Home > Dicas

6 dicas para acelerar sua produção musical no GarageBand

Economize tempo com conselhos que ajudam a desvendar a superfície aparentemente simples do programa de música da Apple

Macworld/EUA

06/07/2010 às 17h29

Foto:

O programa GarageBand pode parecer simples, mas embaixo de sua ordenada superfície você vai encontrar toneladas de sons e recursos para te manter ocupado por meses. Confira a seguir seis dicas para acelerar o uso do software, para que você dê um gás em sua criatividade musical.

Comece a partir de um projeto existente
Pode levar muito tempo criar novas faixas e deixá-las prontas para gravação, já que isso envolve adicionar efeitos, ajustar o volume da pista e posição pan, escolher a fonte de entrada e outras fontes. Por isso, quando você está iniciando um projeto que seja similar a um já existente, abra o último e escolha a opção Save As com o nome do novo projeto. Sim, você vai ter que apagar todas as músicas antigas, mas isso é algo relativamente rápido. Todas as suas faixas estarão ajustadas e prontas, e isso economizará muito o seu tempo.

garage1.jpg

Começar com um projeto existente ajuda a economizar tempo no GarageBand.

Não se preocupe sobre perder as opções iniciais que o GarageBand oferece quando você abre um novo projeto – isso é, escolher a partir de Piano, Eletric Guitar ou Voice. Esses são simplesmente o padrão para uma nova faixa, e como você está iniciando com um projeto existente, já definiu suas faixas. Do mesmo modo, não se preocupe com as opções para programar Key, Tempo e Time Signature; você pode mudá-las a qualquer momento ao alterar o LCD Mode para Project (clique e segure o botão mais à esquerda no LCD) para exibir esses parâmetros.

Salve suas configurações de instrumento
Quando você já ajustou um instrumento, clique no botão retangular Save Instrument na parte mais baixa da janela Track Info e dê um nome às suas configurações. Então, contanto que a aba Browse de Track Info esteja ajustada para Show All, My Settings ou Shared Settings on my Mac, você vai ser suas novas configurações na aba Browse junto com as outras.

Efeitos especiais sem adicionar efeitos
Tente duplicar uma pista (realce-a e escolha a opção Duplicate Track no menu Track) e mova seu conteúdo apenas um pouco à frente da faixa original, para um rápido efeito de eco slap-back. Experimente ao alterar o nível e os controles pan da nova faixa  para uma variedade de sons.

garage2.jpg

É possível colocar um fade manualmente ou diretamente pela opção Fade Out no menu Track

Insira fade rapidamente
Para colocar um efeito de fade ao final da sua música, você pode escolher Show Master Track no menu Track e recolher um fade ao clicar na linha de automação de volume, para tirar um ponto de automação, e arrastá-lo para desaparecer gradualmente. Ou você pode apenas escolher Fade Out no menu Track, que faz todas essas coisas por você em apenas um clique.

Construa uma batida, comece com um loop
Há muitas maneiras de se construir uma batida, como gravar camadas de sons de bateria desde o início ou usar um dos muitos plug-ins de edição de bateria. Mas a maneira mais rápida é modificar um loop.

Apenas arraste um loop de bateria do Loop Browser para uma faixa Software Instrument, dê um clique duplo para abrir o Editor e edite. Clique nas notas para selecioná-las e clique e arraste para selecionar várias notas. Você pode cortar, copiar e colar o conteúdo do seu coração.

Gravação em loop

Não grave vários takes como faixas múltiplas. Em vez disso, grave em loop. Saiba como:

garage3.jpg

Basta selecionar e clicar em cima do número para se escolher o take a ser escutado.

1. Exiba a região do ciclo ao destacar o botão Cycle logo à direita do botão Play no Transport. A região do ciclo parece com um regente, e aparece logo abaixo do regente de batidas.

2. Clique e arraste na região do ciclo para definir uma seção para realizar o loop.

3. Grave. O GarageBand vai armazenar os takes individuais como camadas na região, e você vai ver um número na região indicando quantos loops foram realizados no material.

4. Clique e segure o número para trazer um menu listando cada take, e selecione aquele que você quer ouvir.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail