Home > Notícias

5 tendências nas quais ficar de olho durante a CES 2012

Evento começa na próxima semana com as principais apostas nas telas OLED, Ultrabooks, smartphones com processadores quad-core e o novo Android.

IDG News Service / EUA

03/01/2012 às 12h39

Foto:

A feira Consumer Electronics Show (CES) começa em Las Vegas na próxima terça-feira, 10/1, e os fabricantes de gadgets estão se preparando para mostrar seus produtos mais novos para esse ano que está começando.

A cada ano, algumas poucas tendências de produtos surgem. Em 2011, era tudo sobre os tablets Android; em 2010, as televisões 3D e os e-readers dominaram o evento; e em 2009, os netbooks foram um grande assunto. Então o que 2012 promete? Vamos dar uma olhada abaixo em cinco tendências da CES sobre as quais as pessoas já estão falando.

OLED
Telas OLED (Organic Light Emitting Diode) prometem cores mais vivas, tempos de resposta mais rápidos, e tamanhos menores em comparação as TVs de LCD e LED, mas a tecnologia ainda precisa chegar ao mercado de televisões. Isso pode estar prestes a mudar na CES 2012, uma vez que a LG anunciou nesta segunda-feira, 2/1, que planeja mostrar no evento o que chama de “a maior HDTV OLED do mundo”.

A nova TV da LG tem uma tela de 55 polegadas, apenas 5mm de espessura e promete um tempo de resposta de menos de 0.0001milisegundos (o tempo médio de resposta para telas LCD é algo entre 5 e 2 milisegundos). As OLEDs também foram um tópico quente na CES 2009.

Ultrabooks
A Intel apresentou o conceito de Ultrabooks – notebooks com designs finos, discos de estado sólido, e maior duração de bateria – em maio do ano passado. Desde então, vimos vários Ultrabooks serem lançados, incluindo o Lenovo IdeaPad U300s, Acer Aspire S3, e o Toshiba Portege Z835.

Mas o ataque verdadeiro desses rivais do MacBook Air é esperado para acontecer na CES, com algo entre 30 e 50 Ultrabooks fazendo sua estreia em Las Vegas. O CEO e presidente da Intel, Paul Otellini, realizará uma keynote no evento na próxima terça-feira, quando ele deve discutir os futuros processadores Ivy Bridge Core, o sucessor em miniatura dos chips Sandy Bridge, de 2011, que são o coração dos Ultrabooks atuais.

Smartphones Quad-Core

Se prepare para a chegada de smartphones rápidos carregados com processadores quad-core, como o Tegra 3 da Nvidia e o Snapgradon S4 da Qualcomm.

A primeira leva de smartphoens quad-core é deve chegar ao mercado no primeiro trimestre desse ano, e muitos analista de mercado esperam ver esses produtos já na semana que vem na CES.

4K

Não, não estamos falando de kilobytes, mas de um tipo de resolução de tela que tem 4 vezes a densidade de pixels das HDTVs de 1080p, o atual padrão gold para o mercado de telas de alta definição.

A LG planeja mostrar uma HDTV 3D 4K de 84 polegadas com conectividade com a Internet durante a CES. A Toshiba também está trabalhando uma tela 3D 4k. Por isso, talvez vejamo mais de uma 4K na próxima terça nos EUA.

Ice Cream Sandwich

Os tablets são um grande tópico na CES desde 2010, quando os fabricantes se debateram para tentar sair na frente do iminente lançamento do iPad, que foi apresentado em janeiro daquele ano. A CES 2012 deve trazer mais do mesmo, graças ao lançamento do “sabor” mais recente do sistema Android da Google, o Ice Cream Sandwich.

Ao contrário de 2012, quando o Motorola Xoom era o único aparelho rodando a versão específica do sistema para tablets (o Android Honeycomb), o Ice Cream Sandwich já está disponível para qualquer fabricante que quiser usá-lo. A fabricante Coby planeja apresentar quatro tablets durante o evento, algo que outras empresas também devem fazer.

Essa é apenas uma amostra do que deve rolar na CES 2012. Fique de olho na PC World Brasil e no IDG Now! para uma cobertura completa sobre o aguardado evento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail