Home > Dicas

5 dicas para saber por que o Mac está lento

Veja como diagnosticar o que está deixando seu computador mais devagar do que o normal e resolver a questão

Macworld/EUA

16/06/2011 às 16h34

Foto:

Ao descrever um “Mac lento”, é preciso focar exatamente naquilo que está estranho na máquina. Se o Finder estiver travando e a Mesa estiver cheia de ícones "não-genéricos", todos esses ícones estão deixando o Finder lento porque este segundo está interpretando cada ícone como uma janela separada, o que leva muito tempo.

Eis o que você precisa fazer para deixar o Mac sem esses cálculos desnecessários: abra uma janela do Finder no modo Lista ou Cover Flow, vá em Exibir, Mostrar Opções de Visualização e certifique-se que a caixa Calcular o Tamanho de Tudo não está habilitada. 

Se o seu Mac engasga ao executar alguma tarefa relacionada a Internet, pode ser que sua conexão esteja por trás dos obstáculos. Para tirar essa dúvida, vá em algum site de análise, como o Speedtest.net para medir sua velocidade de navegação.

O problema pode estar no navegador. Nesse caso encerre-o e reinicie a aplicação. Dados que fazem parte e são armazenados por estes browsers de hoje também pode deixar tudo mais devagar e, neste caso, é preciso limpar o cache. No Safari, escolha Safari, Limpar Cache; já no navegador da Mozilla, vá em Firefox, Preferências e, em Avançado, na aba Rede, clique no botão Limpar cache agora, que fica na área de Armazenamento Offline.

 

maclento01.jpg

O cache do navegador, se não for limpo com frequência, pode ocupar muito espaço e deixar o Mac mais pesado

Também é possível que um programa em particular esteja tomando mais atenção do Mac do que deveria. Execute o Monitor de Atividade (encontrado em Aplicativos, Utilitários), vá em CPU e veja qual o item que encontra-se no topo.

Se uma aplicação exige muito processamento e não parece diminuir, a performance do Mac pode ser prejudicada. Note que alguns processos podem exigir muitos ciclos da CPU, porém duram por um curto período de tempo. Caso trate-se de um processo que não é de primeira necessidade e que pode ser fechado, acabe com ele ao clicar no botão Encerrar Processo, no topo da janela do Monitor de Atividade. Vale lembrar: se for uma aplicação, salve seu trabalho antes de exterminar o processo. 

O computador também pode ter seu desempenho prejudicado se houver pouca memória RAM ou se o espaço em disco for limitado. Os Macs atuais requerem pelo menos 2GB da RAM, mas irão funcionar bem melhor com um pouco mais. Um HD transbordando de dados também deixa a máquina mais lenta porque o Mac precisa trabalhar mais para encontrar lugares para armazenar a memória virtual. Se o seu equipamento veio com um disco rígido lento (5400 rpm, por exemplo, como é o caso do Mac Mini), considere a possibilidade de trocar seu disco rídigo, ou programar o boot a parir de um disco externo. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail