Home > Dicas

6 dicas para deixar o iCal menos irritante no Lion

Nova versão do app de calendário da Apple recebeu algumas mudanças que não agradaram muitos usuários; saiba como deixá-la mais parecida com as anteriores

Macworld / EUA

13/09/2011 às 17h03

Foto:

Poucos aspectos do Mac OS X Lion causaram mais "indignação" do que as mudanças feitas no aplicativo de calendário iCal, da Apple. Agora, não apenas a interface do programa é fortemente influenciada pelo iPhone e pelo iPad, mas o comportamento do software foi alterado de maneira que pode aborrecer até mesmo os usuários mais casuais do app, assim como aqueles que “constroem” suas vidas ao seu redor.

Perguntamos a alguns editores da Macworld EUA quais eram seus maiores problemas com o novo iCal, e pesquisamos para descobrir suas respectivas soluções. Confira abaixo o que há de mais irritante no iCal do Lion. Tem outras reclamações? Diga nos comentários.

P: Por que os eventos ajustam como padrão compromissos do dia todo, e como posso mudar isso?

R: O padrão para eventos depende de qual visualização de calendário você utiliza. Em versões anteriores do iCal, um clique duplo criava um novo evento de uma hora, não importando qual visualização você usava. No Lion, um clique duplo na visualização Mês (Month) – clique em um dos botões no topo da janela para mudar entre Dia, Semana, Mês e Ano – cria um novo evento de dia inteiro, enquanto fazer isso na visualização Dia ou Semana cria um evento de uma hora. Para mudar esse evento, edite-o. Selecione o evento, aperte Command + I, e então faça mudanças na janela de Informações. Outra maneira é apertar Command + E para a janela de Editar Evento.

Se você der um clique duplo para criar um evento na visualização Mês, e então digitar um período de tempo junto com o nome do evento (Coletiva de Imprensa 20h), o iCal criará um evento de uma hora nesse horário especificado.

icallion01.jpg

 

E se estiver na visualização Mês – assim como em outras visualizações – você também pode apertar Command + N (ou clicar no botão +) para mostrar a caixa Criar Evento Rápido (Create Quick Event) no canto superior esquerdo da janela do iCal. Então digite algum texto no campo para criar um evento.

Por exemplo, digite Feijão para o Jantar 29/9 e um evento de dia todo aparecerá nessa data. Se você adicionar um horário quando fizer isso (Feijão para o Jantar 29/9 18h), o evento então ficará em um padrão de evento de uma hora. Você pode mudar os detalhes, obviamente, na janela popup de informações que aparece após você apertar a tecla Return (nota: se você especificar uma data nessa janela popup, o evento será adicionado para o dia atual; você pode especificar uma data ao digitar um dia na janela).

P: A duração padrão para novos eventos é de uma hora. É possível mudar isso?
R: Não usando a interface ou as preferências do iCal, mas, como geralmente acontece, há uma maneira de fazer isso usando o Terminal. Abra o Terminal e digite (ou apenas copie e cole) o texto a seguir se você quer ajustar seus eventos para um padrão de 30 minutos:

defaults write com.apple.iCal 'Default duration in minutes for new event' 30 

Aperte Return. Se o iCal estiver aberto, feche o app e abra-o novamente para que a mudança tenha efeito.

Se quiser uma duração diferente, substitua o número “30” por outro de sua escolha. Se quiser mudar de volta para o padrão de uma hora, escreva o mesmo comando, mas troque o “30” por “60”.

P: Odeio os tons pastéis que o iCal usa como cores padrão dos eventos. Como é possível mudar isso?

R: Na visualização Mês do iCal, os eventos são difíceis de serem diferenciados. Anteriormente, o espaço todo tomado por um evento era colorido com a matiz de seu calendário; agora, há apenas um ponto colorido. Na visualização Dia ou Semana, essas cores são mais notáveis, mas você pode querer mudá-las para tons que se destacam mais, especialmente para o seu calendário mais importante.

Apesar de você não poder mudar as cores para eventos diferentes em um calendário, é possível mudar a cor de um calendário e todos os seus eventos. Para fazer isso, clique no botão Calendários (Calendars) no canto superior esquerdo da janela do iCal; dê um clique com o botão direito em um calendário, e escolha a opção Informações (Get Info).

Ao lado direito do nome do calendário há um menu popup que te permite escolher cores. Clique nesse menu, então escolha Outro (Other) para exibir uma roda de cores. Selecione a cor que quiser e então clique em OK. As cores serão "mais pastéis" na visualização Dia ou Semana, mas você pode torná-las um pouco mais notáveis ao experimentar com cores mais escuras e ricas.

icallion02.jpg

 

P: Eu quero mostrar a barra lateral dos Calendários durante todo o tempo como era possível fazer nas versões anteriores do iCal. É possível fazer isso?

R: Não. A Apple acha que você não precisa ver isso, Desculpe. Você pode escolher outro software de calendário, como o BusyCal (US$50), que não apenas se parece visualmente com as versões anteriores do iCal, mas oferece alguns recursos adicionais que você pode achar úteis, como a habilidade de ver o clima nos calendários ou a opção de edição para vários usuários.

P: Como posso me livrar daquele tema de calendário de má qualidade?
R: O programa Lion Tweaks 1.3 te permite substituir o tema de calendário de mesa de couro por um visual de alumínio mais sutil. Mas você usa esse tipo de utilitário ao seu próprio risco, já que ele substitui alguns arquivos do iCal.

P: Acabei de fazer o upgrade para o Lion, e meus eventos não aparecem no iCal. Mas se eu vou até o site do MobileMe, eles aparecem. Como faço para eles aparecerem no iCal?
R: Isso aconteceu comigo algumas semanas depois de o Lion ter sido lançado. Aparentemente, a Apple desabilitou a sincronização do MobileMe para calendários em algum momento. Você perceberá que os calendários não aparecem mais na seção Sincronizando (Syncing) das preferências do MobileMe.

Para acionar a sincronização de calendário, vá até as preferências do iCal, clique em Contas (Accounts), então clique na sua conta me.com ou Mac.com, e, na área de informações da conta, marque a opção Habilitar (Enable) da conta.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail