Home > Dicas

5 dicas para usar melhor etiquetas de ajuda no Mac

Recurso pode ser útil em diversas situações para agilizar suas tarefas; funções incluem mostrar nomes completos de arquivos e tópicos de ajuda

Macworld / EUA

02/12/2011 às 11h14

Foto:

As etiquetas de ajuda (help tags) – aqueles pequenos retângulos amarelos de informação que aparecem quando você passa o cursor do seu mouse sobre algo – faz mais do que apenas fornecer o nome e a função de um botão em uma barra de ferramentas. Use-as para encontrar o nome completo de um arquivo abreviado, conseguir um sumário rápido de um tópico de ajuda, e mais. 

Confira abaixo cinco dos nossos truques favoritos com o recurso:

1. Veja o nome completo de um arquivo
Em quase todo lugar que o Mac encurta um nome em uma coluna estreita, você pode usar uma etiqueta de ajuda para exibir seu título completo. Apenas passe o cursor do mouse sobre o nome incompleto em uma lista ou barra lateral de uma janela do Finder, uma caixa de diálogo de Abrir ou Salvar, ou na janela de visualização de mensagens do Mail; isso também funciona na lista Source (a área parecida com uma barra lateral) no app Photo.

Algumas vezes fazer isso revela informações extras. Por exemplo, no iPhoto, passar o cursor sobre o nome de um álbum na lista Source te mostra não apenas a versão completa de um nome incompleto, mas também quantas imagens estão no álbum.

etiajuda01.jpg

Passe o cursor em uma lista para ver o nome completo dos arquivos

2. Revela links falsos no Mail
Aquele link incorporado em uma mensagem de e-mail aparentemente inocente pode carregar o título Informações Importantes, mas na verdade te leva para o endereço websitehttp://punkedscam.org. Verifique a URL de um link ao esperar que a sua etiqueta de ajuda apareça antes que você clique no link.

3. Veja rapidamente os nomes de arquivos anexados no Mail
Você recebe uma mensagem pedindo por resposta imediata sobre o arquivo “Solução” – mas a mensagem veio com seis arquivos anexados, todos os quais com nomes abreviados. Você poderia clicar no menu Salvar da mensagem para visualizar uma lista dos nomes completos dos anexos, mas você não quer salvar o arquivo e então abri-lo em seu aplicativo de origem.

Apenas quer vê-lo rapidamente com o Quick Look, para poder descobrir antes qual é qual. Sem problemas: passe o cursor sobre o ícone de um arquivo anexado para visualizar seu nome completo, juntamente com outras informações potencialmente úteis, como seu status de download (clique nele para selecioná-lo e então aperte a barra de espaço para abrir a janela Quick Look).

4. Leia uma descrição de tópico em Ajuda
Você realizou uma busca no sistema de Ajuda (Help) do Mac. (Selecione Ajuda, NomedoAplicativo Help a partir do programa que você precisa de ajuda). Agora, você tem uma lista de tópicos sugeridos. Mas qual deles deve ler antes? Seria mais fácil decidir se você pudesse ler mais do que apenas uma descrição de uma linha. E você pode, desde que use as etiquetas de ajuda: passe o cursor do mouse sobre o tópico e uma etiqueta de ajuda aparecerá com uma descrição completa dele.

etiajuda02.jpg

Função funciona da mesma forma nos tópicos de ajuda do Mac

5. Consiga informação do Font Book de forma fácil
Às vezes parece que o Font Book (Livro das Fontes) tem mais e mais úteis etiquetas de ajuda do que qualquer outro utilitário para Mac. Quer saber quantas fontes estão em uma biblioteca ou coleção sem deixar de selecionar a opção atual? Passe o cursor no nome da biblioteca e as informações aparecem em uma etiqueta de ajuda. Está pensando em quantos tamanhos e estilos estão em uma fonte, mas não quer selecioná-lo na lista e expandi-lo? Basta passar o cursor sobre o nome da família da fonte para ver a resposta. O método também serve para diferenciar fontes duplicadas entre True Type e Open Type (versão mais nova), por exemplo.

etiajuda03.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail