5 problemas de saúde causados por smartphones

Você sabia que o seu smartphone pode prejudicar a sua sáude?

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/5-problemas-de-saude-causados-por-smartphones/
Clique para copiar

Os smartphones criaram alguns conceitos que nem imaginávamos há alguns anos, como a possibilidade de fazer videochamadas tão facilmente, ou até comprar qualquer coisa sem nem sair de casa. Porém, há muito mais além das coisas boas, pois essa tecnologia também é capaz de nos abalar fisicamente.

Os dispositivos móveis podem trazer diversos riscos à saúde, como acidentes ao dirigir no trânsito e usar o smartphone ao mesmo tempo, conversar por voz e andar ao mesmo tempo, ou até causar algum tipo de lesão nos dedos por conta de digitação excessiva.

Conheça os cinco perigos dos smartphones à saúde dos humanos:

5. Germes

O seu smartphone está repleto de germes. Se você não o limpou nas últimas semanas, é possível que o seu aparelho esteja cheio de bactérias. Há um estudo indicando que um entre cada seis iPhones possuem a bactéria Escherichia coli, que pode causar infecção no trato digestivo, trato urinário e muitas outras partes do corpo.

Ou seja, chegou a hora de dar um trato no seu smartphone para não afetar a sua saúde.

4. Dores musculares

Os smartphones também podem ajudar a desenvolver problemas físicos nas pessoas. Passar muito tempo olhando para baixo, pode criar dores no pescoço e costas dos usuários.

Para diminuir o desconforto, tente fazer pausas de 20 minutos do seu smartphone e, assim, tentar diminuir a frequência que olha para baixo, mirando a tela do aparelho.

3. Problemas no sono

Usar o smartphone antes de dormir já é algo comum para a geração atual, porém, isso pode acabar causando noites de estresse e insônia. A luz da tela do smartphone é capaz de atrapalhar o seu sono e, dessa maneira, facilitar doenças como diabetes, obesidade, doenças coronárias e outros problemas.

Então, evite usar o smartphone logo antes de dormir e tente sempre manter as luzes do seu quarto mais baixas para criar o clima perfeito para o seu sono.

2. Problemas oculares

Os problemas oculares são os mais comuns em relação ao uso de smartphones, já que muitas vezes os usuários forçam a vista para visualizar alguma imagem ou texto. É comprovado que a luz azulada dos dispositivos móveis cansam os olhos e com uso muito prolongado é possível até causar dano na córnea.

Se você perceber cansaço ou dores nos olhos por conta de uso excessivo de smartphone, tente diminuir ou deixe de usar por algum tempo sempre que sentir a dor. Além disso, muitos aparelhos já contam com filtros de luz azul.

1. Smartphone e câncer

Os smartphones transmitem pequenas quantias de radiação, assim como outros diversos aparelhos eletrônicos. Os atuais estudos ainda não apresentam nenhum resultado significativo sobre a relação de uso dos aparelhos e crescimento de tumores.

Como a era dos smartphones chegou há pouco, não houve tempo o bastante para entender quais serão as reações da humanidade ao uso prolongado desses aparelhos, porém, os cientistas continuam estudando sobre essas reações. De qualquer forma, evite dormir com o aparelho por perto e use o smartphone conscientemente.

Com informações do WebMD

Relacionadas

Apple lança aplicativo para usuários participarem de estudos sobre saúde

Disponível gratuitamente na App Store

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site