Home > Notícias

5 recursos do iOS 4.2 que devem facilitar o uso do iPad nas empresas

Com lançamento previsto para esta semana, atualização chega com várias funções que tornam o tablet mais adequado ao ambiente corporativo

Tony Bradley, PC World / EUA

08/11/2010 às 19h40

Foto:

A Apple lançou a versão final para desenvolvedores do novo iOS 4.2 e deve liberar em breve a atualização para o público em geral – provavelmente ainda nesta semana. O primeiro grande update para o sistema no iPad traz várias mudanças e novidades, incluindo algumas que melhoram muito o uso do tablet para usuários corporativos.

Para quem também possui um iPhone ou iPod Touch, além do tablet, a longa espera pela chegada de uma atualização 4.0 para o iOS do iPad têm sido difícil. Mudar de um iPhone 4 para um iPad é como ir do Windows 7 para um sistema antigo Windows XP; você tenta usar os recursos e ferramentas que tornam a versão atual mais eficiente e produtiva, e acaba se frustrando ao lembrar que a plataforma não possui essas funções.

Agora a espera acabou...ou quase. Então o que há de tão bom? Bem, segue abaixo uma lista com alguns dos principais benefícios trazidos pelo iOS 4.2 que tornarão o iPad uma ferramenta corporativa mais eficiente.

Pastas
Com quase 300 mil apps disponíveis na App Store – sendo mais de 40 mil específicos para iPad – não demora muito para se encher o tablet com uma lista caótica de ícones diferentes. Quanto mais ferramentas úteis você adiciona ao aparelho, mais fica difícil encontrá-las. As pastas permitirão aos usuários agrupar os aplicativos da maneira que fizer mais sentido para eles localizarem e usarem os programas.

ios4205.png

Recurso de pastas: interface mais organizada

Multitarefa
O valor da multitarefa na tela muito menor do iPhone é algo questionável, mas no iPad e suas 10 polegadas, ela irá aumentar consideravelmente a produtividade. O tablet da Apple consegue substituir notebooks e netbooks como uma plataforma de computação móvel nas mais diversas situações.

Mas a ausência da multitarefa tem limitado sua efetividade. Os usuários precisam da habilidade de poder mudar entre funções como pesquisar por uma informação na Internet, revisar dados em uma planilha e escrever um relatório sem precisar começar de novo toda vez que mudar para outra tarefa.

 

E-mail
A caixa de entrada unificada do iOS 4.2 torna o sistema significativamente mais eficiente para usuários que possuem várias contas de e-mail. Em vez de precisar mudar manualmente entre as diferentes contas, os usuários podem visualizar todas as mensagens em um único lugar. O novo iOS também pode agrupar e-mails baseado em tópicos de conversas – fazendo com que seja mais fácil seguir uma conversa com o passar do tempo.

Suporte para empresa
Muitas companhias já adotaram o iPad, mas também existem muitas outras que são relutantes em razão da falta de elementos cruciais no tablet. O iOS 4.2 introduz novos recursos de segurança, ferramentas de gerenciamento do aparelho e integração, que auxiliam administradores de TI (tecnologia da informação) a manter e proteger os tablets em um ambiente de rede corporativa.

Suporte internacional
O inglês é uma língua padrão em mais países do que qualquer outra língua, e é o principal idioma na Internet, mas outras línguas – especialmente chinês e espanhol – estão rapidamente ganhando terreno. O iOS 4.2 adiciona uma variedade de opções internacionais de teclado e dicionário que tornarão o tablet mais valorizado como uma ferramenta corporativa em todo o mundo para usuários que não falam inglês.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail