Home > Dicas

5 excelentes alternativas ao Gmail no Android

Não faltam opções para quem quer consolidar várias contas de e-mail em um só app, e todas elas são gratuitas!

Derek Walter, Greenbot

02/05/2014 às 14h06

AndroidMail_Abre-520px.jpg
Foto:

Uma das principais vantagens do Android é a experiência de primeira classe no GMail. Mas não importa o quão forte seja sua devoção ao serviço de e-mail da Google, se conectar a contas em outros provedores e serviços frequentemente é uma necessidade.

Para muitos, pode ser uma conta do trabalho baseada em um servidor Microsoft Exchange. Ou pode ser uma outra conta em um serviço como o Outlook.com, iCloud ou Yahoo! que você lê ocasionalmente.

O problema é que o app Email padrão do Android, que é usado para se conectar a contas Exchange, POP3 e IMAP, tem um visual meio insoso e poucos recursos. Felizmente, há várias boas alternativas no Google Play.

CloudMagic (Grátis)

Se você quer consolidar todas as suas contas de e-mail em um único app, vá de CloudMagic. Ele suporta praticamente todos os grandes serviços de e-mail, como o GMail, Microsoft Exchange, iCloud, Outlook.com e Yahoo!, além de quaisquer contas em servidores POP3 ou IMAP. Ele também rivaliza com o GMail no quesito busca, e encontra as mensagens muito rapidamente.

O CloudMagic separa as contas em um painel de navegação no canto esquerdo, onde você também pode acessar rapidamente pastas com mensagens. Basta deslizar um dedo sobre uma mensagem para apagá-la, arquivá-la ou marcá-la como não lida.

AndroidMail_CloudMagic-400px
CloudMail

O zoom com pinça é um pouco estranho: assim que você começa o gesto há uma pausa momentânea enquanto a imagem é aberta em uma nova janela, e aí tudo funciona como esperado. Na prática, é uma implementação um pouco desengonçada.

Recentemente o CloudMagic ganhou um sistema de arquivamento conhecido como Cards, que permite encaminhar um e-mail para o Evernote, MailChimp ou outros serviços suportados. Se você usa um deles com frequência, este pode ser um poderoso recurso para aumentar sua produtividade móvel.

O único problema: o motivo do CloudMagic sertão rápido na busca, mostrar notificações confiáveis, sincronizar entre vários aparelhos e consumir pouca bateria é que ele acessa e processa seus e-mails na nuvem. Ou seja, você precisa estar confortável com a idéia de dar a um servidor de terceiros acesso às suas mensagens.

Mailbox (Grátis)

Recém chegado ao Android depois de mais de um ano no iOS, o Mailbox é para aqueles que querem simplificar sua caixa de entrada e chegar ao mítico “Inbox Zero” (nenhuma mensagem). Ele cria um sistema fluido de triagem no qual você usa gestos para arquivar, apagar, “deixar para depois” ou categorizar uma mensagem.

AndroidMail_Mailbox-400px
Mailbox

A Dropbox, que é dona do App, também está distribuindo aos poucos uma versão beta de um app Desktop para Macs. Atualmente o Mailbox suporta apenas o GMail e iCloud, embora haja a promessa (já há algum tempo) de que outras plataformas serão suportadas “em breve”. Mas ele pode não ser uma boa opção para os usuários avançados do GMail, já que ele ignora os marcadores (Labels) no serviço da Google, e usa seu próprio sistema de arquivamento.

Blue Mail (Grátis)

O Blue Mail é outra boa opção para mover todas as suas contas para um app, já que suporta praticamente todas as grandes plataformas de e-mail. Entretanto o suporte a servidores Exchange é feito através de IMAP, o que não oferece o mesmo nível de fidelidade que o Exchange ActiveSync.

AndroidMail_BlueMail-400px
BlueMail

Por padrão o BlueMail adiciona uma imagem de perfil do remetente a cada mensagem, com opção para substituí-la pelas iniciais caso nenhuma esteja disponível. Priorize as mensagens para chegar à “Inbox Zero”, e como o Mailbox é possível “deixar uma mensagem para depois”, seja até uma data específica, quando ela volta à sua caixa de entrada, ou uma data indeterminada.

myMail (Grátis)

O myMail tem uma interface minimalista que lembra o iOS 7 e tenta “sair do caminho” deixando você focar no conteúdo das mensagens. Ele oferece avatares e ícones para muitos dos serviços mais populares para ajudar a distinguir entre contas enquanto você organiza sua caixa de entrada. Como o foco é principalmente no consumidor doméstico, ele não tem suporte a contas do Microsoft Exchange.

AndroidMail_MyMail-400px
MyMail

Para minimizar a distração constante do e-mail, você pode especificar quando as notificações de novs mensagens serão exibidas. O myMail também mostra um “preview” de imagens para facilitar a visualização, e funciona em tablets e smartphones Android.

E se você é um fã do myMail e não tem endereços de e-mail suficientes, pode conseguir um endereço @my.com personalizado e gratuito.

K-9 Mail (Grátis)

Se você é um desenvolvedor e fã do Software Livre o K-9 Mail pode ser uma boa escolha, já que é possível analisar o código-fonte do app e até mesmo contribuir modificações. O K-9 é desenvolvido por uma comunidade de entusiastas, e embora possa não ter tantos recursos quanto os outros apps desta nossa lista, nas mãos do desenvolvedor certo pode ser ampliado como desejado.

AndroidMail_K9-400px
K-9 Mail

O visual é similar ao do app de e-mail padrão do Android, com a opção de visualizar todas as mensagens em uma caixa de entrada unificada ou em contas separadas. Há suporte a contas IMAP, POP3 e Exchange 2003 e 2007 com WebDAV. Você pode designar pastas específicas que serão sempre sincronizadas, e criar assinaturas personalizadas que serão usadas em todas as mensagens enviadas a partir do K-9.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail