquer um que ligar o seu Mac saberá como entrar em contato com você, o que é extremamente útil para quem perdeu um notebook, por exemplo. Saiba como: enquanto estiver logado como administrador, abra o terminal (disponível em Aplicativos/Utilitários) e digite sudo defaults write /Library/Preferences/com.apple.loginwindow LoginwindowsText –string “SEUTEXTOAQUI”. Nesse espaço de texto, pode ser inserida qualquer informação que você deseje, por exemplo “Por favor, devolva o notebook para Fulano. Telefone 555-0123 ou distraido@macworldbrasil.com.br”. Aperte Return, forneça a senha de administrador e torne a apertar Return.

4. Escolha os aplicativos que carregam no início
Para abrir os programas mais usados assim que é feito o login, abra as Preferências do Sistema e, em seguida, vá em Contas. Na aba Itens de Início de Sessão, clique no sinal de positivo (+) para adicionar novos itens; ao encontrar o aplicativo desejado, escolha Adicionar (é possível ainda simplesmente arrastar os apps a partir do Finder diretamente para a lista). Para remover um item da lista, clique no botão de menos (-).

5. Teclas de inicialização
Veja abaixo quais são as teclas que ativam comandos e opções especiais do Mac na hora da inicialização. 

 

teclasinicializacao01.jpg

 

Vale lembrar que, para Iniciar o Teste de Hardware da Apple, é preciso um DVD de instalação e que para reiniciar a RAM não-volátil, o usuário deve segurar a combinação de teclas até ouvir o som de inicialização duas vezes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail