Home > Dicas

5 recursos interessantes e pouco conhecidos do Mac OS X

Opções podem facilitar vida no dia-a-dia. Lista inclui recursos para aumentar tamanho do cursor, dar zoom de forma mais fácil e controlar mouse pelo teclado.

Macworld / EUA

13/05/2013 às 15h34

mountainlion_43501.jpg
Foto:

Se você gosta de encontrar novas maneiras de melhorar seu uso do OS X, às vezes é preciso olhar em lugares inesperados do Mac. Por exemplo, o painel de Acessibilidade das Preferências de Sistema, que possui uma variedade de recursos para ajudar os usuários com limitações de visão, audição e mobilidade, traz algumas ferramentas bem interessantes que todo mundo deveria conhecer.

acessibilidademac01.jpg

Confira abaixo cinco tweaks (melhorias) de sistema que você pode querer testar no seu Mac.

1. Mude o tamanho do cursor

Caso você “espelhe” a tela do seu Mac em uma TV de tela grande ou usa um monitor grande (ou especialmente de alta resolução), talvez possa achar que o cursor fica muito pequeno na sua tela. Mas é possível mudar o tamanho do cursor, e deixá-lo bem maior do que o padrão.

Vá em Menu > Preferências de Sistema, clique em Acessibilidade, e então em Monitor (Display). Arraste o deslizador de tamanho do cursor de Normal (o menor) até Grande, até chegar ao tamanho de sua escolha; o cursor muda de tamanho à medida que você desliza o botão.

macacessibilidade02.png

Essa configuração vai mudar o tamanho do cursor padrão do mouse, assim como outros cursores (o cursor de digitação de texto, por exemplo), apesar de não funcionar em todos os aplicativos. Também vai deixar maior até mesmo o cursor em formato de mão, que aparece quando você passa o mouse sobre um link no Safari.

2. Dê zoom em tudo, de forma fácil

Já visitou um site em que o texto é minúsculo, ou quis olhar uma imagem mais de perto? Você pode ativar os atalhos de teclado para dar zoom na tela inteira, ou usar um gesto de scroll – um deslizar vertical com dois dedos no trackpad, ou um rolar na scrollhweel – para dar zoom quando aperta uma tecla modificadora, como Control.

Para isso, vá até Menu -> Preferências de Sistema -> Acessibilidade, e então clique em Zoom. Selecione a opção Suavizar Imagens (Smooth Images), para que você não veja os pixels nas imagens à medida que elas ficam maiores. Você tem algumas escolhas de estilo de zoom: Tela Cheia (Fullscreen) dá zoom em tudo na tela, enquanto que o modo Picture-in-picture (PIP) faz isso apenas na área em torno do cursor.

Clique no botão Mais Opções para ver configurações adicionais, como tamanhos máximo e mínimo do zoom, e como a imagem da tela se move em relação ao seu cursor.

3. Receba alertas visuais e silenciosos

Você pode ter achado um tom de alerta legal, como o ringtone de “24 Horas” ou de um personagem favorito de algum seriado, mas esses alertas podem incomodar seus amigos e colegas de trabalho. Se estiver trabalhando com fones de ouvido, ninguém vai ouvi-los; mas caso não esteja, é uma boa ideia ser mais discreto.

Você pode mudar o som de alerta indo até Preferências de Sistema e depois clicando no painel Som. Ou você pode usar uma configuração do painel Acessibilidade para silenciar seu alerta. Clique em Áudio e marque a opção “Piscar a tela sempre que ocorrer um alerta”. Em vez de ouvir um som, você verá flash sutil sempre que seu Mac te alertar para alguma coisa, como quando receber uma notificação, ou quando o OS X “apita”. Clique em “Testar piscar tela” para ver como o efeito é de verdade.

macacessibilidade04.png

4. Facilitando o uso de atalhos de teclado

Acha difícil apertar Command+Option+Shift+W, o atalho de teclado do Safari para fechar todas as janelas? Bem, você não é o único. Apertar mais de uma tecla modificadora ao mesmo tempo (as teclas que você usa em atalhos junto com letras ou números, como Command, Option, Control, e Shift) pode ser complicado para muitas pessoas.

Clique em Teclado no painel Acessibilidade das Preferências de Sistema, e então selecione Ativar Teclas de Ação Conjunta. Se ativar essa opção, pode apertar a tecla Command uma vez para ativá-la, e ela fica “pressionada” até que a aperte novamente. Esse recurso facilita na hora de apertar várias teclas modificadoras ao mesmo tempo. Se clicar no botão Options, pode escolher ter as teclas exibidas no canto superior direito da tela para saber quando elas estão apertadas.

5. Controle o mouse pelo teclado

Algumas vezes você quer mover o cursor para um local bastante específico antes de clicar. Ou simplesmente quer navegar pelo seu Mac a partir do teclado sem precisar usar um mouse ou trackpad.

Vá até Preferências de Sistema -> Acessibilidade -> Mouse e Trackpad. Aí você você pode habilitar as Teclas do Mouse, que te permitem mover seu cursor ao apertar teclas do teclado. Essa técnica funciona com o number pad em um teclado full-size, ou com as teclas 7-8-9, U-I-O, e J-K-L. Mova o mouse em qualquer uma das oito direções, em pequenos passos, ao apertar as teclas de fora desse quadrado, e clique no mouse ao apertar a tecla 5 ou I.

Clique no botão Opções para ajustar algumas configurações para esse recurso, como a habilidade de acioná-lo ao apertar a tecla Option cinco vezes. Essa configuração pode ser útil, por exemplo, se você estiver trabalhando em um arquivo detalhado no Photoshop e precisa selecionar os pontos com precisão.

Com esses cinco tweaks, você vai encontrar novas maneiras para trabalhar com seu Mac. Vale testá-las e ver quais funcionam para facilitar sua vida no computador.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail