Home > Dicas

5 recursos do Lion que vão turbinar sua produtividade

O novo sistema operacional da Apple traz facilidades que prometem ajudar o usuário - e muito - a desempenhar as tarefas diárias

PC World/EUA

14/06/2011 às 18h28

Foto:

Juntamente com o iOS, o OS X Lion chegou como um "parque de diversões" da produtividade voltado para os geeks. Com uma navegação melhorada, gerenciamento de arquivos aprimorados e novas ferramentas de compartilhamento, o Lion pode ser um investimento muito satisfatório.

Enquanto ele não começa a ser vendido – o que acontecerá provavelmente a partir do mês que vem, e apenas via download na Mac App Store – separamos cinco recursos que tornarão ainda mais eficiente a vida dos usuários de Mac.

Mission Control
No Mac OS atual (e em suas últimas versões), o Dashboard é um recurso um tanto quanto esquecido, que preenche a tela com diversos widgets – e que, raramente, era usado. Olhar o termômetro ou o calendário, por exemplo, não é uma ação muito comum. No Lion, a tela do Dashboard foi integrada com o Exposé e com o Spaces, tornando-se uma única interface, batizada de Mission Control.

Ele mostra todos os apps que estão sendo executados juntos em uma única tela, para que o usuário veja tudo que está acontecendo no Mac de uma vez só. Para acessá-lo, basta deslizar os três dedos para cima no trackpad – acredita-se que, no teclado, o botão do Exposé também terá essa funcionalidade, já que os ícones são os mesmos. Deslizar uma vez mostra tudo o que acontece, e um toque leva o usuário ao programa desejado – nada mal no quesito de economia de tempo.

Versions & Auto Save
Aplicativos que salvam automaticamente as modificações de um arquivo são uma mão na roda. Como baterias acabam e programas travam frequentemente, essa é a diferença entre perder algumas linhas ou horas de trabalho desperdiçado – e que terão de ser repostas. E enquanto alguns usuários são negligentes em salvar seu trabalho periodicamente, e outros acabam  esquecendo, logo o Auto Save, que irá gravar periodicamente e automaticamente as alterações dos arquivos, é uma ferramenta poderosa do sistema operacional.

O Versions também é algo que provoca uma curiosa espera. Oferecer versões diferentes dos arquivos é ótimo quando você quer recuperar dados que foram perdidos, apesar da sensação de que ele vai acabar com o espaço em disco tão rapidamente como nunca antes visto.

 

lionmissioncontrol.jpg

Mission Control: saiba tudo o que está acontecendo no seu Mac


Resume

No Lion, todos os apps do usuário serão reabertos no mesmo documento ou página que exibiam quando foram fechados, mesmo que o Mac tenha sido reiniciado – muito bom.

Aplicativos em tela cheia
Grande parte dos usuários irá adorar esse recurso, já que terão menos motivos para se distrair. Os apps em tela cheia do Lion cumprem essa missão, e dão muito mais espaço para os usuários trabalharem.

Air Drop
Para compartilhar arquivos entre usuários do Lion através da rede Wi-Fi, basta encontrá-los na rede através do AirDrop e arrastar e soltar arquivos no ícone da pessoa para a qual será enviado o arquivo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail