Home > Dicas

6 dicas para corrigir problemas de incompatibilidade do Lion

Vários softwares, como o pacote Office para Mac, Evernote e 1Password, têm limitações de compatibilidade com o novo sistema; saiba como lidar com a questão

Macworld/Reino Unido

01/08/2011 às 13h06

Foto:

Desde que chegou, o OS X Lion trouxe, além de 250 novos recursos, de acordo com a Apple, algumas dores de cabeça. Assim que os usuários começaram a fazer o upgrade no sistema operacional, surgiram as reclamações com incompatibilidades com alguns programas. 

Entre esses conflitos, separamos alguns programas que utilizam extensões do Safari. Embora a versão 5.1 do navegador padrão do Mac rode no Snow Leopard, ele está muito ligado ao Lion. Esta versão do browser foi profundamente modificada na maneira como lida com suas extensões e, por causa disso, muitas extensões que funcionavam tranquilamente no Safari começaram a falhar depois do upgrade para a versão 5.1 do navegador no Lion. Saiba mais:

Evernote
O plugin Web Clipper do Evernote é incompatível com o Safari 5.1. Uma nova versão está sendo desenvolvida e deve ser disponibilizada nas próximas semanas. Enquanto isso, a empresa recomenda que os usuários utilizem o bookmarklet da companhia.

1Password
A extensão que estava disponível antes do lançamento do Lion não funciona no Safari 5.1 ou no Lion. A AgileBits liberou uma nova versão que se entendeu com o novo felino da Apple; a empresa oferece um documento com um conjunto de instruções de como instalar o plugin - que ainda é considerado "betaware", porém uma versão final deve sair em breve, com novos recursos.

Aqueles que possuem o 1Password 3 devem baixar a versão mais atual do aplicativo (a 3.6.5, atualmente), que inclui melhorias necessárias para a versão mais recente do 1Password com Safari 5.1.

 

lion390x254.jpg

Lion: problemas com extensões do Safari

No Lion, não conseguimos instalar o update da aplicação a partir do próprio recurso que verifica as atualizações do utilitário, com uma persistente mensagem dem “Update Error!”. Como solução, é possível baixar a versão de teste e, a partir desse novo arquivo, o usuário pode inserir seus dados de licença e tudo parece funcionar bem. Se houver outros problemas, há um fórum da AgileBits que fornece suporte aos usuários. 

Leia Mais
Review: Mac OS X Lion agrada, mesmo com mudanças radicais
Vídeo: conheça os 10 principais recursos do Lion
Saiba como deixar o Lion mais parecido com o Snow Leopard

Dropbox
Após instalar o OS X 10.7, os ícones (como os checkmarks verdes em arquivos e pastas no Dropbox) desapareceram. Ao mesmo tempo, o comando do Dropbox em menus contextuais também não deu mais as caras. Porém, já existe uma versão beta da ferramenta que é compatível com o Lion; ela foi disponibilizada e o download pode ser feito clicando aqui

Mais problemas
Enquanto que o Office para Mac 2004 não será suportado no Lion, as versões 2008 e 2011 devem funcionar - mas não completamente estáveis. Um novo documento de suporte da Microsoft revelou algumas incompatibilidades do Lion mesmo nas versões mais atuais do pacote de produtividade. A Microsoft se pronunciou a respeito dos problemas; entre eles, o mais grave é com o Communicator, ferramenta de comunicação corporativa do pacote, que encerra inesperadamente. Uma versão que corrige esse obstáculo deve sair em breve.

A Adobe também reportou dificuldades com o novo sistema operacional da Apple. Em uma nota oficial, a empresa lista uma série de problemas dos aplicativos do Creative Suite rodando no Lion e ainda oferece recomendações de como resolvê-los.

A lista de programas com bugs no Lion inclui o Acrobat Reader, o Acrobat Driver, o Dreamweaver CS4, o Fireworks CS4, todos os softwares Flash, o Illustrator CS5 e CS5.1, o Premiere Pro CS5 e as versões CS3, CS4 e CS5 do Photoshop, entre outros, além do fato de o Lion não trazer Java pré-instalado. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail