Home > Dicas

5 soluções para dúvidas sobre o novo OS X Mountain Lion

Selecionamos questões enviadas por leitores sobre o novo sistema da Apple para Macs. Software traz diversos recursos do iOS para o OS X 10.8.

Mac

27/07/2012 às 16h28

Foto:

Sempre que a Apple lança uma nova versão do Mac, geralmente leva menos de 24 horas para as perguntas começarem a aparecer. E não foi diferente com o recém-lançado OS X 10.8 Mountain Lion

Por isso, separamos cinco perguntas recebidas nos últimos dias sobre o mais novo sistema para Macs, que aproxima ainda mais os computadores da Apple com seus aparelhos iOS, como iPhone e iPad.

Não estou feliz com o Safari 6. Quando digito um endereço na web e aperto Return, sou levado para uma página de busca do Google em vez de um site que quero visitar.

Primeiramente, seja um pouco mais paciente. Se você digitar e imediatamente apertar Return, não verá a lista de resultados do Safari – um dos quais provavelmente será o site que você quer visitar. Em vez disso, digite as partes importantes do endereço, espere a lista aparecer, e então selecione o site a partir dessa lista.

Depois, saiba que uma vez que você visitar mais e mais um site, ele aparecerá no topo das próximas buscas. Isso é, a não ser que você tenha limpado o histórico de navegação do Safari ou acessado a página com a navegação privada do browser habilitada. Em casos assim, o Safari não tem lembrança de que você visitou esse site e, por isso, não vai colocá-lo como o primeiro resultado.

mountainlionimac_390.jpg

Não estou vendo minhas notificações do Mail. Preciso estar com o programa rodando para elas aparecerem?

Sim, nesse caso é preciso deixar o aplicativo aberto para que as notificações apareçam na nova Central de Notificações.

O que aconteceu com o recurso de RSS no Safari 6?

Ele acabou. Agora quando você clica em um link de feed, o Safari abre um erro sugerindo que você visite a Mac App Store e baixe um aplicativo leitor de RSS. Quando você instalar um aplicativo como o NetNewsWire ou o Reeder e seleciona-o como o leitor padrão de notícias, qualquer link de feed em que você clicar agora será aberto nesse aplicativo.

Já existem (e provavelmente existirão mais) alternativas para essa mudança. A desenvolvedora Red Sweater, de Daniel Jalkut, está trabalhando em uma extensão para Safari que coloca um botão RSS próximo à barra de endereços. Clique nele e todos os feeds de uma página web abrem no seu leitor RSS padrão.

Eu tenho um MacBook Air que deveria ser compatível com o Power Nap, mas não vejo a opção no painel de Energia em Preferências de Sistema.

Na quarta-feira, 25/7, a Apple liberou uma atualização de firmware que traz esse recurso para os MacBooks Pro Retina e MacBooks Air a partir de 2011. Basta selecionar a opção Software update no menu da Apple. O update deve aparecer listado. (Os usuários do Lion também podem visualizar essa opção.)

Eu tenho o Tweetbot no meu Mac e, estranhamente, suas notificações aparecem na Central de Notificações mesmo sem eu nunca ter aberto o aplicativo. Configurei as minhas configurações do Gatekeeper para que eu possa abrir apenas aplicativos comprados pela Mac App Store. Quando clico em uma notificação do Tweetbot, recebo um aviso de que não posso abrir essa notificação porque o app não foi adquirido pela Mac App Store.

Bem, não sei ao certo a razão pela qual você está vendo notificações de um aplicativo que não abriu. Até onde eu sei, isso não deveria acontecer. Mas vamos analisar o fato.

Seu Mac está fazendo o que deveria fazer. Você tem algumas opções. Poderia localizar o aplicativo do Tweetbot, clique com a tecla Control apertada, escolha a opção Abrir, e você então será questionado se tem certeza de que quer abri-lo. Clique em Abrir e continue. O Gatekeeper te pergunta uma única vez se você gostaria de abrir um aplicativo que seria proibido. Uma vez que fizer isso, você não verá mais o aviso para esse app específico.

Ou – e isso é algo que acabamos de descobrir – segure a tecla Option apertada e clique em uma das notificações do Tweetbot. O app abre então sem problemas uma caixa de diálogo perguntando “Você tem certeza?”. (E continuará a fazer isso sem te incomodar.) Não consegui confirmar se isso funciona com qualquer aplicativo fechado que envie notificações para a Central de Notificações (mas, novamente, não conseguimos descobrir como essas notificações apareceram lá em primeiro lugar se você não abriu o aplicativo).

Baixei o Mountain Lion no meu MacBook Air e no meu iMac, mas o ícone do AirPlay só aparece no meu MacBook Air. Por que isso acontece?

Uma razão provável para isso acontecer é se o seu iMac for um modelo lançado antes de 2011. O espelhamento via AirPlay do Mountain Lion é exclusivo para Macs (iMac, Mac Mini, MacBook Air e MacBook Pro) lançados em 2011 ou mais recentes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail